Coletiva - Inauguração do Sistema de Tratamento de Esgoto - 20120905

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva da Inauguração do Sistema de Tratamento de Esgoto

Local: Santa Gertrudes - Data: 09/05/2012

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, dizer da alegria de entregar hoje uma obra de saneamento básico importante, que é a estação de tratamento de esgoto aqui de Santa Gertrudes. Com isso, Santa Gertrudes passa de zero para 100% de tratamento de esgoto. E o Ribeirão Claro, nos seus 43 km, fica 100% limpo. Era a última cidade que precisava ter o tratamento de esgoto. Isso vai ajudar a limpar o Rio Corumbataí e a Bacia do Rio Piracicaba, que deságua no Rio Tietê. Então, daqui nós estamos indo a Itirapina onde também vamos inaugurar estação de tratamento de esgoto, passa também de zero para 100% de esgoto tratado. Então uma conquista importante. Santa Gertrudes passa a ser uma cidade 300%, 100% é água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. São poucos municípios do Brasil chamados ‘municípios saudáveis’, que são 300%. Também autorizamos o SP 316. Há uma conturbação hoje entre os municípios da região, e, por isso, há muitos acidentes, porque tem muito bairro, muito trânsito local. Então nós vamos fazer a ampliação da SP 316, inclusive com ciclovia nos seus primeiros 5 km. E recuperar de Rio Claro, Santa Gertrudes, até Cordeirópolis. E aqui o maior polo cerâmico do Brasil, 70% do piso cerâmico sai daqui da região, os cinco municípios do polo. Então autorizamos 15 km de asfalto em estrada vicinal para ajudar a diminuir poeira e melhorar o escoamento da produção. Um setor que gera sete mil empregos só em Santa Gertrudes, fora os demais municípios da região.


REPÓRTER: Governador, foram identificados dois casos dentro de escolas estaduais, um foi uma tentativa de estupro entre alunos durante o intervalo e o outro caso de alunos que colocaram fogo em sala de aula. Como é que o governador tem que trabalhar essa questão da segurança dentro das escolas estaduais?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, esse caso já foi identificado. Os alunos que cometeram esses abusos já foram identificados. A polícia já está trabalhando e tem que haver punição. Não se educa se não tiver limite. E nós autorizamos concurso público para contratar mais de nove mil agentes de organização escolar, para ajudar os diretores de escola, nesse trabalho de organização, de gerenciar crise, de trabalhar junto com alunos. Abrimos o concurso. Teve 220 mil inscritos, e a gente pretende o mais rapidamente possível terminar o concurso, nomear. E nós vamos ter nove mil agentes de organização escolar para ajudar nas nossas escolas.


REPÓRTER: Governador, a Cidade de Santa Gertrudes agora está com 100% do esgoto tratado através de uma parceria público privada. O senhor acredita que essa é a solução para resolver o serviço público?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Aqui é uma parceira público privada, porque é entre o governo do estado e a prefeitura. Não tem recurso privado. É totalmente pública. E entendo que é muito importante, por quê? É importante para saúde das pessoas, na medida que você tira o esgoto de perto da casa da população. E é importante pro meio ambiente, porque o esgoto não tratado acaba nos rios, poluindo as nossas bacias hidrográficas. Então é muito importante para saúde, pro meio ambiente e até para economia. Porque rios mais limpos, você vai ter peixe, você vai ter turismo, você vai ter hidrovia, você vai ter até menos custo para tratar a água para população, água potável.


REPÓRTER: Governador, há alguns dias foi discutida a questão dos problemas nas linhas de metrô. Há anúncios em relação a esse assunto para capital?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Eu não ouvi.


REPÓRTER: Em relação às linhas de metrô na capital, há anúncio nesse sentido de melhorias de serviços?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, nós temos hoje quatro obras de metrô simultâneas. Na Linha 2 do Metrô, de Vila Prudente até Cidade Tiradentes, já pretendemos o ano que vem entregar a primeira estação da Linha 2 de monotrilho, que será Oratório. Linha 4, vamos entregar mais cinco estações de metrô, estão todas em obra. É a que vai da Luz até Vila Sônia. Linha 5, todas em obra. São 12 estações de metrô, vai de Santo Amaro até Chácara Klabin. E Linha 17, é Linha Ouro, já está em obra. Sai do Aeroporto de Congonhas e vai para o Morumbi. E a Linha 6, assinei o decreto de utilidade pública para desapropriação de toda Linha 6. vai ser uma das maiores linhas de metrô de São Paulo. Ela sai de São Joaquim, na Liberdade, passa pelas universidades, atravessa o Rio Tietê, vai para Freguesia do Ó até Brasilândia, e simultaneamente a desapropriação, nós já recebemos três propostas para PPP, para parceria público privada. Então, nós vamos, no segundo semestre, identificar a melhor proposta e abrir um edital internacional para construção da Linha 6, que será a quinta linha de metrô em obra simultaneamente em São Paulo.


REPÓRTER: O senhor pode falar o que vai fazer agora em Itirapina, o que vai inaugurar?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: É como Santa Gertrudes, a estação de tratamento de esgoto. Ela sai também de zero vai para 100%, e vai despoluir Tietê/Jacaré, quer dizer, a Bacia do Médio Tietê. Então, sempre nessa linha, preservar a saúde da população, especialmente das crianças, tirando o esgoto de perto da casa, e recuperar os nossos rios. Hoje não é mais a indústria a causa da poluição dos rios, é esgoto sanitário, que infelizmente não é tratado.


REPÓRTER: Houve casos de raiva animal. Nem todas as cidades já receberam as vacinas. Há a expectativa de todas receberem?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: A entrega da vacina de raiva é feita pelo Ministério da Saúde, pelo Governo Federal. Nós precisamos de 8,5 milhões de vacinas, recebemos 3,5 milhões. Então, procuramos de acordo com o perfil epidemiológico, ir atendendo. Mas o Governo Federal, o Ministério da Saúde, já informou que está mandando mais lotes de vacina. Então, a nossa meta é vacinar toda a população. E a raiva, ela é perigosa, quer dizer, porque a raiva humana, que geralmente vem por contaminação de mordida ou baba de cachorro, ela é uma doença grave. Quando a pessoa não toma o soro adequado, ela pode ser fatal. E o caminho é vacinação animal.


REPÓRTER: Governador, a respeito da violência na Baixada Santista, que teve um monte de ataque. O senhor teve alguma coisa por lá também?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, nós estamos reforçando na Baixada Santista o policiamento. Entre o ano passado e esse ano já foram 250 policiais a mais lá para a Baixada, policiais militares. Nesse mês de maio, vai receber escrivães e investigadores, e bases comunitárias da Polícia Militar. Foram 14 bases comunitárias. A gente está concentrando os esforços na Baixada.