Coletiva - Viagem inaugural do Via Expresso + entrega de novo trem para a linha 11-Coral-Expresso Leste 20160308

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - Viagem inaugural do Via Expresso + entrega de novo trem para a linha 11-Coral-Expresso Leste

Local: [[]] - Data:Agosto 03/08/2016

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Uma grande alegria estarmos hoje, que teremos aqui o primeiro jogo, daqui a pouco, de futebol feminino da olimpíada no nosso país, estarmos aqui por três razões. A primeira, a Fundação Pró-Sangue, e quero cumprimentar aqui o professor Vanderson Rocha, na campanha “Sua Doação Vale Ouro”, pra gente aumentar a doação de sangue. É uma boa campanha unindo o esporte, esse sentimento de solidariedade com a doação de sangue. A segunda razão é a entrega de mais um trem, um trem com oito carros, zero quilômetro, série 8.500, um trem dos mais modernos do mundo, vagão contínuo, maior motorização, sistema de ar-condicionado, câmeras de vídeo, é o segundo de 65 trens. Nós adquirimos 520 carros, 65 trens, 35 fabricados pela CAF, no Brasil, em São Paulo e Hortolândia, e 30 fabricados pela Hyundai Ferrovias, uma nova fábrica em São Paulo em Araraquara. Nós vamos entregar um trem a cada 15 dias, esse é o segundo trem novo que tá sendo entregue aqui para a Linha 11, que é a maior linha da CPTM, só esta linha transporta 800 mil passageiros/viagem por dia. E a terceira razão é o Expresso Olimpíada. Nós teremos todos os dias de jogos, três horas antes dos jogos, um trem expresso, não parador, da Luz até Itaquera, aqui Corinthians, em 19 minutos, direto, teremos um trem a cada oito minutos saindo lá da Luz. E quando as partidas terminarem, forem à noite, o metrô vai funcionar até 1 hora da madrugada, até a hora necessária, como se fosse no sábado pra poder o pessoal todo poder voltar pra casa. E além do Expresso Olimpíada, o Expresso Olímpico, nós estamos também fazendo uma linha especial de ônibus que é de Guarulhos, uma linha especial do aeroporto de Guarulhos até aqui, direto em 20 minutos, sem parar. Então um ônibus especial só para esse período da olimpíada, também três horas antes dos jogos até duas horas depois dos jogos. E o reforço na Linha 257 que é a linha Aeroporto Guarulhos - Estação Tatuapé. Esse é um ônibus que para, mas ele terá um grande reforço pra atender também a população. Então quem chegar no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, vai ter duas opções: a linha normal, 257, do aeroporto até aqui a estação do metrô aqui na porta da Arena Corinthians, em Itaquera, ou a linha especial que vem em 20 minutos com intervalos de... Aliás, sem parada e com intervalo de 20 minutos até aqui Itaquera. Também nós temos aqui no estádio, excepcionalmente, né, esta passarela também maravilhosa que foi feita pra Copa do Mundo aqui para o estádio aqui da Arena Corinthians, e temos raramente no mundo se tem isso, duas linhas, uma de metrô e uma de trem aqui na porta do estádio. Quero agradecer ao Dr. Clodoaldo Pelissioni, nosso secretário de Transporte Metropolitano, Dr. Paulo Magalhães, presidente da CPTM, e todas as suas equipes aí.

REPÓRTER: Governador, o Poupatempo está fechado, uma recomendação do Comitê Olímpico, as pessoas estão reclamando, inclusive, porque está fechado. Qual que é a alegação? Por que é que tem que fechar o Poupatempo? Qual o risco que oferece?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Eu até vou verificar porque eu não sabia, mas eu vou verificar qual a razão, né, desse fechamento.

REPÓRTER: Todos os jogos, ele vai fechar.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Eu vou verificar direitinho.

REPÓRTER: Governador, a Record teve uma informação de que um suspeito está preso no Instituto de Criminalística, ele estaria planejando um atentado terrorista no metrô. O senhor está sabendo disso? Ele foi preso hoje de manhã.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: É, ele foi preso, mas parece que é mais... era uma pessoa que dava trote, vamos dizer, fazia mais trote. Mas na dúvida está preso, porque também não é possível fazer trote ameaçando ato terrorista. Então, está preso e todas as providências foram tomadas. Mas tudo indica que era uma pessoa que, equivocadamente, né, desequilibradamente passava trote. Mas já está detido.

REPÓRTER: Mas que tipo de trote? O que é que ele fala nas gravações?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Deixa a própria polícia, ela explicita melhor.

REPÓRTER: Governador, os vereadores da Câmara Municipal [ininteligível] da saída dos policiais militares lá do prédio Anchieta. Por que é que o Governo do Estado retirou esses policiais [ininteligível]?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, é natural que os órgãos do Estado tenham a sua assessoria militar. Então, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas. Agora, a Câmara Municipal, você tem a Guarda Civil Metropolitana exatamente pra isso. Uma das principais funções da Guarda Civil é zelar pelo patrimônio público, né, dos prédios municipais. Vou passar aqui pra eles, aí eles podem detalhar melhor aí a--

REPÓRTER: O senhor pode--

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Então, só recapitulando... Pois não.

REPÓRTER: O coletivo era 19 minutos, 6h23, a gente cronometrou.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Ah, você cronometrou? Olha aí. A área técnica aí, os técnicos vão chamar os universitários aí, né? Os técnicos vão explicitar.

REPÓRTER: Governador, os trens vão servir à população em todos os eventos? Esse é um expresso pra população?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: O trem sim, é um trem novo, não é para a olimpíada, é um trem permanente, então esse é mais um trem. Nós vamos receber até o ano que vem, 65 trens zero quilômetro. Eles têm dois objetivos: primeiro, trocar alguns trens ainda na década de 50 que estão rodando, e são os que mais quebram e dão problema. Então, tirar essa frota que tem mais de 60 anos. E a outra é mais trem pra atender a população. E tendo mais trem você melhora o conforto e você reduz os horários, você oferece mais viagens para a população. Isso independe da olimpíada. Agora, esse expresso direto sem parada é como foi na Copa do Mundo, aí é só antes dos jogos e depois dos jogos, tendo jogo aqui em Itaquera.

REPÓRTER: Governador, mas antes dos jogos da noite eles vão funcionar só entre 14h e 17h, mas os jogos são às 19h.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Não, você tem dois dias, dois dias só. Nós vamos ter jogos aqui em Itaquera, nós vamos ter jogos... Nós vamos ter dez partidas, futebol masculino e futebol feminino, em sete dias. Dois desses dias, 10 e 12 de agosto, o jogo é 19h. Aí não tem como a gente na hora do pico fazer igualzinho nos outros dias. Aí você vai fazer um mix, que o Dr. Clodoaldo e o Dr. Paulo podem explicitar, um mix, vai ter um trem direto e um trem parador, faz um mix pra não prejudicar a população na hora do rush, na hora do pico. Tá bom?

REPÓRTER: Obrigado, governador. Categoria 03 de agosto de 2016 [[]]