Coletiva - Governo e Prefeitura firmam parceira para recursos em transporte público e mobilidade 20210511

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - Governo e Prefeitura firmam parceira para recursos em transporte público e mobilidade 20210511

Local: Capital – Data: Novembro 05/11/2021

Soundcloud

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Então nós prometemos duas perguntas, para a Indara Freitas, do Portal Metrópoles, e para o Guilherme Pimentel, da TV Globo, Globonews, começando com você, Indara. Bom dia.

INDARA FREITAS, REPÓRTER: Bom dia. Bom dia a todos. Eu queria perguntar sobre o BRT da Radial Leste, o projeto não é novo, ele já, enfim, é falado desde 2011. Eu queria entender o que é diferente desse projeto de agora do projeto já anunciado outras vezes? E por que só agora foi possível realizá-lo? E se ele realmente vai sair do papel? Eu queria também algum prazo, algum cronograma dos próximos passos. Obrigada.

RICARDO NUNES, PREFEITO DA CIDADE DE SÃO PAULO: A diferença do de agora para o outro é que o de agora vai ser feito, essa é a grande diferença. Agora vai ser feito. Mas os prazos acho que o Marcos pode falar melhor.

PAULO GALE, SECRETÁRIO DE TRANSPORTES METROPOLITANOS: Então vamos lá. O nome dela? Qual o seu nome, mesmo? Indara. Então, comentando um pouquinho sobre o BRT Radial Leste, existe uma primeira versão do projeto de 2014, onde existe um túnel maior interligado ali no Terminal Dom Pedro II, ele começou a ser executado, foram executadas algumas contenções de terra. E depois houve uma reavaliação desse projeto em 2018, o que a gente está decidindo agora, para a gente iniciar os projetos complementares, é o que a gente vai aproveitar de cada um, existem mudanças entre a versão de 2014 e 2018. Então algumas mais importantes foi a introdução de ciclovia, o terminal que estava ligado ali no terminal Parque Dom Pedro II, ele agora está em superfície, não mais enterrado ali na licitação. Então são algumas decisões que a gente está confirmando, as passagens de nível eram elevadas, e na última versão ela está no nível da rua. Então são algumas alterações que foram propostas, que baratearam o projeto. E agora a gente vai ver o melhor de cada um para fechar. E com isso a gente vai preparar os projetos complementares, o trabalho já começou, na verdade. A gente pretende até meio do ano estar desenvolvendo esses projetos, e aí abrindo as licitações de obra. A intenção do trecho um e dois é que as obras sejam finalizadas até o final de 2024. Da mesma forma que o BRT Aricanduva. Então são obras que vão se interligar e vão dar uma grande mobilidade aí para a região Leste da cidade. Tá bom?

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Obrigado, Marcos. Indara, obrigado pela pergunta. Vamos então ao Guilherme Pimentel, da TV Globo, Globo News. Guilherme, obrigado por você estar aqui conosco. Não deu tempo de atender o Marcos, seu colega no outro evento, mas estamos podendo atender você agora. Bom dia.

GUILHERME PIMENTEL, REPÓRTER: Bom dia, governador, prefeito, secretários. Eu queria lembrar do corredor cidade Líder/Itaquera, uma obra que chama atenção porque está parada no momento, tem um trecho que já foi inaugurado, sim, mas grande parte da obra está parada. Eu queria saber se isso é uma preocupação para as obras que estão sendo anunciadas agora nesse plano, de não cair nos mesmos erros que fizeram com que o corredor da cidade Líder/Itaquera fique e continue parado por tanto tempo. O que deu para aproveitar, aprender ali, que não vá se repetir agora? E se a gente tem alguma atualização do que acontece ali no corredor cidade Líder?

MARCOS MONTEIRO, SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA URBANA E OBRAS: Guilherme, obrigado pela pergunta. Veja, eu acho que a gestão pública nos últimos anos ela vem aprendendo a fazer obras, nós temos e isso é, prefeito Ricardo Nunes, o governador João Doria sabem disso, da importância dos projetos para que a gente faça obras adequadas. Então a gente por um período, a gente licitava as obras com projeto básico, e isso trazia depois no controle das obras, um grande problema para a gestão pública fazer o controle, no caso do Itaquera/Líder, é uma obra que está sob os cuidados hoje da SPTRANS, eles estão conversando, eram obras com os recursos do Governo Federal, a SPTRANS, né, Valdemar, Levi, está trabalhando intensamente para retomar esse contrato, fazendo acordos com a Caixa Econômica Federal. Da mesma forma que o terminal Itaquera está ali nesse mesmo projeto e nós já estamos retomando a licitação para a retomada de obras. A diferença das novas obras é todo esse trabalho de a gente fazer uma licitação com os projetos executivos, o que vai dar mais segurança para a gestão do controle dos projetos, do controle na obra, e mais segurança para a empresa que está executando, porque ela vai executar exatamente aquilo que foi projetado, reduzindo as incertezas.

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Obrigado, Marcos. Obrigado, Guilherme. Bom, com isso nós encerramos. Daqui a pouco temos mais iniciativas aqui, quero acontecer, Marcos, muito obrigado, a você, já vou falar sobre o nosso prefeito. Paulo Gale, muito obrigado. Teixeira, obrigado também. Secretárias e secretários. Vereadores e deputados. Meus colegas jornalistas, cinegrafistas. Amigas e amigos que tiveram a oportunidade de participar, de mais essa cerimônia, a segunda dessa manhã, ambas no tema da mobilidade. Ao longo das próximas semanas temos mais fatos, mais projetos, mais ações conjuntas, e semana que vem ainda temos a alegria de recomeçar um projeto de dez anos, uma década, que é o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, que começa na sexta-feira da próxima semana, no sábado tem uma prova específica, a primeira das Américas, para o grid de largada no domingo, dia 14 de novembro, os hotéis estão lotados, todos os hotéis aqui na capital de São Paulo, aliás, na região metropolitana de São Paulo, não tem mais vaga em hotel de três, quatro e nem cinco estrelas, e todos os ingressos da Fórmula 1 vendidos, [Ininteligível], não tem mais ingresso nenhum à venda. Aliás, todos foram vendidos, pela primeira vez, com antecipação de quase 20 dias, quase três semanas de antecedência, todos os ingressos vendidos. Mais uma ação conjunta do governo do estado de São Paulo e da prefeitura de São Paulo. Também pela primeira vez, um programa de Fórmula 1 é compartilhado pela prefeitura e pelo governo de São Paulo, no nosso histórico Autódromo de Interlagos. E teremos ali a grata memória do maior piloto brasileiro de todos os tempos, sem demérito a outros grandes pilotos, que foi o Ayrton Senna, que será homenageado inclusive durante a semana aqui no Palácio dos Bandeirantes. Portanto, bom final de semana a todos, estejam bem, estejam protegidos. Continuem usando as suas máscaras e tendo amor à vida, como tem sido demonstrado aqui por São Paulo. Obrigado, ótimo dia a todos. Obrigado.