Coletiva - Inauguração do Sistema de Tratamento de Esgoto e Descerramento de Placa da Nova Sede da Delagacia de Polícia - 20120905

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva da Inauguração do Sistema de Tratamento de Esgoto e Descerramento de Placa da Nova Sede da Delegacia de Polícia

Local: Itirapina - Data: 09/05/2012

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Queria destacar a importância da estação de tratamento de esgoto. Dois municípios hoje. Nós temos a inauguração da estação de esgoto. O município de Santa Gertrudes passa ter 100% de esgoto coletado e tratado. E Itirapina. Então, ambos ajudando a despoluir a bacia do rio de Tietê. Estão ajudando a recuperar os nossos rios e a fortalecer o turismo. E no caso de Itirapina, todos os rios da cidade levavam o esgoto in natura para a Lagoa do Broa, que é uma lagoa com 8km de espelho d’água, extremamente importante para o turismo na região. Então, uma obra importante de saúde para a população. Ambientalmente importante, para despoluição dos rios e para fortalecer o turismo e emprego aqui na região. E inauguramos também a delegacia de polícia. Foi feito uma reforma e uma ampliação no prédio. O prédio pegou fogo há 10 anos atrás, então houve uma recuperação completa. E a cidade tem bons índices de segurança aqui em Itirapina. Este ano tivemos, de janeiro a março, nenhum caso de homicídio, nenhum caso de latrocínio e queda de roubo e furto.


REPÓRTER: Governador, o prefeito de São Carlos afirma como é que o senhor discrimina a cidade não fornecendo as obras, as verbas necessárias. Inclusive eles se baseiam naquela matéria da Folha de S. Paulo, dizendo que o senhor enviou R$ 130.000,00 para São Carlos. O que o senhor tem a dizer sobre isso?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, ontem, eu até tirei um retrato com o prefeito que estava em São Paulo, e foram assinados dois convênios para São Carlos, isso ontem. E nós temos grandes investimentos. Eu, quando fui governador, nós fizemos a nova USP em São Carlos, investimento de milhões e milhões de reais. Aliás, a USP fora da capital, ela tem pouquíssimos campus novos, inclusive levando para lá Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental, investimentos vultosos. O Aeroporto, fizemos um grande investimento no Aeroporto que levou para São Carlos o Museu Aeronáutico, o Centro Tecnológico da TAM, hoje com mais de 1.000 empregos diretos, além de empregos indiretos. Vamos ter um outro investimento importante também no Aeroporto. A Fatec... Cidades maiores são ações que beneficiam mais a região, então nós vamos ter uma faculdade de tecnologia também. Em São Carlos já tem Etec, terá também a faculdade. E todo o empenho... Poupatempo. E todo o empenho para São Carlos e pra todos os municípios, sejam pequenos, sejam médios, sejam municípios grandes.


REPÓRTER: O AME e SP-318 o senhor ainda acha que sai ou não?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: SP-318 eu posso verificar. Eu verifico e já te dou a resposta. Tá bom?


REPÓRTER: Governador, a última vez que eu conversei com o senhor em Araraquara, em relação duplicação, da SP-318, que liga São Carlos ao Aeroporto, o senhor disse que iria analisar e já passou um bom tempo. O senhor chegou a...


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Deixa eu dar uma verificada, vou pegar aqui as prioridades.


REPÓRTER: E o AME, governador, tem alguma chance de sair? A 318 e concessão para eu vou... Deixa eu verificar a 318, eu dou o retorno. A saúde, nós vivemos o caos da saúde no Brasil inteiro. Enquanto o Ministério da Saúde não corrigir a tabela do SUS... As Santas Casas estão em colapso. A Santa Casa de São Paulo hoje está devendo 180 milhões de reais. Então lamentavelmente a situação mais grave hoje do Oiapoque ao Chuí é saúde, e se o Ministério da Saúde não corrigir a tabela do SUS as coisas só vão se agravar.


REPÓRTER: O prefeito de São Carlos esteve reunido com o senhor ontem, ele disse que fez um convite para o senhor ir à São Carlos tomar um café com ele e passar um tempinho lá com ele. O senhor já viu na agenda do senhor aí uma data?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Eu irei a todos os municípios, todos, todos, todos, os 645. Eu já fui até agora a 220 mais ou menos, irei a todos com certeza, pode por o café no bule.


REPÓRTER: O PSDB nunca governou São Carlos, o senhor acha que é uma das prioridades para vencer nessas eleições?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Eu não cuido de política, minha tarefa é governar o Estado.


REPÓRTER: Governado, com relação, por favor... Governador!