Coletiva - Anúncio de Investimentos e Inauguração de Obras com Recursos do FUMEFI - 20123006

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva do Anúncio de Investimentos e Inauguração de Obras com Recursos do FUMEFI

Local: Carapicuíba - Data: 30/06/2012

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, hoje nós estamos entregando o sistema viário da Lagoa. É uma obra importante, aqui para a região, com recurso do Funef. Estamos em obra terminando a ampliação da Fatec. Vai possibilitar novos cursos, vai aumentar o número de vagas, de oportunidade par os jovens, para os estudantes aqui da cidade de Carapicuíba e da região. Aqui temos também uma Etec. E estamos iniciando uma grande obra que é a Mario Covas. Essa obra vai tirar os semáforos do centro da cidade, fazer um belo Boulevard, melhorar muito o sistema viário, beneficiar outros municípios também como Osasco, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana do Parnaíba. Enfim, todo mundo que utiliza da rodovia. Temos aqui também a reforma da estação que foi feita. E ela vai se integrar nesse programa do Boulevard com escadas rolantes, enfim, com acessibilidade, com mais conforto para os usuários.


ORADORA NÃO INDENTIFICADA: Quando vai ser entregue o Parque da Lagoa?


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Parque da Lagoa, nós estamos licitando a segurança. Acho que no máximo 30 dias, 40 dias, já vai ser entregue.


ORADORA NÃO INDENTIFICADA: E como estão as negociações pra canalização do Ribeirão Vermelho [ininteligível] entraves, porque estava parado...


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Nós licitamos a obra e vai iniciar rapidamente. Eu posso passar depois pra você. Pega pra mim, canalizações e piscinões. Osasco, né? Osasco. Osasco, Ribeirão Vermelho. Ele passa pra você. Nós tivemos que relicitar a obra, por isso que atrasou.


ORADORA NÃO INDENTIFICADA: Eu queria saber também sobre o terminal metropolitano do corredor oeste que vai passar aqui pela cidade e vai beneficiar tanto Osasco como Carapicuíba e as demais cidades da região.


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, vou te dar o dado aqui. Primeiro trecho, Itapevi, estação de transferência de Jandira. Já tá 60% a obra concluída. Vamos entregar agora, no segundo semestre. Isso entre, o terminal de Itapevi, terminal de transferência de Jandira. Os terminais nós vamos entregar agora. Corredor entre Itapevi e Jandira no final do segundo semestre agora. São 5km de obra. Segundo trecho, entre Jandira e Osasco. Tivemos audiência pública, publicação da pré-qualificação das empresas interessadas. Deveremos ter a publicação do Edital, em outubro e obras iniciadas em janeiro do ano que vem. Projeto executivo e publicação de Edital da obra, outubro de 2012. Eu vou te deixar um resuminho, aqui. Esta é. Nós vamos terminar até maio de 2014. São 10,4km de corredor. E o terceiro trecho é de Osasco até São Paulo. Butantã, integrando com a linha 4 do metrô. Essa é uma terceira fase a posterior. Então a primeira fase esse ano, Itapevi e Jandira. A segunda fase começa esse ano ou no início do ano que vem fica pronto em 24 meses.


ORADORA NÃO INDENTIFICADA: Posso fazer só mais uma pergunta? Eu queria saber sobre a linha de trem que vai se estender até Sorocaba, passando por aqui [ininteligível].


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE S?O PAULO: Nós estamos fazendo um estudo funcional do chamado, Trem Regional. E um dos projetos do Trem Regional é o que vai pra Sorocaba. Então vamos aguardar o projeto funcional. Porque o projeto funcional vai dizer da viabilidade, do custo, orçamento, desapropriações, financiamento e cronograma.


ORADORA NÃO INDENTIFICADA: Existe uma previsão ?


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Ele já tá sendo estudado. A hora que tiver pronto o projeto funcional, vai ser no segundo semestre desse ano. Ai, a gente pode estabelecer um cronograma.


ORADOR NÃO INDENTIFICADO: Governador, Rede Povo Carapicuíba. Como o senhor vê a candidatura do Marcos Neves a prefeito do município? O PSDB apoio? O senhor apoia?


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, o meu partido PSDB através da sua convenção vai decidir o caminho que vai adotar. Apoio, coligação, candidatura própria, enfim, é uma decisão do partido. O que eu posso dizer é que o deputado Marcos Neves tem sido um bom deputado, trabalhador, parceiro nosso na Assembleia Legislativa de São Paulo, ajudado muito o estado, trabalhado por Carapicuíba, feito um bom mandato.


ORADOR NÃO INDENTIFICADO: Muito bem. Obrigado.