Coletiva - Caminhada Rota da Luz 20160904

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - Caminhada Rota da Luz

Local: [[]] - Data:Abril 09/04/2016

REPÓRTER: Governador, a Rota (ininteligível) para outros romeiros virem à Aparecida?

Governador Geraldo Alckmin: É uma rota segura porque não é ao longo das autoestradas, rodovias com acostamento. Vem pela zona rural, estradas vicinais. É uma viagem interior de reflexão, de meditação, de oração... e uma viagem também externa para conhecer áreas de florestas, cacheiras, represas, fazendas de café, de leite. A Lu fez quase 200 quilômetros, então, Mogi, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida. Então, acho que o pessoal está super feliz, é uma grande demonstração de fé. O ano que vem, 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora, o Brasil deverá até receber o Papa Francisco, e a Rota da Luz, acho que ela veio para ficar, para fortalecer a fé e também vai promover o turismo religioso. Essas cidades todas vão ter um grande crescimento do turismo, que gera muito emprego através do serviço.

REPÓRTER: O senhor pretende fazer algum dia?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Eu fiz 12 quilômetros, que foi de Mogi das Cruzes até o Distrito de Sabaúna. O formulário, certificado, você não precisa fazer de uma vez. Pode um fim de semana fazer um trecho, no outro fim de semana outro, pode fazer parceladamente. Eu pretendo fazer, se Deus quiser.

REPÓRTER: Governador, eu vou aproveitar a presença do senhor aqui. A gente é de São José dos Campos, TV Vanguarda. Recentemente teve a situação com a tecelagem Paraíba. O Governo pediu de volta a tecelagem, e agora esta semana mesmo o Governo está entregando para a Prefeitura aquela área. Queria que o senhor explicasse um pouco melhor qual é esse negócio. O que está fechado entre Governo e Prefeitura:

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, a Tecelagem Paraíba acabou vindo para o Estado, como propriedade do Estado por débito fiscal, já há muito tempo atrás. Ela tem um grande valor histórico para São José dos Campos, para a comunidade, é uma área grande, 125 mil metros quadrados, mais de 50 mil metros quadrados de área construída. Nós levantamos todas as áreas de débito fiscal para vender. Então ela foi incluída também no (ininteligível) de todo Estado, mas entendemos melhor doar para a Prefeitura, transferir ao município. Aí o município pode utilizar, tem bastante área construída, é uma área bem localizada também, é importante. Tem valor histórico para a cidade. Então nós estamos preparando o decreto para, na semana que vem, assinar o decreto de permissão de uso, e após o ano eleitoral, nós vamos fazer a doação em definitivo de toda área para o município de São José dos Campos.

REPÓRTER: Incluindo a Cooperativa, que hoje funciona lá também, que ainda fabrica os cobertores?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Exatamente. Tudo, tudo. A área completa, que dá 125 mil metros quadrados de terrenos e praticamente 50 mil metros quadrados de área construída.

REPÓRTER: Governador, aproveitar também... O prefeito de São José dos Campos pediu ao Governo para antecipar por lá também a vacinação da gripe H1N1. Existe essa possibilidade para a cidade ou para alguma outra cidade aqui do Vale que isso aconteça?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, a vacinação acontecerá em todo o Estado de São Paulo. Nós pretendemos vacinar 13 milhões de pessoas. A população de risco, que é criança de seis meses a cinco anos, todas as gestantes, as pessoas acima de 60 anos de idade, os profissionais de saúde, pessoas imunodeprimidas, doentes crônicos, enfim, população de risco. A vacinação será feita em todo Estado de São Paulo. Se tiver uma justificativa, de um surto epidêmico, aí cabe a Secretaria de Saúde avaliar.

REPÓRTER: E ontem, o PSDB apoiou oficialmente o pedido de Impeachment da presidente Dilma Rousseff. O que o senhor, do partido, poderia falar sobre isso?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, eu queria só antes destacar que, além da vacina, que é muito importante, porque além da vacina, ela é tríplice. Pega o H1N1, o H2N3 e outro tipo de vírus. Além disso, é muito importante as pessoas ficarem em locais ventilados, abrir janelas, cortinar, locais bem ventilados, e lavar as mãos várias vezes ao dia. Eu acho que essa é a recomendação super importante. Todo mundo, independente de idade. Local ventilado, procurar abrir janela, porta, cortina e lavar as mãos várias vezes ao dia. Nós tivemos uma reunião ontem do PSDB, reunindo o presidente Fernando Henrique, o presidente do nosso partido, o Aécio, governadores, senadores, e a decisão do partido foi ratificada. Ela já havia sido tomada, nós mantivemos a decisão e todo partido votará favoravelment e a abertura do processo de impeachment. Nós vivemos uma crise muito grave, uma crise jurídica, uma crise política, uma crise social com desemprego crescente, perda de renda da população, perda de salário. Uma crise de confiança que precisa terminar o mais rápido possível. Precisamos virar essa página para retomar o desenvolvimento, emprego, renda... garantir o emprego da população. Categoria 09 de abril de 2016 [[]]