Coletiva - SP entrega primeiro trem com bagageiro para linha que vai até o Aeroporto de Guarulhos 20200301

De Infogov São Paulo
Revisão de 12h54min de 6 de fevereiro de 2020 por Alinemourasilva (discussão | contribs) (Criou página com ''''Coletiva - SP entrega primeiro trem com bagageiro para linha que vai até o Aeroporto de Guarulhos''' '''Local: Capital - Data: [http://infogov.imprensaoficial.com.br/ind…')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - SP entrega primeiro trem com bagageiro para linha que vai até o Aeroporto de Guarulhos

Local: Capital - Data: Fevereiro 03/02/2020

Soundcloud

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Mais algum? Tem mais algum?

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Não.

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Pessoal, bom dia! Obrigado pela presença de todos aqui. Ao lado do secretário Alexandre Baldy, também do Pedro Moro, presidente da CPTM, nós vamos anunciar aqui na linha 13 Jade da CPTM, uma nova composição. Uma composição com características diferenciadas, aumentando o conforto e a funcionalidade de todos os usuários. O secretário Baldy vai especificar o que muda nessa composição e quando nós estaremos iniciando esse serviço e qual a vantagem que a população vai ter. Baldy.

ALEXANDRE BALDY, SECRETÁRIO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS: Bom dia, governador! Bom dia a todos! Hoje a CPTM entrega o primeiro trem da séria 2.500. Uma séria de uma empresa chinesa que estava já no Brasil, governador, assim como outras composições que já chegaram, secretário Caran, para compor a linha 13 Jade, como explicou o governador João Doria. Para que possam, os passageiros que utilizam aqui como a Luz e o destino Aeroporto de Guarulhos, possuírem os bagageiros, aqueles que comportem as malas, para que o destino do Aeroporto, como essa linha foi idealizada, ela possa ser confortavelmente para todos aqueles que a utilizam no dia a dia no seu trajeto para que eles possam ser realizados. Assim aqueles que vêm do aeroporto de Guarulhos para o centro de São Paulo, também como os que vão do centro de São Paulo para o Aeroporto de Guarulhos. Então são trens novos. O primeiro começa a operar hoje, governador João Doria, assim como os demais que já estão aqui no Brasil, estão sendo desembaraçados pelos órgãos responsáveis, estão sendo também hoje testados e aqui colocados pela CPTM, com a equipe técnica operacional para que possam ser entregues, possam ser entregues com segurança para que possam também iniciar no devido prazo para que os oito trens estejam operando na linha 13 Jade já nos próximos meses.

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Obrigado, secretário. Eu queria registrar a presença do Edson Caran, Secretário Municipal de Transportes. Está aqui representando o nosso Bruno Covas. Todas as ações que nós fazemos aqui na capital de São Paulo fazemos em conjunto com a prefeitura da capital de São Paulo, assim como na região metropolitana com aqueles que representam, evidentemente, prefeitos da região metropolitana de São Paulo. Registrar também a presença do deputado Jeferson Campos, deputado federal que está aqui conosco. E o Carlos César, deputado estadual, que igualmente está aqui ao nosso lado. Bem, nós vamos agora abrir a cinco perguntas de vocês. O tema é o tema transporte urbano. Cinco jornalistas não estão inscritos, mas podem fazer a sua inscrição, podem pedir a palavra a partir de agora. Giba. Só um segundo. Só passar a composição. Só... Terminando. Vai, Giba.

GIBA, REPORTÉR: Secretário [ininteligível], Boa tarde. Essa linha, é a aquela linha que estava prevista desde outubro de 2005, foi para 2014, não foi entregue [ininteligível]. Esse novo trem, com esses moldes [ininteligível]. Muito além do esperado [ininteligível] São Paulo?

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Vou dividir a resposta com o secretário Alexandre Baldy. Nós estamos aqui para resolver problemas, não para fazer avaliação do passado. Passado passou, quem deixou de fazer deixou de fazer, nós não perdemos tempo aqui fazendo acusações sobre ex-governadores, mas sim posições sobre o que nos cabe fazer. Nós não vamos ter nenhuma obra parada nem do metrô, nem da CPTM, nem de rodovias. Até junho deste ano todas as obras serão retomadas. E esta linha especificamente, a linha 13 Jade, ela será complementada a medida em que viabilizamos com o Governo Federal e com a Gru Airport a extensão de mais 1.500 metros até os três terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Que era fundamental para que a linha possa ter a sua densidade e o seu uso como deveria ser. A meu ver não é aceitável que uma linha que leve passageiros ou trabalhadores até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, ou traga trabalhadores ou passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, não chegue até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, como governador foi uma das primeiras inconformidades e que eu pedi ao secretário, na verdade determinei até para que já no ano de 2019 tivéssemos uma solução. Felizmente conseguimos essa solução numa ação conjunta com o Governo Federal, com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, e essa solução já foi, inclusive, anunciada. Mas sobre isso pode falar também Alexandre Baldy.

ALEXANDRE BALDY, SECRETÁRIO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS: Bem, é importante esclarecer que esta é uma das mais importantes medidas para que possamos agregar o volume muito expressivo de passageiros, por quê? Liga o maior aeroporto da América Latina na capital econômica do nosso país, e é claro, o [ininteligível] da América do Sul ao centro da cidade de São Paulo. E também a CPTM através da diretriz do governador João Doria tem investido para que nós consigamos aumentar o número de trens, aumentar o número de viagens nos dois sentidos, seja aqui do centro até o Aeroporto de Guarulhos, seja do Aeroporto de Guarulhos até o centro. Então estamos idealizando com investimentos de mais de R$ 300 milhões para melhorias da infraestrutura nos trilhos do centro da cidade para que nós consigamos melhorar expressivamente as linhas 11 e 12 e especialmente a linha 13, para que consigamos aumentar, sobretudo nos horários de pico, o número de viagens para atender uma demanda muito maior de passageiros.

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: O secretário Baldy pode dar informações inclusive cronológicas para vocês agora sobre o estágio da implantação do monotrilho no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que é prioritário, conforme já mencionei. Esse monotrilho na sua implantação ele será gratuito, interligando a estação terminal da CPTM e mais os terminais um, dois e três do Aeroporto Internacional de Guarulhos, colocando assim o principal aeroporto da América Latina num patamar de primeiro mundo do ponto de vista de funcionalidade e mobilidade, tanto para passageiros quanto para trabalhadores. O cronograma, Baldy.

ALEXANDRE BALDY, SECRETÁRIO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS: Bem, hoje, governador, o Aeroporto de Guarulhos, o GRU Airport Consórcio está aqui presente participando conosco dessa cerimônia, para que possa também corroborar com essa nossa dedicação para que consigamos fazer a ligação da linha 13 Jade aos três terminais de passageiros. Na quarta-feira eles estarão reunidos com a ANAAC, Agência Nacional de Aviação Civil, para apresentarem as propostas conclusas que eles foram ao mercado buscar, para que a ANNAC remeta ao Ministério da Infraestrutura nos próximos dias. E nós estaremos, eu, Governador João Doria e demais integrantes, sobre o assunto da extensão integrando Aeroporto de Guarulhos e os três terminais a linha 13 Jade, no Tribunal de Contas no mês de fevereiro, na segunda quinzena, para tratar com o ministro que é o responsável pela área de infraestrutura, sobretudo com apoio do ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, para que nós consigamos iniciar essa obra no primeiro semestre de 2020.

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Muito bem. Mais perguntas?

ADAMO BAZANI, SITE DIÁRIO DO TRANSPORTE: Sobre esses novos trens...

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Desculpa. Qual o seu veículo? Só pra...

ADAMO BAZANI, SITE DIÁRIO DO TRANSPORTE: É Adamo do site Diário do Transporte.

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Ah, ok.

ADAMO BAZANI, SITE DIÁRIO DO TRANSPORTE: Sobre esses novos trens, eles vão agregar a frota e aí os outros trens voltam para as outras linhas ou haverá uma substituição?

ALEXANDRE BALDY, SECRETÁRIO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS: Obrigado. Os trens da série 2.500 da CPTM na linha 13 Jade, eles agregam a frota. Agora, o planejamento operacional, ele é feito de acordo com a demanda. Havendo demanda necessária para que os trens atuais permaneçam na linha, permanecerão. Não havendo demanda para que eles permaneçam na linha, os trens que estão hoje operando na linha 13 Jade eles estarão sendo remanejados para as outras linhas que a CPTM opera.

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Mais alguma pergunta?

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Governador, esses trens vieram da China. Já foram entregues quatro trens. Faltam outros quatro. Com essa questão lá do Coronavírus, pode ser que atrase a entrega? Qual que é o plano de entrega para esses outros quatro que estão faltando. Da linha 7-Rubi, ela vai até o Brás de segunda a sexta, qual a expectativa para que ela passe a ir ao Brás todos os dias?

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Da linha sete o secretário Baldy pode explicar. As demais composições já estão aqui. Elas estão sendo desembaraçadas do ponto de vista alfandegário, mas todas elas estão aqui. E as novas encomendas que temos na China, a priore não sofrerão nenhum atraso, até este momento não há nenhuma indicação de atraso daquilo que ainda não chegou. Mas estas composições especificamente já estão aqui no Brasil, estão no porto de Santos sofrendo... Já estão até na CPTM, portanto serão colocadas em funcionamento muito em breve. Portanto o risco, nesse caso, é absolutamente zero. Linha sete.

ALEXANDRE BALDY, SECRETÁRIO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS: A linha sete, ela hoje com esses investimentos que eu mencionei que a CPTM realiza com a diretriz do governo do estado de São Paulo, ela sim tem diretriz para chegar até o Braz durante a semana. Mas aos sábados a linha dez Turquesa, ela vem até a estação da Luz. Dessa forma o expresso no dia de sábado que faz esse trajeto, e com todos esses investimentos que serão realizados pra que a gente possa avaliar dentro dessa necessidade ou dentro dessa demanda para que a gente consiga trazer a linha dez até a estação da Luz. E também levar a linha sete Rubi até o Braz aos finais de semana.

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Alguma pergunta a mais? Giba, tem direito a reprise.

GIBA, REPORTÉR: [ininteligível].

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Ok.

GIBA, REPORTÉR: Como é que serão esses trens na verdade né? Tem bagageiro, tem espaço para bagagem maior. Em um eventual aumento de passageiro, como é que vai ser para usar essas [ininteligível]. Garantindo que as pessoas vão conseguir colocar essas malas, como funciona?

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Eu vou dividir a resposta com o Baldy. Giba, a capacidade dos trens não muda, é a mesma capacidade, só que com mais funcionalidade e o grau de conforto maior, principalmente pelos bagageiros que foram instalados para permitir bagagem de mão ou bagagens até uma determinada cubagem daqueles que são passageiros indo para Guarulhos ou retornando de Guarulhos. E a funcionalidade também do acesso, acessibilidade para as pessoas com deficiência e a qualidade também do ar condicionado. É um aprimoramento, já funciona bem, mas essas novas composições vêm com agregação ainda maior de tecnologia nesse sentido. Agora a capacidade é rigorosamente a mesma. Baldy. Quantos passageiros por composição?

ALEXANDRE BALDY, SECRETÁRIO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS: O trem da série 2.500 que hoje o governo do estado de São Paulo entrega à CPTM para operação na linha 13 Jade ele tem a mesma capacidade de transporte de passageiros, ou seja, dois mil passageiros naquelas composições. Os bagageiros que estão sendo entregues neste novo trem acomodam bagagens de todos os tamanhos para que possam confortavelmente e de modo que hoje é atuado em todas as partes do mundo nos sentidos que os aeroportos são as conexões utilizadas para também atender esse fluxo. Portanto o governo do estado hoje atende os passageiros que vão ao Aeroporto de Guarulhos, mas da mesma forma com conforto os passageiros que utilizam para o seu trabalho no dia a dia.

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Muito bem. Última pergunta, se tivermos.

ORADORA NÃO IDENTIFICADA: Encerrado.

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Ah, ok.

ORADORA NÃO IDENTIFICADA: Tem que fazer uma gravação e o trem vai chegar.

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Tá bom. Então, pessoal, muito obrigado pela presença de todos. Nos veremos muito em breve. Obrigado, um bom dia pra vocês e boa semana.

ORADORA NÃO IDENTIFICADA: Vai ser aqui mesmo pra adiantar.