Coletiva - Redução do ICMS dos medicamentos genéricos 20162302

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - Redução do ICMS dos medicamentos genéricos

Local: [[]] - Data:Fevereiro 23/02/2016

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: ... e gerar emprego. O setor da química, ele é estratégico, é fundamental para o país. E hoje viemos aqui para um encontro muito proveitoso com o Serginho da FEQUIMFAR, da Federação dos Químicos, e sindicalistas líderes dos trabalhadores de todo o estado de São Paulo. E uma grande conquista, que foi a partir de agora a redução do ICMS para o remédio genérico, de 18% para 12%, um terço a menos de carga tributária. Então, é um benefício para o consumidor, ter remédio mais barato, um estímulo ao crescimento do setor estratégico, que é a indústria farmacêutica, laboratório e química, e geração de emprego no estado de São Paulo. Uma grande conquista da Federação dos Químicos e da sociedade paulista.

REPÓRTER: O senhor vem perseguindo uma política fiscal de rebaixar alíquotas. Tem dado resultado, governador?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Tem dado resultado. Um outro setor que eu destacaria é o etanol. O etanol em São Paulo ele é competitivo. Por que ele é competitivo? Porque nós mantivemos a alíquota do ICMS da gasolina em 25%, mas reduzimos do etanol para 12%, é a menor alíquota do Brasil. Então, a maioria das pessoas com o carro flex, ela coloca o etanol, gera muito emprego também no setor químico aqui do Estado de São Paulo.

REPÓRTER: Para fechar, renovação de frota é importante, governador?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: É importante. Nós temos, a indústria automobilística ela tem uma cadeia produtiva muito longa, então, no momento de vendas baixas, nós temos que estimular a renovação de frota, tem o benefício do emprego, tem o benefício ambiental, e a outra, nós temos que ter grande foco na exportação. Às vezes a gente se conforma com o Brasil com grande mercado interna, de 200 milhões de consumidores, mas nós temos que focar também na exportação, e com o novo patamar do câmbio, com dólar a quatro reais, isso abre um espaço enorme, uma avenida para aumentar as exportações e aumentar a produção e geração de emprego no país.

REPÓRTER: Muito obrigado, governador. Categoria 23 de fevereiro de 2016 [[]]