Coletiva RGarcia - Campinas recebe quatro novos laboratórios de pesquisa agropecuária 20213011

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva RGarcia - Campinas recebe quatro novos laboratórios de pesquisa agropecuária 20213011

Local: Campinas – Data: Dezembro 30/11/2021

Soundcloud

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, nesse aniversário da Secretaria de Agricultura de 130 anos, o governo de São Paulo homenageia o agronegócio paulista e brasileiro fazendo mais investimentos na pesquisa e na ciência. Nós estamos aqui hoje inaugurando alguns novos laboratórios que foram feitos nesses últimos meses, esses laboratórios estão permitindo que o estado de São Paulo através dos seus institutos forneça ao Brasil novos cultivares de mandioca, e isso faz com que além da mandioca, além do café a gente possa disseminar novas culturas e cultivares por todo o Brasil. Isso aumenta a produtividade, isso faz com que a gente aumente a renda no campo e possa pensar em reduzir o preço dos alimentos. Os investimentos que nós estamos fazendo aqui hoje darão muitos resultados positivos ao agronegócio. Além disso, parcerias importantes com a Associação Brasileira de Gado Zebu na produção de genética animal e tantas outras ações. E também nesses 130 anos nós homenageamos os ex-secretários de agricultura de São Paulo e também as mulheres do agronegócio do Brasil das quais 38... das cem principais mulheres do agro brasileiro estão aqui em São Paulo e receberam essa homenagem na manhã de hoje, mostrando que o agro também é mulher, também é feminino e cada vez mais as mulheres têm ocupado um papel de destaque no agronegócio brasileiro. Então, um dia de celebrar, mas também de trabalhar pelo agronegócio brasileiro.

REPÓRTER: E sobre a nova variante Omicron [ininteligível] o passaporte da vacina vai continuar? Vai ser estendido esse momento da retirada das máscaras de São Paulo?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, nós temos que ter muita cautela pra falar sobre o Coronavírus. É uma doença muito nova que ainda se aprende todos os dias com ela. Aparentemente essa nova variante ela é mais contagiosa, mas a vacina tem sido eficaz. A gente observou o crescimento dos casos naqueles países que não vacinaram. O que é diferente da realidade do nosso estado de São Paulo aonde a gente vacinou uma alta percentual da população adulta. Então a gente espera que a vacina possa resolver essa questão. Agora, temos que ter cautela, o Centro de Contingência de São Paulo tem orientado o governador João Doria nas nossas decisões, por enquanto não há nenhum pânico, e sim muita cautela e cuidado pra lidar com essa nova variante.

REPÓRTER: Isso pode refletir no carnaval no ano que vem?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Isso pode refletir em várias ações. Nós não podemos nos precipitar, mas temos que lembrar a prioridade à vida, à saúde das pessoas, né, com todo o cuidado.

REPÓRTER: Rodrigo, gostaria que o senhor comentasse sobre a importância de investir no mehoramento genético através dessa parceria com a BCZ e o programa Pró Genética.

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Registrei ali a parceria com a BCZ que vai fazer com que a gente melhore não só a questão da genética, mas também o dia a dia da pecuária brasileira, e eu não tenho dúvida que a secretaria vai contribuir com a BCZ e a BCZ contribui muito com o Estado pra gente disseminar boas práticas da pecuária de todo o Brasil.