Coletiva - Região de Jundiaí tem vacinação e entrega de Creche Escola 20211206

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - Região de Jundiaí tem vacinação e entrega de Creche Escola 20211206

Local: Campinas – Data: Junho 12/06/2021

Soundcloud

REPÓRTER: Governador, explica para a gente então, primeiro, o móvito da sua visita a Campo Limpo Paulista, aqui, entregando a creche hoje na ocasião, né?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR: Sim, hoje eu vim representando o governador João Doria, fazer a entrega de mais uma creche/escola, são quase 200 creches/escolas entregues nesses dois anos e meio da nossa gestão, e outras 200 estão em obras. E é um equipamento de qualidade, que agora a Prefeitura de Campo Limpo passa a administrar, atendendo 150 crianças, e diminuindo a fila de espera em creche aqui na cidade. Além disso nós anunciamos uma importante obra para a região, que é a recuperação da estrada que liga Campo Limpo até Atibaia. Serão 30 km de estradas completamente recuperados, com recapeamento e nova sinalização. E também assumimos aqui um compromisso na cidade de continuar apoiando Campo Limpo no combate ao COVID-19. Nós já fizemos um esforço grande de abrir leitos de UTI aqui na cidade, e esse esforço permanece apoiando a prefeitura nesse desafio, que é o combate ao COVID-19.

REPÓRTER: Sobre essas obras, há uma previsão de quando elas vão começar, e quando que devem ficar prontas?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR: A expectativa é que a licitação seja publicada nesse mês de junho, e são obras que vão levar de seis a 12 meses para ficarem prontas. Então no segundo semestre nós teremos o início dessas obras, e no começo do ano que vem a entrega. Além disso, hoje nós estamos com um esforço de vacinação dos profissionais da educação, em todo o estado de São Paulo. Nós anunciamos, portanto, que os profissionais da educação, que antes só poderiam ser vacinados após os 46 anos, agora nós liberamos a vacinação para toda a rede, a partir dos 18 anos. E também estamos em um esforço grande com as prefeituras, de vacinar os profissionais da educação até a semana que vem. Preparando a volta às aulas, e dando proteção aos professores e professoras.

REPÓRTER: Só para a gente encerrar, faça uma passagem rápida, a sua agenda, também o senhor esteve em Itatiba, né?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR: Hoje em Itatiba eu fiz a entrega também de várias obras de esgotamento sanitário, e de reservação de água, foram investimentos que a SABESP realizou. E Itatiba hoje vai contar com o primeiro centro de inteligência e monitoramento da SABESP de todo o estado, através desse sistema nós vamos ter previsão de eventual diminuição de água para a população, e como corrigir isso, como que a gente corrige perdas e falhas no sistema. Então é o primeiro centro de inteligência para a SABESP, feito para aquela região, são 13 cidades, e que isso vai ser levado também para todo o estado de São Paulo.

REPÓRTER: Vice-governador, bom dia. Referente a, inclusive pegando um gancho na sua resposta sobre as obras, como o estado de São Paulo tem feito, e continuará fazendo para manter esse equilíbrio entre essas restrições econômicas que por conta da pandemia foram impostas, e ao mesmo tempo manter o desenvolvimento dentro do estado?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR: A nossa grande preocupação agora no pós-pandemia, na medida em que a gente quer até outubro vacinar toda a população, é preparar o nosso estado para atender à população e outras doenças, nós temos uma fila muito grande de cirurgias eletivas que não foram feitas. Então a rede de saúde vai estar preparada para atender à essa demanda reprimida na saúde. Temos programas na área de proteção social. O Bolsa do Povo virá abrindo frentes de trabalho, emprego e renda para a população mais vulnerável. E também temos as medidas de apoio aos empreendedores, o Banco do Povo e a Desenvolve São Paulo vai criar linhas de capital de giro, para que a gente ative novamente a economia. Nós esperamos, portanto, em outubro, concluir a vacinação no estado de São Paulo, e cuidar da população mais carente, na área da proteção social, e apoiar o empreendedor para retomada do emprego e da renda.

REPÓRTER: Vice, é claro que dentro do cenário pandêmico ele incerto, mas podemos ter uma expectativa de que o plano São Paulo não regrida?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR: Essa é a nossa expectativa, nós temos que ter todo o cuidado com a pandemia, ela está em alta, o uso de máscara ele é fundamental, mas a gente acredita, como nós já fizemos um estudo em Serrana, que a população de Serrana foi toda vacinada, e lá a pandemia praticamente acabou, que fazendo isso em todo o estado de São Paulo nós teremos o fim da pandemia nesse ano, e a retomada das atividades.