Coletiva - Abertura do seminário de agronegócio Summit Agronegócio Brasil 20161911

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - Abertura do seminário de agronegócio Summit Agronegócio Brasil

Local: [[]] - Data:Novembro 21/11/2016

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Saudar aqui o Summit, uma idealização importantíssima do grupo Estado e da Faesp. Dizer do bom momento que vive o agronegócio brasileiro, uma boa perspectiva de crescimento nas exportações, não apenas em relação à questão cambial, que hoje está ajudando, mas também pela competitividade do setor. Uma grande preocupação com o crédito, talvez possa ser melhorada se nós tivermos uma boa política de seguros. Estado de São Paulo, que é um grande produtor e por aqui sai a grande parte da safra através do Porto de Santos, estamos investindo fortemente em infraestrutura. Vamos entregar, em 2018, completinho o Rodoanel Metropolitano de São Paulo, ligando o maior aeroporto do país, que é Cumbica, Guarulhos, com o maior porto, que é o Porto de Santos e já prevendo, também, o Ferroanel, nessa asa norte, junto com o Governo Federal. Toda a área já está sendo preparada para isso. Então eu diria que infraestrutura, pesquisa através das aptas optamos pela Fapesp, financiando startups para inovação no setor. Inovando, também, em novas escolas, já está funcionando uma escola de tecnólogo e mecânica de agricultura de precisão em Pompeia, região de Marília e, agora, um curso novo sobre DataAgro. Então, novos avanços aí, no setor de grande competitividade que é o agronegócio brasileiro. REPÓRTER: O senhor pode falar um pouquinho sobre o setor pecuário? Um importante setor para o estado, nós temos a virada do ciclo aí, no próximo ano, nós tivemos, recentemente, a renovação daquele decreto dos frigoríficos, que foi visto como algo muito positivo pelas indústrias. GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: É, o setor da carne também vai bem, não é? Novos mercados, não é? Como a ampliação da exportação de carne para os Estados Unidos, para a Ásia, possibilidade Coreia do Sul. Então o Brasil é o grande exportador, o maior exportador mundial de carne, grande parte dela é trabalhada aqui, em São Paulo. Nós não temos o maior rebanho, mas somos o grande exportador. Fizemos um decreto facilitando, não é, a área tributária para o setor, que é de mão de obra intensiva, não é? Um frigorífico, ele emprega milhares de pessoas. Então vemos aí, a pecuária com otimismo. REPÓRTER: Obrigada, governador. Obrigada a você. GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: A importância do Summit do agronegócio 2016. É importantíssima para segurar a emprego nesse momento no Brasil, a setor vai bem, cresceram as exportações, o câmbio ajuda, é uma competitividade, nossos mercados são sendo conquistados, a carne, Estados Unidos, Ásia, a açúcar também é exportação importante. O setor vai vem, precisa ter uma política de crédito importante e investimento em infraestrutura e lojista para reduzir custos e melhorar ainda mais a competitividade. E quero também destacar a importância do setor para a economia como um todo, para ajudar na recuperação do crescimento econômico brasileiro.

REPÓRTER: Governador, a procuradoria informou que talvez hoje ainda faça uma operação formal em relação ao cartel do metrô, né? O que é que senhor tem a dizer sobre isso?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, nós, desde o início trabalhamos na questão da investigação e, inclusive, já entramos com ação contra todas as empresas envolvidas, cartel ocorre fora do governo, o governo, ele é vítima dessa cartelização, e nós queremos apuração rigorosa, e o ressarcimento, inclusive, do estado.

REPÓRTER: Governador, o senhor falou a pouco que prevê a entrega do Rodoanel para 18 meses, em discurso. Eu lembro um tempo atrás que estaria previsto para março de 2018. Agora, com 18 meses então a gente já tem mais um novo atraso, pelo menos abril, então, é isso?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Não. Não. Está mantido 17 meses, para ser rigorosamente--

REPÓRTER: 17 meses então, mantém a mesma previsão.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Está mantido. Está mantido. Até o final de março. Estamos no ritmo forte com mais de 4 mil trabalhadores, tá bom?

REPÓRTER: Obrigado, governador.

REPÓRTER: Obrigada.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Está mantido.

REPÓRTER: Beleza, o senhor errou a conta mesmo, então, está bom. Categoria 21 de novembro de 2016 [[]]