Coletiva RGarcia Lins - Estado autoriza retomada de construção de moradias e assina convênios na região de Lins 20210608

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva RGarcia Lins - Estado autoriza retomada de construção de moradias e assina convênios na região de Lins 20210608

Local: Bauru – Data: Agosto 06/08/2021

Soundcloud

REPÓRTER: [ininteligível] sobre essa audiência pública e o que significa essareestruturação, Rodrigo?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Olha, depois de trinta e sete anos, nós estamosreorganizando o estado de São Paulo. Um trabalho fundamental para os próximospassos, para o futuro aqui de Lins. Então a nossa região de estado de Lins terá10 municípios, e ela será sede e definirá as prioridades de investimento aquinessa região. Essa audiência pública foi feita hoje, o projeto de lei vai paraa Assembleia Legislativa até o mês que vem. E na sequência, aprovado, nós vamosimplantar a nossa região de estado de Lins. A sociedade civil tem um papelfundamental nisso, que através de um conselho que será criado aqui na cidade ena região nós teremos a participação da autoridade, a participação da sociedadecivil, que vão definir as prioridades da região e vão, consequentemente,mobilizar as políticas públicas e o orçamento do estado para aquilo que éfundamental. Muitas vezes as pessoas falam: Mas isso já não acontece? De umaforma ou de outra acontece. Agora nós estamos organizando e ampliando aparticipação para que a gente acerte nas nossas decisões.

REPÓRTER: Além das novas moradias, também novas vicinais, São Paulo reabrindoas estradas, né?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Sem dúvida, um investimento grande em vicinaisaqui na região e autorização para licitação do anel viário de Lins, tãoimportante aqui, uma obra estruturante para a cidade para atrair mais empresaspara a cidade, emprego e renda, para tirar os caminhões do centro e melhorar aqualidade de vida aqui do município.

REPÓRTER: O Programa Rota Rural também dignifica o agricultor que vai voltar ater um CEP, é uma possibilidade de ter a sua identidade localizada, né?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Sem dúvida, o Rota Rural, ele é importanteporque ele dá o endereço, o CEP rural, isso permite o agricultor não só serlocalizado mais facilmente diante de uma emergência, mas também colocar ele nomercado de consumo e de venda. Você vender hoje o produto, isso é natural, vocêprecisa saber a origem da propriedade. Então nós já estamos nos antecipando. Eo CEP rural é o primeiro estado do Brasil que está fazendo isso, virar paraficar como um instrumento importante de melhoria de renda no campo.

REPÓRTER: Rodrigo, com relação à pandemia, a retomada econômica aqui daregião, Bauru, Araçatuba, a região, como que o senhor vê essa retomada agora?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Olha, a retomada já existe, né? Nós estamos jáabrindo todas as atividades praticamente sem restrição, e nós precisamos agoracuidar que ela seja sustentável, que a gente gere emprego para essa retomada,ainda com os cuidados da pandemia, mas que ela possa ser efetiva. A inflaçãohoje está tirando renda das pessoas, né? As pessoas estão perdendo renda. Entãoa gente espera que com a retomada do emprego, a gente melhore a condição devida das famílias, e com isso a gente tenha uma vida melhor.

REPÓRTER: Essa questão eleitoral do voto, a eleição do voto, o que o senhorpensa a respeito?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Olha, eu acho um falso problema. Eu acho que oBrasil tem muitos problemas para cuidar antes de se perder tempo com urnaeletrônica, com voto impresso. Nós estamos em um país democrático, as coisasfuncionam, as eleições são livres e são feitas a todo momento. Eu priorizariacuidar das pessoas e não perder tempo com falsos problemas.

REPÓRTER: Obrigado.