Coletiva - Inauguração da fábrica da Toyota - 20120908

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva na Inauguração da fábrica da Toyota

Local: Sorocaba - Data: 09/08/2012

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, uma grande conquista para o Brasil, pra São Paulo, para região a Fábrica da Toyota uma indústria de excelência na área automobilística já com mais de 1.500 empregos, mais 1.500 nas sistemistas, são mais de 3.000 empregos diretos na região, para cada emprego direto quatro empregos indiretos já mudando, transformando aqui a região. Hoje, duas horas antes da inauguração já abrimos o novo complexo de viadutos na Castelo Branco. Então foi feito o novo viaduto, as marginais e três rotatórias, isso vai trazer um novo acesso a cidade de Sorocaba, um novo acesso a Avenida Itavuvu, novo acesso ao polo industrial, ao Parque Tecnológico mais oportunidade para região. E começamos amanhã, porque já acertamos o problema do terreno, a concessionária e os proprietários e uma passagem subterrânea de um veículo só vai ser grandemente ampliada, para passar inclusive caminhão cegonha e novas alças de acesso especialmente para o interior do Estado de São Paulo. São quatro meses de obras, e desse conjunto de obras também será entregue. Sorocaba terá uma terceira escola técnica voltada à área metal mecânica, voltada à área automobilística, e a Fatec aqui é uma das melhores que nós temos e as engenharias através, aqui, da universidade.


REPÓRTER: Governador [ininteligível] aí com essa Fábrica da Toyota na área econômica, industrial [ininteligível]?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Não a dúvida, né, indústria automobilística, ela representa 5,2% do PIB do Brasil. Ela representa 22,5% do PIB industrial, porque ela gera muito emprego, ela está na ponta do avanço tecnológico da inovação, e ela tem cadeia produtiva longa, como para cada um emprego, você tem quatro empregos na cadeia produtiva.


REPÓRTER: Na região especificamente, isso vai ser um novo marketing?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Transforma a região, aliás, já foi assinado hoje o protocolo com a Agência Investe São Paulo e o Governo do Estado para uma nova fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz investimento também de mais de R$ 1 de bilhão que já deverá começar se Deus quiser, no ano que vem.


REPÓRTER: Governador, o senhor pode falar da importância dessa nova fábrica aqui em Sorocaba, da Toyota, por favor?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, a fábrica é importantíssima, e eu entendo que vai vender muito, porque Corolla já é um sucesso, e o Etios, ele será um carro compacto, portanto mais barato e com uma de mercado muito maior. Eu acho que vai ser um sucesso aqui, tende a crescer e crescer muito.


REPÓRTER: Governador, a distribuidora de Votorantim também, mas com peças?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Então, também outra conquista importante, veja como muda a região, né? Fábrica da Toyota com 12 sistemistas, ela consolida o Parque Tecnológico de Sorocaba já anuncia uma fábrica de motores em Porto Feliz, uma unidade de serviços, né, e dos veículos Toyota em Votorantim, então ajuda toda região. E tem uma enorme força para São Paulo. Nós representamos 48% da indústria automobilística brasileira, o ano passado e este... O ano passado produzimos 1,7 milhão de veículos no Estado de São Paulo. Eu não quero atrapalhar a coletiva.


REPÓRTER: Governador, o que seria essa remuneração para os Policiais Militares, né, o que senhor diria...


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, esse é um estudo que está sendo feito pela Secretaria da Segurança Pública, todo nosso compromisso com a eficiência, é o combate duro à criminalidade e o respeito à lei, um estudo que está sendo feito que, ainda vai ser avaliado.


REPÓRTER: Quais são os seus planos também para gerar uma sintonia com o desenvolvimento industrial no que diz respeito, no que compete ao Governo do Estado?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, eu acho que Sorocaba está preparada para esse desafio, mas não há dúvida, vai mudar a infraestrutura não só da cidade, mas até da região. Uma prova já são os investimentos do complexo viário na Castelo Branco, entregamos hoje cedo um novo viaduto, as novas marginais, três rotatórias, então Sorocaba ganhou um novo acesso da Castelo Branco pela Avenida Itavuvu. Importante para o polo industrial, para o parque tecnológico. E vamos começar agora ampliar também a passagem inferior sobre a Castelo, que só passa um veículo para passar até Cegonheira. Então vai ser uma grande abertura, drenagem e as alças para o interior também, então obras também importante. Eu acho que a questão da educação você tem toda razão, vai desde creche passando pelo ensino fundamental até a universidade, então nós já vamos... Vai ser a única cidade do estado que vai ter três ETECs, nós vamos fazer a terceira Escola Técnica. Tem boas universidades, tem boas escolas, saúde, então Sorocaba vai ter um novo hospital para a cidade e para a região, segurança também vamos reforçar, o parque tecnológico porque tem que pensar no futuro, não é? O futuro é inovação, é competitividade. Então eu acho que a cidade ela está preparada e ela vai ter muito investimento para poder ter a logística necessária, para poder ter as políticas públicas aqui necessárias.


REPÓRTER: Governador, a questão do novo hospital?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Hoje é um dia histórico, não é, porque veja o impacto, a Toyota com 12 sistemistas são mais de três mil empregos, aí do lado em Porto Feliz já há uma nova fábrica que deve ter, aí do outro lado em Votorantim uma nova unidade de venda, enfim, de trabalho. Então, isso vai ter impacto em toda a região. E São Paulo vai... É o grande líder da indústria automobilística, nós temos hoje Toyota em operação, a Hyundai ficando pronta no começo do ano que vem em Piracicaba, a Chery em Jacareí, acabei de falar aqui com um dos diretores da Chery, nós vamos ampliar muito a rodovia de acesso lá em Jacareí, também uma nova fábrica em obra. A Comil, assinamos a semana passada em Lorena uma nova indústria de ônibus. Por que é importante? Porque cada emprego na indústria automobilística são quatro empregos na cadeia produtiva e é uma indústria de ponta na área tecnológica. O hospital nós temos três investimentos na saúde: no complexo hospitalar, médicos, equipamentos novos e reforma dos dois hospitais. O AME...


REPÓRTER: São conjuntos hospitalares?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Conjunto hospitalar. O AME. O AME vai desafogar os hospitais porque muita gente procura hospital por falta de resolutividade do atendimento primário. Então o AME com os especialistas e equipamentos, vai ajudar muito a desafogar. Mas nós temos que pensar no futuro, então já estamos terminando o projeto para lançar, a prefeitura nos doou o terreno, o prefeito Vítor Lippi, para lançar o novo hospital regional que vai atender Sorocaba e região.


REPÓRTER: Previsto para quando, para começar quando o hospital?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Eu acho que o ano que vem nós começamos.


REPÓRTER: A obra?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Obra, obra física.


REPÓRTER: E pelos planos, vai entrar em funcionamento quando, em que ano?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, começou a obra você pode por dois anos de obra.


REPÓRTER: 2013, 2015?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: É, provavelmente, final de 2014, talvez 2015. Mas começou, não para.


REPÓRTER: Governador, o senhor falou de investimentos em Porto Feliz...


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Por que foi a decisão correta? Porque o complexo hospitalar já tem dois hospitais e é bom você descentralizar um pouco e também já pode começar no modelo de contrato de gestão com OS, Organização Social. Então nós vamos manter o complexo hospitalar, recuperar, equipar, equipamentos novos, médicos, nós aumentamos 70% o valor do plantão médico e vamos agora em agosto mandar para a Assembleia o plano de cargo de salários dos médicos, então vai ser muito atrativo, queremos inclusive médicos em tempo integral. E o novo hospital cobrindo a demanda cirúrgica principalmente da região.


REPÓRTER: Quando de investimento, governador?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Gente, nós só vamos ter o investimento exato a hora que tiver o projeto executivo detalhado, aí nós teremos o valor da obra, o valor dos equipamentos e quanto vai custar, porque o problema não é fazer prédio, o problema é custeio hoje.


REPÓRTER: Governador, o senhor falou de outros investimentos também em Porto Feliz e também na própria cidade de Votorantim. O que será feito por parte do Governo do Estado com relação a esse assunto, até porque a própria fábrica de motores da Toyota será instalada na Marechal Rondon, também será feito uma estrutura, uma adequação viária na região?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Não há dúvida. Todas as demandas, para isso nós temos a agência Investe São Paulo, todas as demandas decorrentes do investimento privado nós cobrimos. Por quê? Porque gera emprego. Este é o melhor investimento que tem. Você faz o investimento público que está complementando um grande investimento privado. Esse eixo aqui da Castelo Branco é o grande eixo hoje de desenvolvimento do Brasil, oportunidades aí enormes, não é, de instalação industrial. Isso gera muito emprego, agrega valor e melhora salário.


REPÓRTER: Em relação à Votorantim também?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Votorantim também.