Coletiva-Doação de terrenos em Rio Claro-20120301

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva da Doação de Terreno em Rio Claro

Local: Capital - Data: 03/01/2012

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Uma lei que, realmente, há 34 anos era aguardado... Uma lei que há 34 anos governador era aguardado em Rio Claro. São 65 mil metros quadrados resolvendo um problema crucial na cidade de Rio Claro, e dando um toque bastante importante com relação ao urbanismo da cidade. Então, essa assinatura que o senhor deu hoje, o senhor não imagina o quanto representa para a população de Rio Claro.


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, é uma grande alegria nós recebermos aqui na sede do governo o prefeito Du Altimari, o Deputado Aldo Demarchi, os vereadores, vereadoras da câmera municipal de Rio Claro e promulgarmos a Lei que autoriza a doação ao município de Rio Claro, desses, como você se referiu, seis hectares e meio de área para a implantação do anel viário, para melhorar todo o acesso às áreas importantes da população, para a população de Rio Claro. Então, foi um encontro muito produtivo. Nós temos lá, já liberamos a área do fórum que está em construção, em andamento. Também do TRT, teremos lá cidade judiciária. O anel viário vai ser muito importante. Vamos também autorizar a área para a Unesp, a área onde está hoje o campus da Unesp , que também é uma área importante. Vamos verificar se a área de São Miguel é do estado, ou é da União, porque era da Fepasa, para ajudar na questão da ‘Cidade Legal’. Estamos enviando após a operação verão, vamos completar o efetivo da Polícia Militar do município de Rio Claro. Hoje, nós temos 27 claros, 27 ou 25?


ORADORA NÃO IDENTIFICADA: 25!


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: 25 claros! Então, nós vamos completar. Serão 25 policiais militares a mais. Vou verificar também a questão do IML, das instalações lá do IML. A carreta Lucy Montoro, também é importante para a área de saúde. E vamos verificar a questão do batalhão, a uma proposta aqui para ir para um local mais bem localizado, no Jardim São Paulo. Nós vamos conversar com o secretário da segurança pública. Também, conversamos sobre nosso querido e saudoso Doutor Ulisses Guimarães. Rio Claro é a terra do Doutor Ulisses. Eu acho que nós... Gostei do projeto do município do Memorial Ulisses Guimarães. Então, ajudar a buscar recursos para a gente viabilizá-lo. Enfim, acho que foi uma reunião muito produtiva e assinada a lei que faz a doação desses 66 mil metros quadrados para a prefeitura. É tudo do povo de São Paulo e será melhor utilizada nas mãos do município.


REPÓRTER: Governador, nós, vereadores, estamos chamados a todo instante com relação a segurança. Rio Claro é uma das cidades mais violentas do Estado de São Paulo, o senhor tem essas informações; são 50 homicídios no ano passado, estupros, furtos, roubos de automóveis é uma verdadeira festa. A minha pergunta, governador, é pertinente. O senhor fala “nós vamos colocar mais 25 Policiais Militares”, mas automaticamente, em que esses policiais são colocados em Rio Claro, os que estavam lá são transferidos para outras cidades, então nós sempre ficamos na dependência, capengando com a falta de policiais. Porque tira os experientes e coloca os inexperientes que não sabem onde ficam determinada rua. Como é que o senhor poderia equacionar com a sua inteligência e com toda a sua dedicação à Rio Claro, que o senhor demonstrou hoje, poderia equacionar esse problema?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, nós temos consciência, nós temos um mapeamento através do Infocrim e dados de segurança aonde há mais necessidade, então hoje a destinação policial, ela não segue um critério político, assim partidário, ela segue um critério técnico, então você tem razão. Rio Claro precisa, realmente, de efetivo maior, então nós vamos aumentar e manter esse efetivo e pode ter certeza que esse ano de 2012, como nós tivemos no Estado inteiro, nós vamos ter uma queda dos índices de criminalidade em Rio Claro. Aliás, se a gente for verificar nós tínhamos no Estado de São Paulo 12.900 homicídios em um ano, 1999, era na faixa de 12 a 13 mil; isso foi caindo para 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5 hoje é 4 mil. São Paulo tinha 35 homicídios por cem mil habitantes, o Brasil hoje tem 24 homicídios por cem mil habitantes, a média brasileira, alguns estados, algumas capitais tem 70, 80, 100, Estado de São Paulo tem 9,8 pela primeira vez na série histórica, nós ficamos abaixo de dez que é o que recomenda a Organização Mundial de Saúde. Agora, você tem regiões que tem menos, tem regiões que tem mais, então nós vamos concentrar os nossos esforços nas regiões onde se esse índice ainda não chegou lá. Então pode ter certeza que vocês vão sentir a ação forte da polícia na cidade e na região.


REPÓRTER: Governador para encerrar. O senhor falou muito em paciência do decálogo do nosso Ulysses Guimarães e o senhor está nos ultrapassando esse... Nós estamos ultrapassando esse direito de tirar a paciência do senhor. Apenas para completar. O Governo do Estado construiu o Rio Claro, a maior parte da verba foi do Governo do Estado, um centro educacional, que é um dos maiores do Estado de São Paulo. Centro educacional que esta já começando a funcionar. Falta a presença do Estado, falta a presença do senhor, para estar lá inaugurando essa grande obra. Quando que nós podemos agendar?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, pode por o café no bule. Porque agora nesse comecinho de ano se Deus quiser nós iremos sim com muita alegria á bela cidade Rio Claro.


REPÓRTER: Muito obrigado! Falamos com o governador Geraldo Alckmin.