Coletiva-Inauguração do Sistema de Tratamento de Esgoto de Guareí-20121901

De Infogov São Paulo
Revisão de 14h22min de 9 de outubro de 2012 por Biacotrim (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva da Inauguração do Sistema de Tratamento de Esgoto de Guareí

Local: Guareí - Data: 19/01/2012

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Está bom?


REPÓRTER: Como vai o senhor? Só uma pergunta, tem o negócio do Serra da candidatura do Serra, que ele não vai fazer na prefeitura, ele quer mais nacional, o senhor está forçando, entre aspas, que ele seja candidato a prefeito. Como é o lance lá, a briga entre eles, o Aécio também pode entrar na disputa, como que está?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, essa é uma decisão do partido que deve ocorrer no mês de março. Evidente que o Serra, se quiser ser candidato, é um ótimo candidato, mas é uma decisão que depende de vontade dele querer ser e também do coletivo do partido. Se o Serra quiser ser candidato, ótimo, tem toda as condições, se não quiser ser, o partido tem quatro pré-candidatos que vão disputar a prévia, que deverá ocorrer no mês de março. Queria destacar aqui em Guareí, mais uma cidade 300%, que é 100% de água, abastecimento de água, coleta de esgoto e tratamento de esgoto. Guareí sai de 0% de tratamento de esgoto para 100% do esgoto coletado, tratado. Isso limpa o rio Guareí, o rio Guarda-Mor, o por consequência ajuda a limpar a Bacia da Paranapanema. Então tem importância de saúde pública, que afasta o esgoto das casas, né, limpa, trata o esgoto, as crianças põe muita a mão no chão, né, na terra, risco de contaminação, e meio ambiente, limpar os nossos rios, limpar as bacias hidrográficas, tornando os rios mais piscosos, fortalecer o turismo. E a outra é a estrada, a estrada é importantíssimo, Itapetininga-Guareí-Porangaba, que é a aqui é a SP-157. E nós autorizamos o seis quilômetros que estavam faltando também serem feitos, que é da Castelo Branco até Porangaba. E aqui em Guareí, a duplicação do trecho urbano também da rodovia. Então entregamos uma grande obra e já autorizamos mais duas obras aqui para a região.


REPÓRTER: Governador, desde 1930, quando o Itapetiningano, Júlio Prestes foi impedido de assumir, nós caímos num ostracismo político, e agora o senhor está provocando uma espécie de renascimento. Gostaria que o senhor falasse sobre a continuidade desse papel de indutor do Governo do Estado na região sudoeste.


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, primeiro, Itapetininga é uma cidade enorme presença na política de São Paulo, no desenvolvimento de São Paulo, um pólo de desenvolvimento importantíssimo de indústria, de agronegócio, um grande município. Itapetininga é o segundo maior município em extensão territorial do estado de São Paulo, só atrás de Iguape. Então, tem indústria, tem agricultura, tem serviços, centro de saúde, centro educacional, um polo de desenvolvimento e nós estamos fazendo um grande esforço para desenvolver ainda mais a região sudoeste de São Paulo; melhorando estradas, logística, transporte, como a Duratex dando estímulos fiscais para poder ter mais investimento na região, a Unesp, Fatecs, Etecs, qualificação profissional, enfim, um avanço importante para o desenvolvimento regional.