Coletiva - Inauguração de nova unidade Albert Einstein - 20120210

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva na Inauguração de nova unidade Albert Einstein

Local: Barueri - Data: 02/10/2012

REPÓRTER: Existe um projeto de um corredor de ônibus, aqui, para a nossa região; e, também, de um ramal de trem, que foi, até, licitado na semana passada. Um projeto vai complementar o outro ou só será um, aqui, para a região?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Não, os projetos são complementares, não é? O transporte sobre trilhos, que é a extensão da Linha 8 da CPTM, e o corredor de pneu. Então, a extensão da Linha 8 nós tivemos três propostas de consórcios interessados, recebemos no dia 19 de setembro, isso para fazer o projeto funcional. Então, recebemos três propostas, vamos contratar o projeto funcional, aí, com o projeto funcional, nós vamos ter o orçamento, as diretrizes, possíveis desapropriações, trajeto, passageiros, enfim. Então, um é a extensão da Linha 8, que é o transporte sobre trilhos. A outra é o corredor, que é Barueri, Santana de Parnaíba e Cajamar. Então, é um corredor importante que começa lá em Cajamar, passa por Santana de Parnaíba até Barueri. E, também, vai servir a área industrial e de serviços, como também a Alphaville e áreas residenciais. São 27 quilômetros de corredor para a gente ter ônibus confortáveis, com segurança e rápido; não ter problema de congestionamento. O termo de referência para a licitação do contrato do projeto básico executivo ambiental e desapropriação é agora outubro de 2012. Então, o ano que vem, ainda no primeiro semestre do ano que vem, nós deveremos ter todo o projeto pronto, já preparando a licitação. Então, é um corredor de pneu que vai ajudar muito a mobilidade urbana, sempre investindo no transporte coletivo com qualidade e boa capacidade, que é corredor de ônibus e o trem. E no caso da Linha 8, além da extensão, os trens novos. Todos os trens da Linha 8 vão ser novos, com ar condicionado, aquele corredor contínuo. Você está no primeiro carro, o passageiro, você enxerga o oitavo, e pode ir até o oitavo com o trem andando. Motorização mais forte, sistema de frenagem moderno, câmeras de vídeo para a segurança, enfim, bastante conforto e segurança.


REPÓRTER: Tem um prazo, principalmente, para a linha do trem?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Não, o trem nós temos que aguardar o projeto funcional. Aí, o projeto funcional que vai dar o novo cronograma. Está bom?