Coletiva - Decreto para transferên​cia de ICMS para o setor produtor de açúcar e etanol - Capital - 20121010

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcriçã​o: Decreto para transferên​cia de ICMS para o setor produtor de açúcar e etanol

Local: Capital - Data: 10/10/2012

OVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Destacar a importância do decreto de hoje, o decreto permite a utilização do crédito do ICMS, por parte das usinas quando elas vendem para a cooperativa central, ou seja, é mais um apoio ao setor sucroalcooleiro de São Paulo, que é um setor que gera muito emprego, em toda a cadeia produtiva, desde a plantação da cana até a produção de álcool e do açúcar, da ração animal a partir dos aminoácidos do açúcar, hoje em dia importantíssimo para as embalagens das bebidas; nós vamos substituir o MEG, que é o monoetilenoglicol de nafta do petróleo para o do álcool, ou seja, o plástico verde, uma questão muito mundial hoje a embalagem plástica, ela ser reciclável e retornável, enfim, um setor importante no empregabilidade e na agregação de valor. Então é salário, é emprego de melhor qualidade. É um setor importante na economia, São Paulo e o maior produtor de açúcar e álcool do mundo, o setor é importante na área ambiental porque é uma energia limpa, uma energia verde; um setor importante na área de energia, porque através de biomassa, do bagaço da cana se gera energia elétrica. Nós também tiramos o ICMS para as usinas comparem caldeiras, turbinas, fazer o retrofit das usinas para gente poder produzir uma Belo Monte de energia quase cinco mil megawatts em São Paulo sem inundação, dentro do Estado, enfim muito importante o decreto de hoje que vai fortalecer o setor no momento em que ele precisa e uma energia limpa como é o setor sucroalcooleiro. Quero agradecer aqui à Assembleia Legislativa de São Paulo, através de seu presidente, tem sido um grande parceiro nesse trabalho de geração emprego e de fortalecimento social e econômico do Estado. E cumprimentar todo o setor produtivo do açúcar e álcool do Estado.

REPÓRTER: Essa facilitação dos créditos do ICMS, ela ajuda também a manter o setor competitivo, aumentando a competitividade desse setor aqui no Estado de São Paulo. Essa ação [ininteligível]?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Exatamente, à medida que essa facilidade tributária, esse estímulo do caráter tributário dá mais competitividade ao setor em um momento de dificuldade, porque os custos produção cresceram nesses últimos anos no momento necessário. Isso vai fortalecer o setor dando mais competitividade, melhorando a sua competitividade do seu ponto de vista tributário e o setor que tem tudo para expandir e para investir muito em São Paulo.

REPÓRTER: Obrigada, governador.