Coletiva - Governo do Estado entrega obras em São João da Boa Vista 20202601

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - Governo do Estado entrega obras em São João da Boa Vista

Local: São João da Boa Vista - Data: Janeiro 26/01/2020

Soundcloud

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Todo mundo pronto aí, pessoal?

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Rodrigo.

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR E SECRETÁRIO DE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO: Bom, pessoal, é uma alegria poder nesse domingo estar aqui em São João da Boa Vista representando o nosso governador João Doria, fazendo a inauguração de dois importantes equipamentos, construídos em parceria com a cidade, com a prefeitura de São João. O primeiro deles, um equipamento voltado à área cultural e também a área educacional. A recuperação completa ali do antigo Ceagesp, da antiga fábrica do Matarazzo, e aqui no Centro Dia do Idoso um segundo equipamento que contou com o apoio do Estado. É importante a gente ver o recurso público sendo bem usado, aplicando em áreas importantes para a sociedade, voltada à área da educação e da cultura e também voltado à área do idoso. Portanto, é uma alegria, trazer um abraço do governador João Doria a população, tive a oportunidade de falar de outros temas e o esforço do Governo do Estado em melhorar a acessibilidade, a mobilidade ao sistema rodoviário da região. E temos aí muito trabalho pela frente.

REPÓRTER: Falando de educação, a [ininteligível] uma sala descentralizada [ininteligível].

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR E SECRETÁRIO DE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, o sistema Paula Souza é o melhor sistema de ensino técnico do Brasil. E o que nós estamos fazendo agora nesse nosso período de Governo é saber como é que a gente otimiza os recursos públicos, não necessariamente a construção de uma nova escola ou a construção de prédios que muitas vezes se gasta muito no prédio e pouco no ensino. Então, a sala descentralizada é um passo para que a gente estruture o sistema de ensino técnico aqui em São João da Boa Vista. E estamos à disposição para ampliar esse ensino.

REPÓRTER: Qual a importância das duas inaugurações?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR E SECRETÁRIO DE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, importância fundamental. Uma trabalha com o idoso, cada vez mais a população brasileira é uma população de pessoas maduras, vivem mais, e as políticas públicas devem ir ao encontro dessa demanda. E a outra, bem lembrado aqui pelo prefeito Vanderlei, a área da cultura e da educação, né? É fundamental nós estimularmos a cultura, estimularmos o contraturno escolar como um complemento escolar. E aquele centro cultural, aquela área vai se destinar a essas duas ações tão importantes aqui da cidade de São João.

REPÓRTER: Secretário, [ininteligível].

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR E SECRETÁRIO DE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, nós já temos praticamente o projeto funcional pronto e estamos em negociação com a concessionária. Nós sabemos dos acidentes que ocorreram lá nos últimos tempos, nós estamos ultimando do ponto de vista jurídico para o mais rápido possível podermos dar uma solução para aquilo, ou através de uma renovação com a própria concessionária ou uma obra pública. Mas vamos, em breve, trazer notícias aqui para solucionar o acesso a Unesp de São João.

REPÓRTER: Como é que é trabalhar nessa parceria entre Governo do Estado e Prefeitura para a realização para a entrega desses equipamentos todos?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR E SECRETÁRIO DE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, desde a campanha até as nossas ações de governo, o governador João Doria sempre deixou claro que nós seremos um governo descentralizador, um governo municipalista. Tudo aquilo que puder ser feito pela cidade e pela prefeitura que seja feito por ela. Nós lá de São Paulo não temos conhecimento de todas as demandas, então já existe uma parceria consolidada aqui com São João, o ano passado nós tivemos oportunidade de assinar alguns convênios, isso vai continuar pelos próximos anos para que a gente tenha a prefeitura como centro aqui de ação do Governo na nossa região.

REPÓRTER: [ininteligível]

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, nesse momento o esforço do Estado é abrir na plenitude os equipamentos que já estão prontos, no caso lá de Piracicaba e de Registro. O secretário Germann está fazendo uma avaliação de toda a rede assistencial do Estado no estado de São Paulo, identificando os principais vazios assistenciais, ou seja, aonde nós precisamos de equipamentos e vamos avaliar essa demanda.

REPÓRTER: A secretária Célia Parnes agora...