Coletiva MVinholi São João da Boa Vista - SP inaugura Poupatempo e anuncia repasse para construção de pronto-socorro infantil 20211408

De Infogov São Paulo
Revisão de 18h42min de 18 de agosto de 2021 por Fincatibianca (discussão | contribs) (Criou página com ''''Coletiva MVinholi São João da Boa Vista - SP inaugura Poupatempo e anuncia repasse para construção de pronto-socorro infantil 20211408''' '''Local: Campinas – Da...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva MVinholi São João da Boa Vista - SP inaugura Poupatempo e anuncia repasse para construção de pronto-socorro infantil 20211408

Local: Campinas – Data: Agosto 14/08/2021

Soundcloud

MARCO VINHOLI, SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O estado de São Paulo traz três ferramentas fundamentais para o desenvolvimento das regiões, a primeira delas planejamento, ou seja, a execução de um plano de desenvolvimento urbano integrado, conforme preconizado no estatuto das metrópoles. A segunda delas, fundamental, é a inserção da sociedade civil nesse processo, ou seja, os conselhos de prefeitos recebem a participação dos parlamentos regionais, da sociedade civil, dentro da definição dos rumos da região. E a terceira ferramenta fundamental é a criação de um fundo de desenvolvimento da região, da mesma forma que ocorre no FUNDOCAMP, feito na região de Campinas, e também na Baixada Santista. Então são recursos do estado de São Paulo, e também das prefeituras para projetos de interesse regional. Então essas são as principais ferramentas que a região ganha, além da institucionalização e da valorização como um todo, com a criação da região do estado.

REPÓRTER: Como que a população pode participar para contribuir também agora após audiência?

MARCO VINHOLI, SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: Bom, fica aberto agora durante 30 dias, a prefeita Teresinha, para colaboração da sociedade como um todo, através do nosso site do governo do estado de São Paulo, nesses próximos 30 dias recebendo sugestões, contribuições, municípios que queiram entrar nessa nova região. Possibilidades de agrupamentos. Enfim, tudo isso vai ser discutido, e vai para Assembleia, que tem a palavra final nessa definição. Dentro disso a nossa expectativa é ter até o final do mês de setembro, aprovado esse projeto na Assembleia, a assembleia vai enriquecer, e a gente poder ter já esses recursos do fundo de desenvolvimento da região, para janeiro do ano que vem.

REPÓRTER: Tem muita ligação com São João, com a prefeita Teresinha. O que a cidade vai ganhar com toda essa nova região?

MARCO VINHOLI, SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: A cidade ganha muito, São João é a cidade sede da região do estado, com isso a liderança desse processo cabe a São João, ganha no planejamento, aonde vai chegar em 5, 10, 15, 20 anos. Ganha na participação da sociedade nos rumos da região, e ganha também em investimentos, recursos para que ela possa desenvolver projetos de cunho de médio prazo. Com isso o estabelecimento de uma nova dinâmica de desenvolvimento para a região, que vai ser liderada aqui por São João da Boa Vista, e pela prefeita Teresinha. Obrigado.