Coletiva - Sanção do projeto de lei complementar do Novo Ensino Integral, assinatura de convênio do Programa Creche-Escola com 26 municípios e assinatura de convênio para obras escolares com oito municípios 20122812

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - Sanção do projeto de lei complementar do Novo Ensino Integral, assinatura de convênio do Programa Creche-Escola com 26 municípios e assinatura de convênio para obras escolares com oito municípios

Local: Capital - Data: 28/12/2012


REPÓRTER: (ininteligível) a questão da ampliação do programa de escola integrada, ano que vem vão para 69 escolas, esse ano são 16, o ano que vem 69. O senhor falou que quer ampliar mais?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Quero, nossa prioridade são as escolas de tempo integral. Já temos 69 escolas de tempo integral, a nossa meta é mais 400 escolas em tempo integral, e o professor em tempo integral, a gratificação era 50%, se o professor está em tempo integral em uma escola de tempo integral, ele recebia além do salário, uma gratificação de 50%. Nós aumentamos para 75% a gratificação, quase dobra o salário dele. Então, é uma conquista importante e os resultados são espetaculares. Então, primeira boa noticia: aumento da gratificação para o professor em tempo integral, 75% a mais, além do salário. A segunda boa notícia é a ampliação das escolas de tempo integral, do ensino fundamental e do médio, que é o Vence, aí faz junto com o técnico. E a terceira é a nomeação de 10.364 novos professores. Nós estamos chegando a 34 mil professores concursados, nomeados nesses dois anos.

REPÓRTER: O senhor falou da meta de 400 escolas, ainda sobre a escola de tempo integral. Para quando é essa meta? E eu gostaria que o senhor falasse também do resultado, qual foi a diferença que o senhor sentiu desde a aplicação desse programa?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, a meta é 2014. Então, para este ano já são mais 59 escolas em tempo integral. Nós estamos fazendo, ouvindo a comunidade escolar, os professores de acordo, os pais dos alunos também, e a escola ter espaço físico para poder ficar, porque tem escola que não cabe, quer dizer, ela tem uma turma de manhã, uma turma à tarde, não tem jeito de implantar. Então, nós precisamos de prédios novos, isso nós vamos fazer também, prédios maiores para poder... Voltados à escola de ensino de tempo integrado. Então, a meta é 2014. Os resultados, o professor Paulo pode detalhar, mas eu vi um estudo que mostrou seis meses de escola de tempo integral, o salto em português e na interpretação de texto, e matemática. Então, resultados excepcionais.