Coletiva-Inauguração do Complexo Educacional "Geraldo José Rodrigues Alckmin" e Assinatura de Documentos-20121903

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva da Inuguração do Complexo Educacional "Geraldo José Rodrigues Alckmin" e Assinatura de Documentos

Local: São José do Rio Preto - Data: 19/03/2012

REPÓRTER: Governador, em relação à educação. Inaugurado hoje esse complexo, o que o senhor tem para falar a respeito do projeto das creches, 35 ou 36 municípios serão beneficiados?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, dizer da alegria de vir a Rio Preto nos 160 anos de seu aniversário, agradecer ao prefeito Valdomiro Lopes, nome do meu saudoso pai a esse complexo educacional, o Núcleo da Esperança, uma belíssima obra para atender as crianças, aos jovens, as famílias desde a creche, a pré-escola até o ensino fundamental com atividades culturais, esportivas, piscina, enfim, uma beleza de obra, Rio Preto está de parabéns! Anunciamos também duas novas escolas, nove milhões, que a FDE vai construir. Uma escola no Bairro da Aroeira e a outra no Parque Nova Esperança, então mais duas escolas importantes aqui para São José do Rio Preto. Daqui nós estamos... A creche, o Programa Creche Escola, Rio Preto também foi contemplada e mais 27 municípios da região. Nós já tínhamos autorizado o ano passado nove, então 36 municípios. O município pode escolher creche com 80 vagas ou 150 vagas. Então se a demanda for menor, município pequeno, 80 crianças; se for maior, 150 crianças. E nós liberamos 1,2 milhão de reais para as creches de 150 crianças, em torno de 850 mil para as menores. Então o Programa Creche Escola, hoje a mamãe ela precisa trabalha ou ela tem tarefas do lar e tem dificuldade com quem deixar a criança; então deixar a criança em local seguro, com alimentação adequada, higiene, profissionais bem capacitados para atender a creche e a pré-escola, a criança que faz a pré-escola já entra no 1° ano do ensino fundamental quase alfabetizada.

REPÓRTER: Governador, em relação à educação ainda, em relação à educação. Um relatório recente da Defesa Civil apontou que das 37 escolas estaduais, 36 apresentam problemas de infraestrutura. Como é que está a supervisão, está vindo recursos para manutenção dessas escolas, o senhor tem conhecimento disso?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, o secretário da Educação está conosco, ele pode detalhar. Mas dessas 36 escolas, 16 já tiveram a reforma e os reparos feitos, quatro estão em obras e outras 16 está em processo licitatório. Nós estamos fazendo hoje recuperação, reforma, restauro, de três mil escolas, é um bilhão de reais que o Estado está desenvolvendo. Então, 16 já foram totalmente reformadas, quatro estão em obras e as demais estão em processo licitatório. Todas serão reformadas.


REPÓRTER: O Governo vai retomar a construção do Fórum?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: A obra do Fórum a prefeitura vai relicitar. Não é isso, Valdomiro?

VALDOMIRO LOPES, PREFEITO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO: Isso. Está praticamente pronto, estou indo aí a semana que vem falar com a secretária da Justiça e vai... Tudo vai dar certo.


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: E queria trazer aqui uma boa notícia que é da SP-425, a Rodovia Assis Chateaubriand. Nós vamos investir mais de trezentos milhões de reais, ela vai ser recuperada, recapeamento, acostamentos, terceiras faixas, obras de segurança desde São José do Rio Preto até Miguelópolis, em etapas. Vamos começar, já assinamos o contrato, o trecho de Guapiaçu até Olímpia a obra começa agora em abril; em abril nós licitaremos, nós começaremos... Aí 15 dias nós vamos começar essa obra de Guapiaçu à Olímpia e até junho nós começaremos a obra de duplicação de São José do Rio Preto até Guapiaçu, e até o meio do ano, licitada toda a Rodovia Assis Chateaubriand, ela será inteirinha modernizada. De outro lado, a Euclides da Cunha ela, em maio nós vamos entregar o primeiro trecho duplicado que é em Santa Fé. Aí em junho já terá um segundo trecho, e a gente vai entregando gradualmente.


REPÓRTER: Governador, o entreposto da Zona Franca de Manaus para Rio Preto?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: A secretaria da Fazenda está analisando e em entendimentos com o Governo do Amazonas.


REPÓRTER: Tem alguma possibilidade de voltar para cá governador?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Pode ter sim, tá sendo avaliado.


REPÓRTER: [ininteligível].


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Ela não vai ser feita, não vai ser feita. Tá sendo estudado; tá sendo estudado. E queria a alça de Álvaro, ex-prefeito Álvaro Andaló.


REPÓRTER: Alberto...


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Alberto Andaló. Já está autorizada. A Artesp já determinou a concessionária Triângulo do Sol, e passa esta adequação, essa alça nova no entroncamento da Washington Luiz com a Avenida Alberto Andaló. E a Prefeitura, o prefeito Valdomiro Lopes, já se comprometeu em fazer também as adequações e as obras viárias municipais, então tá resolvido. A Artesp já determinou a concessionária que faça a alça e a prefeitura fará parte viável.


REPÓRTER: Não tem um prazo para acabar?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: É imediato. É só a gente concluir o projeto. Aí não precisa licitar porque vai ser feita pela concessionária.


REPÓRTER: O apoio do PSDB ao prefeito, como é que tá sendo essa conversa, governador?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, essa é uma conversa do partido, não é? Governo do Estado trabalha para todos, não se envolve em campanha eleitoral. Agora, o PSDB aqui de São José do Rio Preto, no momento adequado, vai definir, a questão aqui municipal.


REPÓRTER: [ininteligível] vai ser agora [ininteligível] o que exatamente?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, uma parte já começou. Nós temos obras de torre [ininteligível] plano diretor, pista, taxiamento, sinalização e o que vai ser licitado é o terminal. Nós vamos dobrar o terminal de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto é hoje, Valdomiro, o segundo aeroporto mais movimento do Interior de São Paulo. E nós teremos aqui... Vai duplicar a capacidade do terminal de passageiros; nós teremos implantação de torre de controle, a outra obra. Nós teremos... A construção da torre R$ 5 milhões de reais. A duplicação do terminal de passageiros perto de R$ 13 milhões; sinalização vertical dos sistemas de pistas e pátios; sinalização horizontal também de pistas, remoção de borracha de pista de pouso, estacionamento de veículos, 250 vagas, enfim, vai ter um investimento importante.


REPÓRTER: O novo aeroporto, então tá descartado?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Não, não está descartado. Acho que a gente sempre deve pensar. Mas mesmo que você caminhasse o investimento novo isso não faz rapidamente e a cidade está crescendo. Então, é importante o aeroporto tá adequado à demanda. Nada impede que se faça [ininteligível].


REPÓRTER: [ininteligível] então não é garantia governador, só pra finalizar [ininteligível].


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: A Secretaria da Fazenda tá avaliando com o Governo do Amazonas, não tá descartado. Tá bom?


REPÓRTER: Obrigado.


REPÓRTER: Obrigado, governador.