Coletiva - Sanção da Lei Complementar que cria a Aglomeração Urbana de Piracicaba - 20122606

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva da Sanção da Lei Complementar que cria a Aglomeração Urbana de Piracicaba

Local: Capital - Data: 26/06/2012

REPÓRTER: Governador, qual é a importância da assinatura Piracicaba se tornando agora em aglomerado urbano?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, nós estamos redesenhando o mapa do estado de São Paulo, procurando fortalecer as regiões. Então, o Aglomerado Urbano de Piracicaba reúne 22 municípios, bacia do Rio Piracicaba também no Corumbataí, uma das regiões mais prósperas do estado, um dos maiores IDHs do Brasil, grande polo de desenvolvimento da ciência, da indústria, do agronegócio, de serviço e com a lei do aglomerado urbano nós teremos o Conselho de Desenvolvimento reunindo os 22 prefeitos, 22 prefeitos, 22 municípios, grandes municípios como Piracicaba, Limeira eu Rio Claro, municípios também médios e menores, Conselho Consultivo com empresários, trabalhadores, academias, universidades, sociedade civil e também posteriormente o fundo para investimento e para trabalharmos juntos. O problema no lixo, os resíduos sólidos, problemas de transporte, integrações de modais, hidrovia, ferrovia, aerovia, rodovias, que tem ótimas rodovias na região, segurança pública, meio ambiente, saúde, regionalização da saúde, enfim, temas extremamente importantes.


REPÓRTER: Já há algum projeto, governador; específico para essa região?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, nós temos vários projetos de grande importância, um dos maiores projetos do estado, um e meio bilhão, é a hidrovia Tietê / Paraná que será prolongada finalmente até do distrito de Artemis, em Piracicaba. Aliás, eu sempre fico na dúvida, se é Artemis ou Ártemis, não sei qual é....qual é o correto?


ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Ártemis.


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Ártemis? Artemis, proparoxítona. O falecido José de Alencar, a minha família é mineira, então ele dizia, olha, não é Alckmin, é qual Alckmin, porque em Minas palavra paroxítona não ganha eleição, só oxítona, então é Alckmin. Lá é Ártemis, é proparoxítona. Então esse é um projeto, mas eu diria que a questão de transporte, de saneamento, como é que nós vamos partilhar a água, como é que nós vamos tratar esgoto da região, resíduos sólidos, buscar as melhores soluções; já nós antecipando a isso a Sabesp já está autorizada por lei a trabalhar não só em saneamento, mas também em resíduos sólidos, então ela pode fazer uma consórcio com a região, buscando as melhores soluções para a usinas, para as áreas de destino final do lixo.


REPÓRTER: Como fica a questão de telefonia com a criação do Aglomerado Urbano? [ininteligível].

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, boa pergunta. Cadê o Edson, está aí? Eu até estava pensando ali. No caso do aglomerado urbano tem alteração tarifária?


EDSON GIRIBONI, SECRETÁRIO DE SANEAMENTO E RECURSOS HIDRICOS: Tem alteração, mas a ANATEL precisa autorizar.


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Então o que é que deverá acontecer? Entre os municípios da região, não deverá ser cobrada DDD, quer dizer, nenhum acréscimo. Mas isso precisa ser aprovado pela ANATEL, que é área federal, mas cria AS condições jurídicas para que isso aconteça.


REPÓRTER: Governador, o senhor acredita que esse seja um modelo a ser seguido para o desenvolvimento do Estado e em todas as regiões?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Eu vejo que sim. Se você pegar os Estados Unidos, eles têm os chamados condados. O que é que é o condado? São dez, quinze cidades, municípios que tem algumas atividades que são integradas. Se pegar a Alemanha tem os chamados Land Cruisers, que são também essas regiões, não é? Piracicaba é uma região, praticamente, né, do ponto de vista hidrográfico, ponto de vista geográfico... Então, o que se deseja é que esses 22 municípios a gente resgate planejamento regional através da Emplasa, desenvolvimento regional e políticas públicas regionais. Vamos pegar a Saúde, não para todo município ter hospital, não dá para todo município ter UTI, mas você tem que ter um sistema regionalizado, hierarquizado, referenciado para ter uma solução melhor. Está bom? Tem um café aí.


REPÓRTER: Obrigado.