Coletiva RGarcia - SP amplia serviços hospitalares e entrega cartões do Bolsa do Povo em Sorocaba 20212008

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva RGarcia - SP amplia serviços hospitalares e entrega cartões do Bolsa do Povo em Sorocaba 20212008

Local: Sorocaba – Data: Agosto 20/08/2021

Soundcloud

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Bom, hoje aqui em Sorocaba, em nome do governador João Doria, trazendo boas notícias para a cidade e para a região, a primeira delas, a ampliação do atendimento no CDHS, no completo hospitalar de Sorocaba, para combate ao câncer. Nós estamos ampliando os repasses para o CHS, fazer mais cirurgias, mais consultas e também ampliando a quimioterapia desse hospital. Além disso, o anúncio de um outro serviço, que hoje é só prestado pela Santa Catarina de Sorocaba, que tem tido um papel fundamental, e que agora também vai contar com reforço do CHS, que é o serviço de radioterapia que começa a funcionar no mês que vem. A saúde é uma prioridade do governo do estado, no pós-pandemia. Nós temos muitas filas de cirurgias, de consultas, que não foram realizadas durante o período da COVID-19, e agora a prioridade do governo é virar a chave do sistema de saúde para atender as outras doenças. Assim como a entrega que eu fiz aqui hoje, dos cartões do Vale Gás, um importante programa social que atenderá todas as famílias de baixa renda do estado de São Paulo, para ajudarem a comprar o seu botijão de gás. Isso se soma a vários outros programas sociais, e de proteção social, que chama-se Bolsa do Povo, que hoje já está presente para a população mais carente de São Paulo em todas as cidades. Então, sexta-feira de trabalho, e de bons anúncios aqui para Sorocaba e região.

REPÓRTER: Vice-governador, o Rodrigo Maia falou hoje, o secretário, sobre privatização da Sabesp, isso afeta bastante a região aqui. Como é que é o posicionamento do senhor em relação a isso?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, em relação à posse hoje do secretário de Projetos e Ações Estratégicas, Rodrigo Maia, que passa a cuidar agora das concessões, das privatizações do estado, eu estava hoje ao lado dele, e vi que o deputado Rodrigo Maia anunciou a contratação de estudos para avaliar qual é o melhor papel da Sabesp, para antecipar a universalização do saneamento. Esses estudos vão mostrar qual deve ser o foco da companhia, e como é que ela deve alcançar esses objetivos. Então nesse momento não há nenhuma decisão de privatização da Sabesp.

REPÓRTER: Com relação à vacinação, a gente já chegou, como o senhor mesmo anunciou aí, já ampliamos Sorocaba hoje, e vacinou 17 anos. Há alguma expectativa para a gente avançar ainda mais na idade?

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Olha, São Paulo foi o primeiro estado que começou a vacinação no Brasil no dia 17 de janeiro, e é o primeiro estado que disponibilizou doses necessárias para vacinar a população adulta. Fiquei feliz de saber que aqui a cidade de Sorocaba já começou a vacinação de adolescentes com comorbidades. E nós vamos avançar e acelerar a vacinação. Nós temos alguns desafios pela frente, que é avaliar o que a medicina nos diz em relação à uma dose de reforço para os mais idosos, São Paulo está aguardando essa decisão do comitê de contingência para avançar em relação a isso. E sabemos que o ano que vem nós temos mais desafios, que é uma nova campanha de vacinação. Por isso o esforço do governador João Doria ao lado do Instituto Butantan, para trazer mais vacinas, e também certificar a vacina brasileira, a Butanvac, que está sendo desenvolvida pelo Laboratório Butantan.

REPÓRTER: Vice-governador, um conjunto de ações em todas as pastas, não só em Sorocaba, como em várias regiões, é um trabalho para atender toda a população?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Sem dúvida, o governo no pós-pandemia tem três prioridades, a saúde para atender outras doenças, a proteção social, para cuidar da população mais vulnerável de São Paulo. E o investimento em obras e infraestrutura para poder gerar emprego e renda para a população. E estou feliz aqui hoje em Sorocaba, de em nome do governador João Doria anunciar ações que vão ao encontro desses três grandes objetivos do governo de São Paulo.

REPÓRTER: Um montante de quanto, mais ou menos, vice?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, são centenas de milhões de reais que a gente tem investido em todo o estado de São Paulo, e também aqui em Sorocaba, em novas estradas, e também investimentos importantes na saúde e na proteção social.

REPÓRTER: A gente já viu várias pessoas no alto escalão do governo do estado, o senhor aqui representando o João Doria, e o senhor é o nome que muito se fala para candidato ao governo do estado no ano que vem. Já temos um clima pré-eleitoral aqui, principalmente em Sorocaba?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, nós temos um clima de trabalho, hoje vários deputados, secretários de estado, ao lado do prefeito Manga, comigo, estiveram aqui para prestar contas do que temos feito, e para anunciar programas sociais. A eleição está distante, a população tem sofrido muito com a COVID-19, as diferenças sociais no Brasil cresceram muito com essa pandemia. E o foco hoje do governo de São Paulo é trabalhar para resolver os problemas de hoje, e no ano que vem, no momento certo, discutir eleições, que isso é da democracia, e nós temos que preservar a democracia no Brasil. REPÓRTER: Na linha do desenvolvimento, como que o governo do estado vê a região de Sorocaba nesse novo momento?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, Sorocaba é o eixo de crescimento e desenvolvimento econômico de São Paulo, eu tenho falado isso ao prefeito Rodrigo Manga, aos prefeitos aqui da região metropolitana de Sorocaba. Nós temos um grande eixo de desenvolvimento de emprego e renda em São Paulo, que é o eixo da Rodovia Castelo Branco, Raposo Tavares, e o estado tem procurado investir nesse eixo, para que as empresas cada vez mais venham para cá, e gerem emprego aqui. Então muito feliz de estar aqui ao lado das autoridades municipais trabalhando pela população.