Conversa com o Governador - Pacote de incentivos ao agricultor paulista 20133004

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

ÂNCORA: Começa agora mais uma edição do programa Conversa com o Governador, o nosso encontro de todas as semanas com o governador Geraldo Alckmin. Governador, tudo bem com o senhor? Passou bem a semana?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Tudo bem, graças a Deus!

ÂNCORA: Ótimo! Nesta semana, está acontecendo a 20ª edição da maior feira agropecuária do país, a Agrishow, lá em Ribeirão Preto e o senhor tem excelentes notícias para o agricultor paulista, não é verdade, Governador?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Essa é uma semana muito importante para o desenvolvimento do agronegócio no nosso estado e no Brasil. Estive na abertura da Agrishow. Aliás, transferimos a sede da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento para lá durante esta semana. O Agrishow é hoje uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, deve ter vendas de R$ 2,5 bilhões de vendas de máquinas agrícolas e extremamente importante para São Paulo e para o Brasil.

ÂNCORA: O senhor tem toda a razão! Governador, explica para os ouvintes quais as novidades para o produtor de campo?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, nós estamos ampliando o seguro rural, que já protege os produtores contra os riscos climáticos, pragas e doenças que venham a atingir a pecuária ou a agricultura, a citricultura, produção florestal, eucalipto, seringueira e agora passamos a cobrir também a criação de aves e de suínos, então ampliamos a cobertura do seguro rural. Só no ano passado, o seguro beneficiou 10.652 produtores. Com a ampliação da cobertura de seguro, vai ajudar ainda mais produtores.

ÂNCORA: Excelente, governador! Governador, aqui em São Paulo], o produtor rural também tem facilidade na hora de comprar as máquinas para trabalhar, não é verdade?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Isso mesmo! A agricultura precisa ter tecnologia, precisa ter produtividade para melhorar a renda do produtor, então nós estamos subsidiando financiamento de tratores e de equipamentos agrícolas para o pequeno e o médio agricultor, então é o Pró-trator e o Pró-Implemento. O produtor vai poder comprar o trator ou comprar o equipamento com juros zero e correção monetária zero, até seis anos para pagar e até três anos de carência. Então, isso possibilita o pequeno e o médio agricultor poderem ter acesso a um trator novo, 0 km, um implemento agrícola novo. Aliás, nós entregamos vários tratores lá na abertura do Agrishow, já entregamos a chave, desde tratores menores, o micro trator, o pequenininho, até tratores de 125/130 cavalos, tratores cabinados, com ar condicionado, com todo o conforto, toda a segurança, além dos implementos. Então, juros zero, correção monetária zero, três anos de carência, até seis anos para pagar, grande apoio ao pequeno e médio produtor rural do estado de São Paulo.

ÂNCORA: Governador Alckmin, é importante também na agricultura o escoamento da produção. O que o governo do estado está fazendo e qual ajuda está oferecendo nesse sentido aos produtores?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Nós criamos um programa novo chamado PPAIS, é o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social, então por meio deste programa, nós compramos os produtos da agricultura familiar ou dos assentamentos, dos pequenos agricultores. Compramos por exemplo, verdura, legumes, fruta, leite, o que eles produzem. E utilizamos nos nossos hospitais, escolas, penitenciárias. É a compra direta. Então, nessa compra direta do produtor rural, melhora a renda do produtor rural e nós também compramos melhores produtos, de melhor qualidade para atender as necessidades do governo.

ÂNCORA: Perfeito! E mais informações a respeito disso tudo que o Governador acabou de falar, você encontra no site que é o www.agricultura.sp.gov.br. www.agricultura.sp.gov.br. Governador, maio é o mês que marca a campanha contra a febre aftosa, estou certo?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Exatamente. Começa no dia 1º de maio e vai até o dia 31 de maio. Então os pecuaristas devem vacinar o seu rebanho contra a febre aftosa, que vai até o dia 31. Então, a primeira etapa é vacinar todos os bovinos e bubalinos, os búfalos com até 2 anos, em todo o estado; A segunda etapa é em novembro, aí a vacinação de todo o rebanho. Então agora em maio, são os bovinos e bubalinos com até 2 anos. E é muito importante, porque São Paulo está há 17 anos sem febre aftosa. Nós somos o estado livre de febre aftosa, mas com vacinação. Não podemos nos descuidar. Nós somos hoje o grande exportador de carne bovina do mundo! Respondemos por 28% da exportação brasileira. Então é muito importante, você pecuarista, vacinar o seu animal até 2 anos, bubalinos e bovinos, para que São Paulo mantenha a sua sanidade. E isso significa emprego: emprego no campo, emprego no frigorífico, emprego nos serviços. É muito importante a cadeia produtiva da pecuária de corte e também da pecuária de leite, é muito importante a cadeia produtiva em termos econômicos e sociais, especialmente a geração de emprego.

ÂNCORA: O programa desta semana fica por aqui. Governador, uma boa semana, bom trabalho e até a semana que vem, com mais uma edição do programa “Conversa com o Governador”. Até lá!

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Obrigado a vocês que nos acompanharam no programa de hoje! Uma boa semana a todos!

Conversa com o Governador
201120122013201420152016201720182019

Ver também

Links externos