Corredor Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi)

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Corredor Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi) - Em Obras

Atualizado em: 12 de dezembro de 2014
Características terá 20 km de extensão e suprirá importante demanda de transporte público sobre pneus na ligação entre a capital e o segundo município mais populoso do Estado, além de interligar os usuários ao sistema metroviário. Foi concebido para reestruturar o transporte metropolitano na região com faixas exclusivas para ônibus, redistribuição das paradas e readequação dos semáforos ao longo do traçado.
Investimento previsto nos três trechos R$ 195 milhões.
Demanda diária 250 mil passageiros (trechos Cecap-Vila Galvão e Vila Endres-Ticoatira).
Benefícios
  • Maior mobilidade aos usuários com a integração entre o novo corredor e as linhas municipais, a Linha 1-Azul do Metrô, na estação Tucuruvi, e a Linha 12 - Safira da CPTM, na futura estação Ticoatira/Penha.
  • Redução do tempo de viagem com as construções de corredor exclusivo de ônibus e terminais que farão integração com outros modos de transporte coletivo.
  • Mais segurança e conforto por conta dos terminais de integração que terão todos os itens de acessibilidade para pessoas com deficiência, plataformas de embarque, banheiros públicos e bicicletários.
Integrações:
Trecho Taboão – Cecap: (Em funcionamento) As obras do primeiro trecho foram iniciadas em julho de 2010, com a construção dos Terminais Taboão, que foi inaugurado em maio de 2012 e CECAP inaugurado em setembro de 2012. As obras viárias (3,5 km) entre os dois terminais foram inauguradas no dia 03 de julho de 2013.

Investimento total: R$ 39,7 milhões

Cronologia:

  • Terminal Taboão foi inaugurado em maio de 2012.
  • Terminal Cecap: inauguração em 24 de setembro de 2012.
  • Viário (3,5 km) entre os terminais Taboão e Cecap: inaugurado no dia 03 de julho de 2013.
Trecho Cecap – Vila Galvão Características: com 12,3 km de extensão envolve a construção do Terminal Vila Galvão, duas Estações de Transferência (Vila Endres e Emilio Ribas) e 16 Estações de Embarque e Desembarque, mais três faixas por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus em pavimento rígido. Instalação de ciclopasseio.

Valor contratado: R$ 78,7 milhões.

Licitação: em 09 de janeiro de 2013 foi publicado no DOE o vencedor da licitação (Consórcio Ferreira Guedes – Araguaia) para a execução das obras. O contrato foi assinado em 31 de fevereiro de 2013 e a ordem de serviço em 22 de fevereiro de 2013, com o vencedor da licitação que iniciou as obras em 15/08/2013.

Prospecção Arqueológica o plano de prospecção foi publicado em 30/04/2013 e concluído em 13/07/2013. O relatório final com os resultados deste trabalho foi protocolado junto ao IPHAN e à Secretaria de Cultura do município.

Status: as obras começaram no dia 15 de agosto de 2013 e o trecho está com 85% concluído. Dos 12,3 km previstos inicialmente, serão finalizados em dezembro de 2014: 10,1km de corredor exclusivo de ônibus e nove pontos de parada; e os outros 2,2km vão receber sinalização vertical e horizontal de compartilhamento do viário existente, em razão das orientações da autoridade de trânsito local, entre a Vila Sorocabana e rua IV Centenário. A previsão de conclusão é até março de 2015.

Terminal Vila Galvão: Inaugurado no dia 12 de novembro de 2014, com o Investimento de R$ 8,1 milhões. Passarão por lá duas linhas intermunicipais e nove municipais, com previsão de circulação de 15 mil usuários/dia.

Gráfico
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Trecho Vila Endres – Tiquatira/Penha Características:Trecho de 4,08 km que ligará o futuro terminal Metropolitano Vila Endres, em Guarulhos, à futura Estação Tiquatira da CPTM, no bairro da Penha, em São Paulo. Serão construídas mais oito estações de Embarque e Desembarque, o nova Ponte Migrante Nordestino e a transposição subterrânea da linha da CPTM. A previsão é de que 40.800 passageiros sejam transportados neste trecho. Serão duas faixas por sentido com pavimento rígido nas paradas.

Investimento previsto: R$ 76,5 milhões

Status: A EMTU/SP vai aguardar o projeto acordado entre Metrô, CPTM e SPTrans, que planeja um terminal municipal na região do Tiquatira, junto à estação da CPTM. O Metrô está seguindo em direção à Guarulhos e deverá fazer as desapropriações necessárias para a implantação. A EMTU/SP vai esperar as alterações para depois construir o novo viário que fará parte do Corredor Guarulhos/São Paulo.

Gráfico
Ticoatira.jpg
Trecho Vila Galvão/Estação Tucuruvi do Metrô Características: com 4,5 km, o projeto executivo desenvolvido entre Vila Galvão, em Guarulhos, até Tucuruvi, em São Paulo, está em fase de revisão e previsão de contratação no primeiro trimestre de 2015.

Fonte: Assessoria de Imprensa da EMTU, Sérgio Leal Maia


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