Coletiva - Entrega das novas instalações do serviço de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia (Inrad) do Hospital das Clínicas - 20122105

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva da Entrega das novas instalações do serviço de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia (Inrad) do Hospital das Clínicas

Local: Capital - Data: 21/05/2012

Coletiva 1

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, destacar a importância do investimento aqui no Centro de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia, do Inrad, aqui do Hospital das Clínicas, desse investimento de R$6,5 milhões e novas instalações, reforma, ampliação e equipamentos. Nós temos aqui o Ciclotron, que é a fabricação de radioisótopos, ampliação do Centro de Pesquisa em Medicina Nuclear, especialmente pesquisa molecular, que é abaixo da célula, não se pesquisa mais só a célula, mas a molécula, isso vai possibilitar novos avanços para fazer diagnósticos mais rápido e tratamento mais eficaz. A medicina nuclear cresce muito e ela vai possibilitar tratamentos melhores, com melhor resultado e mais humanitário, menos invasivo. É muito importante na oncologia, no tratamento do câncer; muito importante na endocrinologia, tireoide, hormônios, nas glândulas; muito importante em cardiologia, para diagnóstico. E nós temos aqui o principal centro latino-americano de pesquisa na área de medicina nuclear, de formação de recursos humanos, ensino e principalmente tratamento. Hoje, você tem tomografia com PET-CT, então você, através da tomografia, localiza o tumor, e através do PET-CT você verifica suas dimensões, a sua atividade, porque as células cancerosas, elas são muito ativas, se multiplicam muito depressa, então você consegue identificar trazendo o melhor tratamento para o tipo de doença e o melhor resultado.



REPÓRTER: É o equipamento mais avançado de todo o HC nesse...?



GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN:É o mais avançado do HC, do país, da América Latina, é o principal Centro de Medicina Nuclear. E o Ciclotron é uma fábrica de radioisótopo, o radioisótopo é o subsídio para você poder fazer todo esse trabalho.



REPÓRTER: Doutor, quarta-feira os metroviários ameaçam uma greve, falando até em catraca aberta. É possível negociar, como é que o Estado vai se virar com isso?



GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, espero que não haja greve nenhuma. Por quê? Porque a Secretaria de Transporte Metropolitana e as empresas estão negociando, estão conversando com a categoria e isso só prejudica a população.



REPÓRTER: A catraca aberta é ruim também para o Estado, para os cofres do estado?



GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Não, é um prejuízo gravíssimo, né? O Governo precisa ter sustentabilidade financeira até para poder pagar melhores salários, poder investir mais. Então, isso não tem o menor sentido, nós acreditamos no bom senso, né, e que se resolva antes disso.



REPÓRTER: Obrigado.

Coletiva 2

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, destacar a importância do investimento aqui no Centro de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia, do Inrad, aqui do Hospital das Clínicas, desse investimento de R$ 6,5 milhões e novas instalações, reforma, ampliação e equipamentos. Nós temos aqui o Ciclotron, que é a fabricação de radioisótopos, ampliação do Centro de Pesquisa em Medicina Nuclear, especialmente pesquisa molecular, que é abaixo da célula, não se pesquisa mais só a célula, mas a molécula, isso vai possibilitar novos avanços para fazer diagnósticos mais rápido e tratamento mais eficaz. A medicina nuclear cresce muito e ela vai possibilitar tratamentos melhores, com melhor resultado e mais humanitário, menos invasivo. É muito importante na oncologia, no tratamento do câncer; muito importante na endocrinologia, tireoide, hormônios, nas glândulas; muito importante em cardiologia, para diagnóstico. E nós temos aqui o principal centro latino-americano de pesquisa na área de medicina nuclear, de formação de recursos humanos, ensino e principalmente tratamento. Hoje, você tem tomografia com PET-CT, então você, através da tomografia, localiza o tumor, e através do PET-CT você verifica suas dimensões, a sua atividade, porque as células cancerosas, elas são muito ativas, se multiplicam muito depressa, então você consegue identificar trazendo o melhor tratamento para o tipo de doença e o melhor resultado.



REPÓRTER: É o equipamento mais avançado de todo o HC nesse...?



GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: É o mais avançado do HC, do país, da América Latina, é o principal Centro de Medicina Nuclear. E o Ciclotron é uma fábrica de radioisótopo, o radioisótopo é o subsídio para você poder fazer todo esse trabalho.