Coletiva - Visita à 6ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite - Feileite - 20121911

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - Visita à 6ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite - Feileite

Local: Capital - Data: 19/11/2012

REPÓRTER: ... Qual é a função do atual custo da ração, a questão da seca, a produção está comprometida, o que o senhor pode dizer a eles, as linhas de créditos disponíveis são suficientes para atender eles nesse momento?


GOVERNADOR DE SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN: Olha, nós tivemos bons anos na pecuária de leite, tivemos agora um aumento do custo de produção, especialmente aumento do preço de milho, de soja, aumento da ração. Isso é passageiro. O Estado de São Paulo é o sexto maior produtor brasileiro de leite, terceiro maior na área industrial do leite, o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo de leite. Leite é um alimento perfeito, e os derivados do leite, os produtos lácteos, iogurte, queijo, são os melhores produtos para a saúde da população, acho que nós podemos ter no Brasil um aumento desses produtos importantes por melhora de renda da população. Nesse momento é crédito que é através do Feap, nós temos um programa de crédito que a secretária da Agricultura pode detalhar melhor, estamos trabalhando também na questão da sanidade animal. O ano passado foi 99% vacinação contra aftosa, esse ano queremos chegar aí perto de 100%. As estradas rurais, grande programa de vicinais e de melhor caminho também. Aqui o Centro de Eventos nós queremos que ele triplique de tamanho, a Secretaria da Agricultura ela vai mudar para o antigo hotel Esplanada no centro de São Paulo, atrás do Teatro Municipal e toda essa área vai ser para centro de eventos, centro de grandes convenções, exposições, hotéis, enfim, para poder crescer essa área. Pecuária leiteira é muito importante porque gera muito emprego, mão de obra intensiva, agrega muito valor. Nós temos o maior programa de compra de leite do Brasil, 7% da produção leiteira do Estado de são Paulo o Governo compra, é o Programa Viva Leite, leite fluido, comprado dos produtores, das cooperativas, das usinas. Então um grande programa que tem um lado social, atender as crianças, atender os idosos, as famílias e tem um lado também de ajudar a pecuária de leite, quer dizer, estimular a pecuária leiteira em São Paulo.


REPÓRTER: E o ICMS, governador?


GOVERNADOR DE SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN: O ICMS é zero. No caso do leite é zero aqui não tem e nós reduzimos bastante para os produtos lácteos. Mas o leite já é ICMS zero. O que nós reduzimos foi agora para o suco de laranja de 18% para 12%. Mas queria destacar aqui a beleza da Feileite, eu que venho aqui todos os anos, meu pai era veterinário, apaixonado pelo Jersey, então é uma alegria ver aqui a beleza dessas exposições, torneio leiteiro, o Oscar do leite. Nós temos produtor de 20 mil litros de leite por dia e o pequeno produtor. Indústrias lácteas cresceram em São Paulo, acabou de ser inaugurado uma indústria da Nestlé em Araraquara, uma importante indústria de produtos lácteos. Então produto bom, bom para a saúde, bom para a área social, bom para a economia, e atravessando uma dificuldade pelo aumento do custo da ração. Eu aprendi o seguinte, é bom pecuarista quem é bom agricultor. Então precisa produzir alimento também, você poder produzir alimento para poder reduzir custos aí seja silagem, pasto de Tifton, pasto rotacionado, enfim, procurar reduzir custos.


REPÓRTER: Governador, os problemas existem. A presença do senhor aqui mostra que o Governo do Estado de São Paulo ele vem de encontro às necessidades dos produtores.


GOVERNADOR DE SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN: Não há dúvida. A pecuária leiteira ela é uma boa possibilidade para a agricultura familiar, para pequena agricultura, ela agrega valor, nós temos também grandes e médios produtores, rebanhos aí com uma genética impressionante, com avanço de conhecimento na vanguarda da ciência, profissionalismo. Então nós temos uma boa pecuária leiteira no Estado de São Paulo, Brasil terceiro maior produtor do mundo de leite, os produtos lácteos são muito importante para a saúde, o queijo eu acho que é um dos alimentos mais perfeitos que existem, porque tem pessoa que às vezes tem alergia à lactose, tem intolerância à lactose, é pouco, mas tem então os produtos lácteos seja iogurte, queijo é uma excelente opção também.


REPÓRTER: Governador, o senhor pode falar um pouquinho sobre o trabalho [ininteligível]?


GOVERNADOR DE SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN: Olha, hoje começa no Estado de São Paulo nas fronteiras terrestres o trabalho de contenção, então unindo o Governo do Estado de São Paulo e o Governo Federal. As polícias sejam federais, rodoviárias, inteligência, Polícia Militar, com que objetivo? Objetivo de segurar a entrada de armas no estado, o tráfico de armas e a entrada de droga, o tráfico de drogas. Por trás de grande parte dos problemas de segurança não só aqui em São Paulo, mas no Brasil todo está o problema do tráfico de droga e do tráfico de arma, muito armamento, muito pesado. Então esse trabalho integrado entre a polícia do Estado e a polícia federal, trabalho de contenção, foi verificado os locais mais estratégicos, a polícia depois vai divulgar, os horários serão alternados, os locais também. Acho que vai ter bom resultado.