Coletiva - Lançamento da segunda etapa de concretagem de capitel da Linha 17-Ouro do Metrô - 20120611

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Lançamento da segunda etapa de concretagem de capitel da Linha 17-Ouro do Metrô

Local: Capital - Data: 06/11/2012

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Obra muito importante, a Linha 17 do metrô porque ela é uma obra, uma linha integradora, ela vai integrar a linha um que é a norte-sul, estação Jabaquara do Metrô, com aeroporto de Congonhas, então primeiro aeroporto com ligação metro ferroviária, tem uma estação dentro do aeroporto de Congonhas. Depois ela continua aqui acima da Avenida Roberto Marinho e ela integra com a Linha cinco do Metrô, que a linha que vai de Capão Redondo, Santo Amaro até Chácara Klabin, ela integra em Campo Belo. Depois ela integra com o trem na beira do rio Pinheiros, a estação da Linha nove, a estação Morumbi da Linha nove da CPTM. Depois ela passa por cima do rio Pinheiros, Panambi, Paraisópolis, estádio do Morumbi e integra com a Linha quatro lá na Francisco Morato, na estação Morumbi São Paulo. Então ela integra com a Linha um do Metrô, com aeroporto de Congonhas, com a Linha cinco do Metrô, com a Linha nove de CPTM na beira no rio Pinheiros e com a Linha quatro do Metrô. São quatro linhas de trem e Metrô integradas e o aeroporto de Congonhas. Então uma linha integradora, a Linha 17. As obras estão num ritmo forte, dia 30 agora saiu à última licença ambiental, hoje nós estamos colocando o primeiro capitel, que é aquele em cima dos pilares, aquela plataforma que vai correr o trem. Então já começa a instalar o capitel. Depois do capitel já põe as vigas, não é? E a viga já é o trilho, porque o trem é encaixado na viga, então a viga já é praticamente o trilho. Os 24 trens, trens carros cada trens, são 72 carros de passageiros, já estão em fabricação, já estão em fabricação, e nós estamos acelerando o máximo que a gente pode aqui a obra que vai ser então a linha, a primeira o aeroporto ligado com estação metro ferroviária, ninguém vai precisar ir de carro para Congonhas, e ao mesmo tempo a linha integradora, integrando quatro linhas, três de Metrô, 1, 5 e 4 do Metrô, uma de trem, Linha 9 da CPTM e o aeroporto de Congonhas. E hoje está sendo lançando o edital para os oito estações da primeira etapa. A primeira etapa ela sai da Vila Paulista que é no final aqui da Roberto Marinho, porque o outro trecho depende de desapropriações e das famílias irem para novas moradias, então ela faz da Vila Paulista, vem aqui em cima da Roberto Marinho, entra no aeroporto de Congonhas, tem uma estação dentro do aeroporto, e vai até a estação Morumbi da CPTM, na beira do rio. Então a primeira etapa são oito estações. Hoje está saindo o edital dois lotes, um lote para construir as quatro estações, o outro lote para construir as outras quatro estações. Então as oito estações na primeira etapa, a ligação do aeroporto de Congonhas, e nesta primeira etapa a integração aeroporto, Linha cinco do Metrô, e Linha nove da CPTM. Nós estamos programando esta primeira fase para o segundo semestre de 2014, meio de 2014, segundo semestre de 2014.



REPÓRTER: Para a Copa do Mundo, então?



GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Provavelmente. Não é uma obra para especificamente à Copa do Mundo, é uma obra para a cidade. Aliás, o estádio ele vai ser Itaquera, não é, mas ela vai servir ao Morumbi. Vai servir Panambi, Paraisópolis e Morumbi, o estádio do Morumbi, e a estação que integra com a Linha quatro que é a Linha-Amarela.



REPÓRTER: [ininteligível].



GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: É, acho difícil que a gente esteja operando até junho, nós vamos fazer o mais rápido possível.



REPÓRTER: [ininteligível] esse trecho do aeroporto e a marginal?



GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Exatamente. Mas nós já vamos iniciar a obra da passagem sobre o rio Pinheiros, a estação Panambi, a estação Paraisópolis já vai estar tudo já autorizado para ser feito. Então, a construtora já vai passar para o outro lado do rio, vai ter uma ponte muito bonita lá, e já vai para o outro lado avançar. Para o lado do Jabaquara aí nós estamos aguardando a questão das famílias porque há necessidade de prolongar a avenida. E hoje o edital das oito novas estações.



REPÓRTER: As estações já estão previstas para ampliação?



GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: É. E uma outra boa notícia é o lançamento do edital, provavelmente na semana que vem, do Expresso Guarulhos, que é um expresso aeroporto. Então nós teremos o outro aeroporto que é o aeroporto de Guarulhos, de Cumbica, também com o trem dentro do aeroporto. Então, nós devemos lançar o edital de pré-qualificação já para a obra. Aí é CPTM, é trem. Estação em Secap lá em Guarulhos e estação aeroporto. E na mesma semana lançar o edital de Varginha. Então esse trem da Linha nove que hoje está parado no Grajaú ele já foi de Jurubatuba até Grajaú, ele terá mais duas estações, a estação Mendes e a estação Varginha. Então já estamos chegando lá em Parelheiros, quer dizer, vai estender a Linha nove para zona sul de São Paulo.