Coletiva - SP anuncia a criação do 1º Distrito Turístico do Estado em Olímpia 20210209

De Infogov São Paulo
Revisão de 15h05min de 14 de setembro de 2021 por Fincatibianca (discussão | contribs) (Criou página com ''''Coletiva - SP anuncia a criação do 1º Distrito Turístico do Estado em Olímpia 20210209''' '''Local: Barretos – Data: [http://infogov.imprensaoficial.com.br/inde...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - SP anuncia a criação do 1º Distrito Turístico do Estado em Olímpia 20210209

Local: Barretos – Data: Setembro 02/09/2021

Soundcloud

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: O pessoal que está aqui conversando, vou pedir para vocês só dez minutinhos, dez minutinhos, nem dez minutos, seis minutinhos, são três perguntas, porque senão eles não conseguem capitar o áudio, e quem não consegue capitar o áudio não consegue editar a matéria. Então nós temos três perguntas, começando com o Tiago Vasconcelos, da TV TEM. Cadê você, Tiago? Obrigado pela paciência. Sua pergunta, por favor.

TIAGO VASCONCELOS, REPÓRTER: Governador, a minha pergunta, junto com a Fabiana, da Rede Vida, a gente uniu aí para ficar mais fácil...

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Boa, obrigado, Fabiana.

TIAGO VASCONCELOS, REPÓRTER: A gente está vendo o distrito aqui em Olímpia, o senhor comentou um pouquinho dessa importância, dessa unificação. Como fica isso para o estado, a importância turística do estado? Outros distritos vão aparecer daqui para frente? Como é que é esse planejamento que vocês estão fazendo desse setor aí importante?

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Boa pergunta, Tiago. Eu vou dividir, vou compartilhar com o Vinícius Lummertz a resposta. Primeiro que nós aqui em São Paulo acreditamos no turismo, o turismo é política pública e de economia pública com seriedade, aqui em São Paulo nós não colocamos no escanteio o turismo, e nem escolhemos alguém de conveniência política para administrar o turismo, escolhemos um profissional do turismo, por isso que os Vinícius Lummertz, que foi ministro dessa área no governo Temer, e ex-secretário de turismo também do seu estado, de Santa Catarina, e ex-presidente da Embratur, foi escolhido para essa finalidade. Então ele vai fazer agora a sua resposta.

VINÍCIUS LUMMERTZ, SECRETÁRIO DE TURISMO: Obrigado, governador. Bem objetivamente, nós temos dois candidatos concretos para os dois primeiros distritos turísticos do estado de São Paulo. O primeiro, Olímpia, seguiu todos os trâmites. E só para resumir, é preciso que haja projeção de alto impacto no turismo. Algumas pessoas perguntam: "E as instâncias e os MITs?". Estão na região. O próprio município de Olímpia, governador, receber R$ 2,300 milhões esse ano em recursos, para obras novamente de instância. Mas senhores são os polos estratégicos. Então nesse momento, dois. Segundo, aqui o candidato é o Serra Azul, que já tem fluxo de visitantes muito alto, já tem 3 milhões de visitantes, porque tem lá Hopi Hari e Wet'n Wild, que são parceiros desse [Ininteligível]. Porque é o estado dos parques temáticos, é o estado das grandes estradas, dos grandes fluxos, dos aeroportos privatizados. Para atender São Paulo, o Brasil e a região. Competir internacionalmente, sim, em médio prazo, com os polos internacionais. E finalizando, governador, não é só nessa área, também na área de parques naturais, é possível competir, trazer a proposta, desde que haja impacto econômico para aquela região, o distrito funciona quando se resolver assim, em um shopping, como aquela loja grande. E como é o nome da loja grande do shopping? É a loja âncora. Ele tem funcionado como âncora. E inclusive cidades hierárquicas, se assim propuserem e tiverem ações de serem aceitas como tal nessa terra da lei, do decreto, e do [Ininteligível] para fazer a gestão, e vai ser gerido aqui, estado, município, e iniciativa privada.

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Obrigado, Vinícius. Tiago, apenas para completar, São Paulo já é o maior destino turístico com Brasil, não há nenhum outro estado com volume de turistas que recebe mais do que o estado de São Paulo. E isso falando de outros estados, que tem uma vocação turística também muito clara, Santa Catarina, Rio de Janeiro, apenas para citar dois desses estados, da Bahia, Pernambuco, mas é São Paulo que recebe o maior número de turistas no Brasil. Recebeu em 2019, recebeu em 2020, mesmo durante a pandemia, e agora em 2021 vamos viver a partir do próximo mês de outubro uma explosão no volume de turismo interno, ou seja, turismo dos brasileiros, e a partir do ano que vem, provavelmente a volta do turismo internacional para São Paulo. Agora vamos à Joice Cremonesi, do SBT. Boa tarde.

JOICE CREMONESI, REPÓRTER: Boa tarde, para todos. Aproveitando a presença do senhor, eu gostaria de saber, a Polícia Civil ela tem participado, tem colaborado com as investigações ao assalto que ocorreu na cidade de Araçatuba, né? Ela tem contribuído com a Polícia Federal. Eu gostaria de saber se o senhor tem alguma atualização dessa situação?

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Joice, vou responder, mas vou pedir mais uma vez ao pessoal que está falando ali atrás, se puder pelo menos, abaixar um pouquinho o tom, senão a gente não consegue atender os jornalistas, eles estão aqui trabalhando. Joice, ontem nós tivemos a reunião do Conselho de Segurança Pública do estado de São Paulo, esse foi o tema central desta reunião, que envolveu todo o comando da Polícia Militar, todo o comando da Polícia Civil, da Polícia Científica, também da Secretaria de Justiça do estado de São Paulo, e o próprio governador. As investigações estão seguindo, pela Polícia Federal, e também pela polícia estadual do estado de São Paulo, Polícia Civil e a Polícia Militar. Três meliantes, um está morto, o outro está em uma situação crítica, hospitalizado, e temos um terceiro que está preso. As investigações seguem, há uma visão de que é possível a elucidação deste crime, porque a reação da polícia foi uma reação inesperada pelos meliantes, pelos bandidos, porque nós temos um BAEP - Batalhão Especial da Polícia Militar, que fica em Araçatuba, e nós compramos nesse governo um nível de armamento de altíssima qualidade, todos os armamentos importados, espingardas, metralhadoras, pistolas, e também equipamentos de inteligência, e a reação da Polícia Militar foi muito superior ao que os bandidos imaginavam, completamente diferente do que houve não muito distante, em Botucatu, crime semelhante. Então essa reação colocou os bandidos em fuga, e agora as investigações prosseguem, repito, com a Polícia Federal, e a Polícia Militar e a Polícia Civil do estado de São Paulo. Em breve o nosso Coronel Camilo, que é o secretário executivo de Segurança Pública, dará mais informações. Obrigado, Joice. Vamos agora à última pergunta, que é da Anali Venâncio, da TV Band Paulista. Anali, boa tarde.

ANALI VENÂNCIO, REPÓRTER: Oi, governador. Boa tarde. Vamos à minha pergunta, que é sobre a terceira dose. O governo do estado anunciou um estudo que a Coronavac é eficaz em casos graves, em relação contra a variante Delta. Nesta terceira dose. Em contrapartida, nós temos o Ministério da Saúde que indica, orienta a Pfizer. O senhor pode caracterizar essa contradição com uma disputa política por parte do Governo Federal?

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Anali, nós aqui em São Paulo seguimos a ciência, a medicina e a vida, e por isso acertamos, e por isso que trouxemos a primeira vacina para o Brasil, que é a Coronavac, uma vacina classificada como eficaz e segura pela ANVISA, e também por Agências de Vigilância Sanitária internacionais. Tomamos a decisão de aplicar a dose adicional, incluindo pessoas de 60 a 69 anos, contrariamos o Ministério da Saúde, diga-se, que indicava apenas a partir de 70 anos. Estabelecemos um programa de vacinação que nesse momento nisso já temos 59,450 milhões de doses de vacinas aplicadas em São Paulo. Nesse exato momento, falando com você, o resultado das 13h, 51% da população do estado de São Paulo já está na plenitude da sua vacinação, com as duas doses da vacina. 98,7% da população do estado de São Paulo já tomou a sua primeira dose da vacina. Seguimos vacinando, e por isso que podemos decretar o fim da quarentena, e agora retomando gradualmente, com cuidado, com zelo, com protocolos, como uso de máscara, retomada das atividades econômicas do estado de São Paulo. E entregamos ontem mais 1,414 milhão de doses da vacina do Butantan, agora são 94,800 milhões de doses da vacina entregue para o Brasil. E ainda vamos completar o contrato com 100 milhões de doses até o final da semana que vem. Portanto, aqui em São Paulo nós confiamos na ciência, e não na ignorância. E sabe por quê? Porque a ignorância mata, e a ciência salva. Obrigado, pessoal. Agradeço a presença de todos. Obrigado, pelo trabalho dos jornalistas. Viva a Olímpia! Viva à vida, minha gente! Obrigado!