Coletiva-Anúncio do Primeiro Hospital 100% Digital do Brasil - Icesp-20121602

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva do Anúncio do Primeiro Hospital 100% Digital do Brasil - Icesp

Local: Capital - Data: 16/02/2012

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, é uma alegria nós vermos um hospital brasileiro, um hospital do SUS, ser o primeiro certificado no país, 100% certificado e com toda a parte digital; prescrição, tudo, tudo digitalizado, é uma segurança para os pacientes, acaba o carimbo, possibilidade de falsificação de assinatura, então uma segurança, economia e transparência, não é? Economia porque acaba papel, tinta, enfim, isso se paga um investimento de R$ 5 milhões, ele se paga em poucos anos e transparência, tudo registrado, não some processo, não desaparece papel, e esse banco digital, ele possibilita uma instituição de pesquisa e de ensino, como é o Instituto de Câncer de São Paulo, você tem um banco de dados para poder estudar, pesquisar, ter novos avanços na medicina. O ICESP é o primeiro em satisfação do usuário, o primeiro hospital do SUS em satisfação do usuário, pesquisa feita pelos usuários, e agora o primeiro 100% com certificação digital. Então é um hospital na ponta, na comemoração aí dos 100 anos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


REPÓRTER: Última meta, governador, vai integrar toda a rede do Estado?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Sim, aliás, nós defendemos muito o Cartão SUS, propus até à presidenta Dilma e ao ministro Padilha que São Paulo se predispõe até para financiar, para a gente começar o Cartão SUS aqui por São Paulo, não é? Quer dizer, ter a tecnologia de informação a serviço da população, e o primeiro hospital 100% certificado e vamos avançar na informatização de todo o sistema.


REPÓRTER: E os outros hospitais estaduais [ininteligível]?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: O professor Giovanni pode detalhar mais para vocês essas metas e esses objetivos. Mas destacar o ganho, não é? Segurança, economia e transparência; que a certificação digital traz para o usuário do sistema e para a população em geral.


REPÓRTER: Quanto foi investido, governador?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: R$ 5 milhões que vai ser recuperado em poucos anos, porque nós vamos economizar mais de um milhão por ano, em papel, armazenamento, tinta, enfim em toda a infraestrutura necessária.


REPÓRTER: Mas já está em funcionamento governador?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Já está em funcionamento.


REPÓRTER: Quando termina esse outro funcionamento? Hoje?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Não. Esse trabalho começou já há mais de um ano, quase dois anos, e hoje está 100% certificado.


REPÓRTER: Governador, mudando um pouco de assunto. Sobre eleições, ontem os deputados estaduais, do PSDB, divulgaram uma nota em apoio ao Serra e contra as prévias. O senhor segue essa mesma tendência, ou não?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, as prévias estão mantidas, será no dia quatro de março, não tem nenhum fato novo, nenhum fato novo...


REPÓRTER: Caso o Serra venha se candidatar...


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Se o Serra resolva querer ser candidato, ele vai comunicar o partido, vai comunicar aos pré-candidatos, e nós vamos conversar. Mas não tem nenhum fato novo, a prévia está mantida, é quatro de março.


REPÓRTER: Mas é ruim para o partido, não é governador?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Não...


REPÓRTER: Um movimento como esse para não ter as prévias.


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Não, eu vejo que a prévia é um avanço, ela e superimportante. Se tiver algum fato novo vai se conversar, não é? Claro que o Serra é um grande nome, um grande nome; qual o partido que não gostaria de ter um quadro da sua experiência, qualidade, espirito público? Agora, não tem nenhum fato novo, se surgir um fato novo se vai conversar sobre isso.


REPÓRTER: O senhor acha que há uma pressão agora em favor dele? Começa uma pressão para que haja uma [ininteligível]?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Não, não. Não há nenhuma pressão, isso é fruto primeiro de disposição pessoal. Está bom?


REPÓRTER: Qual é a chance governador, das prévias se realizarem, chegar um candidato, e o Serra depois se manifestar e ele vir a ser o candidato do PSDB?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, o quê que é importante reiterar? As prévias estão mantidas, é no dia quatro de março, se tiver um fato novo isso vai ser conversado com o partido, com os pré-candidatos, mas não existe hoje nenhum fato novo. E a prévia, o quê que ela representa? É uma ampliação da consulta, no fundo é isso, é você ampliar a consulta para tomar uma decisão. Está bom?


REPÓRTER: Obrigado governador!


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN? O Giovanni pode detalhar um pouco melhor...