Coletiva - Abertura da Semana Nacional do Trânsito - 20121809

De Infogov São Paulo
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Transcrição da coletiva na Abertura da Semana Nacional do Trânsito

Local: Capital - Data: 18/09/2012

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha! Hoje está começando em São Paulo, a Semana Nacional do Trânsito e o 1º Seminário Internacional. Eu queria destacar a importância desse tema, nós tínhamos há 10 anos uma frota de 12 milhes de veículos, hoje são 23,7 milhões de veículos, dobrou a frota de veículos. A causa externa de morte, que não é doença, já é no mundo todo à terceira causa de morbimortalidade no mundo, especialmente nos países de renda baixa e de renda média, e a principal causa morte prematura entre 15 e 30 anos de idade, então conscientizar, educar para o trânsito, melhorar as estradas, dar mais segurança para os usuários das rodovias é fundamental! Há 10 anos a principal causa externa de morte era homicídio, nós tínhamos 12.800 homicídios por ano, hoje são 4.500, então hoje, a principal causa externa de morte é acidente rodoviário: atropelamento, bicicleta, motocicleta, carro, caminhão, ônibus especialmente próximo das grandes cidades. Então esse trabalho, nós liberamos R$ 80 milhões, ele incluí pesquisa junto com a FAPESP, ele inclui educação para o trânsito, ele inclui... Inclui conscientização desde criança, jovens, motoristas nas escolas e ele inclui o comitê estadual, o Comitê Paulista reunindo onze secretarias de estado para esse trabalho. Temos aqui, um consultor internacional em segurança de trânsito, Dr. Erick do Banco Mundial que vai ser um dos palestrantes, eu tenho certeza que esse seminário vai trazer boas propostas para o Brasil e pra São Paulo.


REPÓRTER: Governador, boa parte dos acidentes com vítima que perde a vida tem a ver com motociclistas, como moto, atenção especial pra esse caso?


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: É esse é o que mais preocupa: mortes e sequelas. Então, sim, essa é absoluta prioridade, aí vale educação para o trânsito, a ciclo faixas nas cidades, fiscalização, um conjunto de medidas. O motociclista é o mais frágil, né, não tem proteção do chassi do carro, então especialmente nas grandes cidades é mais perigoso, o número de acidentes é elevado e aí todo o cuidado especial nessa área, ciclo faixas para bicicletas e também as faixas de motocicleta.


REPÓRTER: Governador essas conotações todas, tem uma meta de diminuição de mortes?


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: A meta, a ONU estabeleceu essa década como a década da redução das mortes no trânsito. A meta é reduzir 50% essa é a meta da ONU em 10 anos, até 2020. Nós reduzimos em 10 anos 52% de mortes nas rodovias concessionadas, nas rodovias concessionadas, nós conseguimos em 10 anos, queremos levar para toda a malha rodovia estadual. Agora, a grande parte ocorre nas áreas urbanas, né, onde você tem mais concentração.


REPÓRTER: O senhor falou em educação para o trânsito também. Qual será o programa, governador?


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: O Júlio Semeghini pode detalhar um pouco melhor, mas vai desde o simulador que eu dirigi ali na chuva que é um simulador de automóvel muito importante, simula chuva, simula desde capacitação até conscientização, um exemplo prático: álcool e direção! O álcool é um dos grandes responsáveis por acidentes fatais, então se dirigir, não beba! Bafômetro, conscientização, fiscalização é importante. Mas o Júlio pode detalhar melhor as quatro medidas: pesquisa através da FAPESP pra nós aprofundarmos o tema, educação, a Escola Pública do Trânsito, conscientização e o Comitê Paulista.


REPÓRTER: O que o Comitê vai poder fazer exatamente, por exemplo?


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Vamos dar um exemplo prático, Secretaria dos Transportes: estrada por estrada, onde é que as pessoas estão se acidentando? É naquele cruzamento em nível, porque a pessoa tenta atravessar o VDM está alto e bate. Então, quais são os pontos em que a acidente? Aí, você duplica estrada, faz viaduto, amplia rotatória, curva errada que joga o carro pra fora, chamada a curva da morte, enfim, então engenharia rodoviária com a Secretaria dos Transportes. Secretaria do Transporte Metropolitano, os corredores de ônibus, MTU. Secretaria da Saúde, apneia do sono. Se você for verificar o caminhoneiro, ele não... A grande parte dos acidentes não é até a noite, é depois do almoço e naquela reta, não é numa curva, ou seja, ele cochilou. Às vezes tem apneia do sono, dorme mal, acaba de dia tendo sono, então isso envolve Secretaria de Saúde. Segurança Pública, fiscalização, Polícia Rodoviária, bafômetro, blitz. Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, reabilitação, pessoas que tiveram sequelas, então são onze secretarias! Secretaria da Justiça, são onze, Secretaria...

REPÓRTER: Mas o orçamento [ininteligível]...


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Nós acabamos de liberar, 50 milhões só para isso! Secretaria de Planejamento que é onde está o DETRAN, né, o DETRAN tem um papel importante no sentido de educar quem vai tirar carteira de motorista, então são onze secretarias do Comitê Paulista.


REPÓRTER : E quem vai presidir o Comitê?


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: O Dr. Júlio.


REPÓRTER: E a Escola Pública é o que, formação...


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: É que nem o Ulisses Guimarães é presidente do comitê, é presidente da Copa! Como que é?


REPÓRTER: A Escola Pública de Trânsito a ideia é que seja uma espécie Auto Escola, mas pública?


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: É mais... Mais de conscientização, e também de simulação, mas ele detalha melhor depois.