Coletiva - Governo de SP inaugura Centro de Excelência Esportiva em São Bernardo do Campo 20213108

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - Governo de SP inaugura Centro de Excelência Esportiva em São Bernardo do Campo 20213108

Local: RMSP – Data: Agosto 31/08/2021

Soundcloud

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Então nós vamos começar com a TV Guardiã da Notícia, com a Gabrielle Tricanico. Eu vou pedir aos meus colegas... Gabi, prazer em rever você. Pedir para que a gente possa considerar uma pergunta por cada jornalista. E se possível, do tema que nós estamos motivados a estarmos aqui. Gabriele.

GABRIELLE TRICANICO, REPÓRTER: Boa tarde, governador. Boa tarde, a todos. Eu gostaria que o senhor desse maiores detalhes sobre essa obra da ponte, que vai interligar as duas cidades. Se vai ter contrapartida das duas prefeituras além do governo do estado. E gostaria de saber da reforma das escolas quando que entrega? E se tem alguma escola integral aqui no estado em São Bernardo do Campo? Fiz um combo.

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Então nós vamos fazer, começando com o prefeito Orlando Morando, e depois eu passo para o Rossieli que está aqui, que pode ajudar a responder. E agradecer também o Marcelo que está aqui, o grande vice-prefeito e, é o CEO aqui, como é o nosso Rodrigo Garcia, o Marcelo é o CEO aqui de São Bernardo. Orlando.

ORLANDO MORANDO, PREFEITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO: Muito obrigado, para todos vocês da imprensa. Muito obrigado, por estarem aqui. O viaduto, na verdade, ele está totalmente em território de São Bernardo, ele vai ligar a Robert Kenedy à Avenida dos Couros. Favorece diretamente Diadema, por estar na divisa, o que vai aliviar o trânsito da Avenida Piraporinha. O investimento é feito de maneira muito substancial pelo estado, e a Prefeitura de São Bernardo. Não há recursos nesse caso, da Prefeitura de Diadema.

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Muito bem. Rossieli. Você capturou a pergunta da Gabrielle?

ROSSIELI SOARES, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO: São duas, na verdade, entendi, a pergunta é se São Bernardo vai ter escolas de tempo integral. Sim, nós temos novas escolas de tempo integral, tanto que saltamos de oito para 32 a partir de 2022 agora. Em relação às obras, são oito obras, cada uma com um cronograma estabelecido e diferenciado. Em média as obras demoram de seis meses a sete meses para conclusão. Lembrando que nós temos algumas obras que têm particularmente muito relevante de construção de adaptação para pessoas com deficiência, grandes rampas, algumas partes que são bastante importantes. E obviamente também o desenvolvimento da obra em regime de construção do calendário com a própria escola que obviamente precisa estar preparada para ter uma obra, e em alguns momentos organizar o calendário da escola para poder ter essa obra lá dentro. Obrigado.

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Boa. Obrigado, Rossieli. Gabrielle, obrigado. Vamos agora ao Dérek Bitencourt, Diário do Grande ABC. Cadê você, Dérek? Boa tarde, bem-vindo.

DÉREK BITENCOURT, REPÓRTER: Boa tarde, governador. Boa tarde, ao perfeito, a todos os presentes. Governador, bom, falando um pouquinho dos equipamentos esportivos vindos do Ibirapuera, podemos assim dizer, que como o secretário disse, estavam abandonados. E agora muito bem instalados aqui. Daqui três anos, que agora é um ciclo menor, provavelmente você vai receber uma equipe muito maior, que vai representar São Paulo em Paris 2024. Queria que você falasse um pouquinho da importância desse equipamento, e da revelação de esportistas que vão sair aqui de São Bernardo do Campo.

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Ótima pergunta, Dérek, muito obrigado. Ontem, inclusive, ao homenagearmos os atletas olímpicos de São Paulo, estavam todos os técnicos e todos os dirigentes de todas as práticas esportivas que São Paulo ofereceu aos Jogos Olímpicos, às 16 modalidades esportivas diferentes. E nós lançamos já o projeto Paris 2024, exatamente para aumentar a performance dos atletas, e consequentemente a possibilidade de conquista de mais medalhas em 2024, que está aí, praticamente daqui há dois anos e meio já temos uma nova Olimpíada, é a primeira vez que temos um calendário tão curto assim, mas é um bom desafio. E esse Centro aqui vai ajudar e muito, pelas características que já foram apresentadas aqui, pelo prefeito e pelo Aildo, e também pelos investimentos, o Aildo já tem autorização para a partir de 2022 ele terá praticamente o dobro do valor que possui para o investimento em esportes de performance, para o ano de 2022, e 2023. Nós já temos que terminar o ano de 2023 com os índices olímpicos determinados nas competições internacionais, que marcam pontuação para os chamados índices olímpicos. Então é sim a nossa perspectiva aumentar o chamado time São Paulo, e a competitividade do time São Paulo. E o mesmo vai acontecer com os atletas paralímpicos, que voltam de Tóquio na semana que vem, no final dessa semana começam a retornar, e já em setembro, provavelmente entre 10 e 15 de setembro teremos homenagem a eles também, e ali nós também vamos levar esse desafio para os Jogos Paralímpicos de 2024. Então, Dérek, obrigado pela pergunta. Vamos agora à penúltima, que é a Gislaine Jacinto, do ABCD Jornal. Gislaine.

GISLAINE JACINTO, REPÓRTER: Boa tarde, governador. Eu gostaria de saber com relação à essa nova ponte, qual é a circulação de veículos? Quantos serão beneficiados? E se tem uma previsão de início de conclusão de obra?

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Ok. Eu vou pedir para o Orlando Morando responder, e se houver a necessidade, o nosso Marco Vinholi pode complementar. Orlandinho.

ORLANDO MORANDO, PREFEITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO: Gislaine, nós já temos o projeto executivo pronto, esperávamos a assinatura do convênio, o governador autorizou, mas o Vinholi já trouxe o convênio, então assino ainda hoje. Inicia o processo de licitação imediatamente, licitação em média demora de 90 a 120 dias, depende se as empresas entram com recursos judiciais ou não, e execução é de 24 meses. Então eu imagino que a gente consiga iniciar em dezembro deste ano, e ter ela 100% concluída em dezembro de 2023. A circulação prevista é de 20 mil veículos/dia sobre essa nova ponte.

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Muito bem. Gislaine, obrigado. Vamos agora à última pergunta, que é do Leandro Amaral, Repórter Diário. Leandro, prazer em reencontrar você. Boa tarde, sua pergunta, por favor.

LEANDRO AMARAL, REPÓRTER: Boa tarde, governador. Prazer todo meu revê-lo. Prefeito Orlando Morando, todos presentes. Como os colegas que me antecederam praticamente esgotaram sobre o evento, é muito simbólico nesse mês de São Bernardo o senhor abrir a agenda aqui, e terminar a agenda aqui. Queria que o senhor falasse mais sobre essa sua identidade, até onde eu fiz a conta, o senhor já passou de dez visitas oficiais a São Bernardo. Qual que é o limite dessa parceria, e dessa relação extremamente ligada politicamente, entre o senhor e o prefeito Orlando Morando?

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: O limite da necessidade, sempre que for necessário eu estarei aqui, como tenho estado em várias outras regiões e cidades aqui na região metropolitana, e foram da região metropolitana também. Onde há a necessidade eu estarei presente. E também o Rodrigo Garcia, nosso vice-governador. O Rodrigo funciona, Marcelo, como você funciona aqui, um CEO operacional, é o que operacionaliza o conjunto de obras que nós temos em um governo descentralizado, como é o governo também eficiente do Orlando Morando. Então tantas quantas forem as vezes necessárias para virem aqui, mas eu só virei aqui para entregar recursos e inaugurar obras com recursos do governo do estado de São Paulo, junto com a prefeitura. Eu não vou vir aqui para tomar cafezinho, para dar tapinha nas costas do prefeito, do vice-prefeito, dos vereadores que aqui estão, e da sociedade civil que aqui está. Nada contra quem faz isso, mas é outro estilo de governo, nosso governo é um governo que operacionaliza recursos e gosta de entregar e de inaugurar. Então se me convidarem aqui, e tivermos mais projetos, e certamente teremos, em muitas áreas, eu estarei aqui novamente. Se quiserem me oferecer um café, tanto que vem, essa é a terceira vez que eu venho, aliás, não me deram café, mas não tem problema nenhum...

ORLANDO MORANDO, PREFEITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO: Tá pronto! Tá pronto!

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Porque isso não é importante, o importante são os aplausos, a presença de todos, e principalmente a execução das tarefas. E São Bernardo executa também, Leandro, eu sou testemunha disso. Nós aqui somos muito zelosos com o recurso público, muito zelosos também com a entrega. E nós gostaríamos desse estilo que Marcelo e o prefeito Orlando Morando imprimem aqui, executivo, executar e fazer. E fazer no prazo também, aqui. Ai, ai, ai, ai, de fornecedor aqui de não obedecer prazo! Porque ele não vai sequer imaginar não entregar as obras no prazo. Então estaremos aqui mais vezes, com certeza. Parabéns, São Bernardo. Parabéns, Orlando, Marcelo. Toda a equipe de secretários, secretárias de vocês. E também a Câmara Municipal, sem a Câmara nós não poderíamos estar fazendo tantas obras, tantas iniciativas aqui. Portanto, muitíssimo obrigado a todos. E aos meus colegas jornalistas, mais uma vez muito obrigado, Leandro, gratíssimo pela sua presença. Assim como a Gabrielle, o Dérek, a Gislaine. Breve estaremos juntos aqui mais uma vez. Os que puderem estar também nos visitando em São Paulo serão bem-vindos. Fiquem com Deus, fiquem protegidos...

ORLANDO MORANDO, PREFEITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO: Governador, deixar um desafio. Aqui é arena, mas a gente tem o Estádio 1 de Maio, dependendo do convênio a gente lota ele.

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Boa, vamos embora! Aceito o desafio! Onde tem povo, pode estar certo que o governo de São Paulo vai estar presente. Pessoal, obrigado, fiquem protegidos. Fiquem bem. Obrigado também são meus colegas de imprensa. Obrigado.