Coletiva - Visita ao assentamento Primavera I 20140609

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - Visita ao assentamento Primavera I

Local: Região de Presidente Prudente - Data:Setembro 06/09/2014

REPÓRTER: Governador, conhecendo aqui o pomar, o que o senhor achou desse local?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha uma alegria trazer um abraço, cumprimentar o Senhor Ito a Dona Alice, aqui no Assentamento Primavera. Nós somos o único estado brasileiro, o Estado de São Paulo aqui nas terras devolutas faz assentamentos. E temos o Itesp, então não é simplesmente assentar a família, e não apoiá-la, não é, deixá-la que ela tenha dificuldade! Não, nós damos todo o apoio. Então, nós temos seis mil e novecentas famílias assentadas, em muitos municípios do estado Estado de São Paulo, o Itesp dando todo o apoio da assistência técnica, financiamento através do FEAP. Estradas através do Programa Melhor Caminho, pontes, também! Poços, estamos abrindo um grande número de poços, também nos assentamentos para garantir água, o ano inteiro até também para irrigação! E agora, as compras governamentais o PPAIS, então nós começamos comprando até R$ 12 mil por ano de cada assentando, agora aumentamos para R$ 22 mil por assentando. Então, nós compramos: fruta, verdura, leite, queijo para os nossos hospitais, cinco mil escolas, mais quase cento e setenta penitenciárias, então um programa de compras governamentais, o PPAIS, a nossa proposta para o futuro e todo apoio a Agricultura Familiar! Então todo apoio a Agricultura Familiar, assistência técnica, infraestrutura, a energia elétrica, estradas para o escoamento da produção, e comprar o produto diretamente da Agricultura Familiar para melhorar a renda do Agricultor.

REPÓRTER: A gente sabe ainda, que o agricultor tem ainda uma renda muito baixa, não é, governador?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Então o caminho está aqui, diversificar! Veja que o Senhor Ito e a Dona Alice, eles tem além do gado, eles tem fruta, então produzem mamão, produz goiaba, produz banana, não é, produzem frutas! Então diversificar, e ao mesmo tempo além da diversificação, a venda direta, então nós estamos crescendo muito as compras governamentais, com isso melhora a renda da Agricultura Familiar.

REPÓRTER: Ajudar a escoar esse produto é o melhor caminho, também?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Exatamente, então boas estradas, não é, o ano inteiro para escoar a produção, pontes, enfim, garantir o escoamento da produção através do Melhor Caminho.

REPÓRTER: Ficou surpreso com essa diversidade, aqui?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Muito, muito! Eu até os 16 anos de idade, só morei na Zona Rural, porque o meu pai era veterinário, então a gente morava na fazenda em que ele trabalhava! Mas é um capricho aqui, o Sítio aqui é Barra Bonita, aqui do Senhor Ito e da Dona Alice, e essa beleza, não é, quanta fruta, quanto capricho, não é, produção diversificada, produção animal, não é, ele tem aqui um gado, e ao mesmo tempo fruticultura! Nós vamos estimular muito, fruticultura, porque hoje o que produzir, vende praticamente! E nós comprando diretamente, melhora a renda, e também horticultura.

REPÓRTER: A terra é muito rica, não é?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: A terra é ótima! Veja que uma propriedade de dezenove hectares, praticamente sete e meio alqueires, não é, quanta coisa dá para produzir!

ORADORA NÃO IDENTIFICADA: Obrigada!

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Vamos lá, vamos dá uma olhadinha no gado, aí! Região de Presidente Prudente