Coletiva - Entrega do III Prêmio Octavio Frias de Oliveira - 20120608

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva na Entrega do III Prêmio Octavio Frias de Oliveira

Local: Capital - Data: 06/08/2012

REPÓRTER: Governador, qual a importância desse prêmio? Eu gostaria que o senhor falasse um pouquinho sobre isso.


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, o prêmio, o 3º Prêmio Octavio Frias de Oliveira, ele é importante para a ciência, porque neste ano está sendo premiado o trabalho da Unicamp que pesquisou gordura, gerando processo inflamatório celular, e o processo inflamatório celular desestruturando as células e podendo dar origem ao câncer. E os estudos da Unicamp levam a uma substância química, um produto, uma substância que interrompe o processo inflamatório no intestino, então uma descoberta muito importante. Quer dizer a gordura levando a processo inflamatório e câncer intestinal em alguns casos e uma substância que bloqueia esse processo inflamatório, e com isso evitaria o câncer. Nós avançamos muito no diagnóstico precoce do câncer, e nos tratamentos: cirurgia, químio e radioterapia, e temos que avançar agora na prevenção, uma é a educação são bons hábitos para a saúde: ginástica... Ginástica, alimentação saudável, higiene do sono e a outra e pesquisa no sentido de evitar a neoplasia nas células.


REPÓRTER: E agora, governador, o...


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: E a outra... E o outro prêmio importante é estimular a participação da sociedade civil, no mundo inteiro à gente vê unido o governo, a universidade, os institutos de pesquisa e a sociedade civil: o setor privado, famílias, empresas trabalhando juntas. Então aqui uma homenagem muito justa a família Ermírio de Moraes décadas dedicadas a Beneficência Portuguesa, ao Hospital A.C Camargo, ajudando a faculdade de medicina, esse Instituto do Câncer todo o laboratório de pesquisa foi doado pela família e vários outros trabalhos filantrópicos.


REPÓRTER: Governador, sobre a questão desse delegado que foi morto na Marginal, o senhor já pediu uma investigação especial, por que ele já tinha sofrido uma vez um atendo há alguns anos talvez fosse uma pessoa visada, não é?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: O DHPP já está investigando, parece ser tentativa de roubo, mas nenhuma hipótese está descartada a polícia toda está empenhada em prender os criminosos, e a nossa solidariedade aos seus familiares e a todos os seus amigos, e o empenho do governo em prender esses criminosos rapidamente.