Coletiva - Formatura da primeira turma de cuidadores de pessoas com deficiência - 20122506

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva da Formatura da primeira turma de cuidadores de pessoas com deficiência

Local: Capital - Data: 25/06/2012

REPÓRTER: Governador, bom, primeira turma se formando hoje, qual que é a importância disso para os deficientes e vai ser expandido isso para o estado? Qual que é a expectativa?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, é o primeiro curso de formação de cuidadores de pessoas com deficiência. Isso é uma questão hoje mundial, perto de um bilhão de pessoas com deficiência no mundo, 42 milhões no Brasil, quase nove milhões em São Paulo. Então há necessidade de pessoas preparadas com formação, comportamento, conhecimento para poder trabalhar e prestar esse serviço importantíssimo seja nas escolas, nos hospitais, nos home-cares, nas residências, enfim. Então nós fizemos o curso, foram mais de três meses de aulas à distância, presenciais e interativas, a telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, o Centro Paula Souza, a nossa Fundação de Apoio a Tecnologia e a coordenação da professora Linamara Battistella. Então tivemos a primeira formatura, excelente resultado, aproveitamento dos alunos na área dos direitos da pessoa com deficiência, organização e planejamento, saúde, nutrição, fono, saúde para pessoa com deficiência, segurança. Um trabalho muito bonito. E já vamos abrir as inscrições para a segunda turma, que deve começar em setembro. Então nós estamos muito animados, eu acho que nós vamos..., aliás, é interessante: esse curso de cuidadores de idosos, mais de 50% dos alunos têm nível superior ou estão fazendo a faculdade. Então é impressionante o nível das pessoas, do conhecimento daqueles que se propuseram a fazer o curso de cuidador de pessoa com deficiência. Eu acho que essa é a marca de São Paulo, está sempre na vanguarda, e cuidar das pessoas.


REPÓRTER: Este curso será estendido também à internet para que muitas pessoas possam fazer pela internet, me parece que de fundamental importância até, essa informação que o senhor deu hoje no seu discurso.


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Exatamente. Esse primeiro curso nós tivemos uma parceria com a disciplina de telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, então, grande parte dele todo foi à distância, mas com grande interatividade. Com grande interatividade. Isso facilita muito. Você poder fazer o curso, as pessoas estudarem a noite, no horário que elas podem e, ao mesmo tempo, ter uma boa interatividade, um bom resultado.


REPÓRTER: Inclusive uma abertura de campo de trabalho até para muitas pessoas, com essa formação. E atinge até, como nosso programa aqui é específico de Terceira idade a melhor idade, que eles estão chegando a melhor idade. E que a na terceira idade inclusive ainda com capacidade de trabalho, né, governador?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Exatamente. O curso cuidador de idoso é para todas as idades, né? E cuidador da pessoa com deficiência. Um curso importante. Exige uma boa formação, um serviço extremamente relevante sobre o ponto de vista social e que vai crescer a necessidade. Por exemplo, as nossas escolas elas são inclusivas. Nós não queremos ninguém fora da escola, isolado da escola, queremos todo mundo junto. Mas há necessidade de você ter o cuidador da pessoa com deficiência para fazer esse trabalho, estar dentro da escola para poder fazer organização, planejamento, enfim, trabalhar junto. Então, vai ter uma necessidade, e já tem hoje uma necessidade grande de recursos humanos. E devemos profissionalizar as pessoas para elas poderem prestar esse serviço com ótima qualidade.


REPÓRTER: Esse decreto é para valer, das mulheres tomarem conta do mundo? Todo mundo tem que viver até 100 anos de idade...?


REPÓRTER: Decreto muito sábio.


REPÓRTER: É para valer?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Esse é o decreto principal e as mulheres não morram mais, né?


REPÓRTER: Obrigado, governador.