Coletiva - Início da Operação Verão, formatura de 800 guarda-vidas temporários, assinatura da ordem de serviço do primeiro trem VLT da Baixada Santista e inauguração do Centro de Operação de Travessia 20122112

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - Operação Verão Santos

Local: Santos - Data: 21/12/2012


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Hoje inicia a operação verão, são 2,748 policiais a mais aqui na região, reforço também na polícia científica, nos plantões do Instituto de Criminalística e na Polícia Civil, cinco helicópteros Águia também para atender a região, e os 415 novos salva-vidas, nós teremos 800 ao todo, esse trabalho normalmente era com as prefeituras ou com Petrobrás, agora o próprio governo está fazendo. Então Polícia Militar, civil, científica, presente na região, helicópteros, equipamentos, estamos entregando hoje 148 veículos em caráter permanente para a região, viaturas e motocicletas e mais o salva-vidas. A segunda boa notícias é o VLT, nós estamos hoje dando a ordem de serviço pra construção dos 22 VLTs, os 22 trens, investimento de R$ 252 milhões e hoje sendo lançado o edital da obra física, então ao mesmo tempo a ordem de serviço para os trens, 22 trens, os primeiros começam a ser feitos na Espanha, os demais serão aqui no Brasil e de outro lado a obra física já também o edital publicado, a gente espera em março já estar com as obras já em execução. A boa notícia da licença ambiental dos dois viadutos que vão substituir seis semáforos em São Vicente, dia 15 de janeiro nós estaremos aqui, para dar a ordem de serviço, assinar o contrato da obra do casqueiro da nova ponte, três quilômetros de ampliação na Imigrantes e o edital de obras dos dois viadutos que vão substituir os seis semáforos, estamos inaugurando ao novo CCO - Centro do Controle das Balsas e no mês de janeiro teremos mais 2 balsas para 60 carros cada uma, 2 Ferryboats para travessia Santos Guarujá. E daqui nós estamos indo pra Cubatão entregar mais 839 apartamentos, dentro do maior programa de recuperação da Serra do Mar e oferecendo moradia para as famílias que precisam na região.

REPÓRTER: Governador, agora a operação verão está começando e teve a nova lei seca que foi aprovada, alguma mudança para essa lei seca em São Paulo, com essa mudança na lei?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, bebeu não dirija, essa é a recomendação à multa foi elevada, a perda de pontos também, não colocar em risco a sua e a vidas de outras pessoas. Nós dobramos as autuações este ano em relação ao ano passado, e vamos fortalecer ainda mais as blitz, no sentido de proteger a população. Grande parte das causas de mortalidade, por causa externa é acidente, ou carro ou moto, o atropelamento, é sempre acidente rodoviário, ou urbano. Então, a questão do álcool, especialmente agora no fim do ano é grave, e as blitz vão crescer e a lei promulgada ficou muito mais severa.

REPÓRTER: Mais alguma mudança prática indo mais policiais nas blitz, perito criminal?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: O coronel Meira, o comandante geral podem dar detalhes aí para vocês.

REPÓRTER: Governador [ininteligível].

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Como?

REPÓRTER: Quais etapas faltam para o VLT?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: VLT, nós já licitamos toda à parte eletrônica, equipamentos, tudo licitado, já hoje damos a ordens de serviço para os trens, são 22 trens, sete módulos cada um, 154 módulos o que há de mais moderno aí no mundo. E, hoje, saí o edital das obras físicas, nós deveremos receber o primeiro trem já março, abril de 2014, e esperamos no primeiro semestre de 2014 já estar operando, experimentalmente ou comercialmente. Estamos correndo com tudo simultaneamente 100% bancado pelo governo do estado, não tem PPP, não tem nada de recurso privado, e acho que está bem encaminhado, e a primeira etapa são 11 quilômetros, inclusive, com ciclovia, quer dizer, não é só o VLT, mas é uma requalificação da passagem urbana.

REPÓRTER: Governador, sobre a violência, no caso, ontem mais policial militar foi alvo de bandidos, ele estava, foi um assalto que teve na Zona Norte, eu queria que o senhor falasse mais sobre este assunto.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Esse caso específico graças a Deus o policial não corre risco de vida e os criminosos já estão presos, eles já estão presos, e nós estamos verificando nas últimas semanas, indicadores melhores a polícia toda trabalhando e acho que as coisas estão caminhando bem sobre o comando seguro do Dr. Fernando Grella.

REPÓRTER: Governador...

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, em relação as obras da Imigrantes, a ponte sobre o casqueiro, canal do barreiro, canal do barreiro, 53,5 milhões. Nós deveremos entregar a obra, agosto de 2014, então nós assinaremos o contrato no dia 15 de janeiro lá em São Vicente e o prazo é agosto de 2014. Em relação a construção dos dois viadutos, nós esperamos iniciar a obra em abril, abril, nós vamos lançar o edital no dia 15 de janeiro e o prazo é um mês antes, julho de 2014, com isso nós vamos eliminar seis semáforos.

REPÓRTER: Em São Vicente não é?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Tudo em São Vicente. As duas obras vão dar aí R$ 137 milhões de investimento, também não tem concessionária, nada, é obra licitada pelo DR e 100% investimento do governo do estado.

REPÓRTER: Governador das duas balsas, qual é o investimento?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: As duas balsas, qual o investimento das duas balsas?

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: 14 milhões.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: 7 cada uma? São novas?

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: novinhas.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Novinhas. Duas balsas novas 0 km, capacidade para 60 veículos, carros, 7 milhões cada uma, investimento de 14 milhões, mais o investimento do CCO, do Centro de Controle Operacional. Essa é a maior travessia marítima, uma das maiores do mundo. Nós queremos deixar todas as nossas travessias com qualidade, informação para os usuários, informação, qualidade, prestação boa e ao mesmo tempo estamos acelerando a grande obra estruturante que é o túnel Santos-Guarujá que vai ser talvez a maior brasileira de construção civil marítima.

REPÓRTER: Governador só uma dúvida, o VLT pode ser um projeto que será expandido para as outras áreas do Estado?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Pode, eu acho que sim, eu acho que esse é o caminho, você ter um veículo sobre trilho, um veículo não poluente, silencioso, confortável, é investir no coletivo, então vários modais, trem, VLT, monotrilho, corredores. Sempre investir na mobilidade urbana nas regiões metropolitanas priorizando o coletivo com qualidade.

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Obrigado pessoal.