Corredor Metropolitano Alphaville – Cajamar

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar
Atualizado em: 26 de novembro de 2014
Projeto Ligará os municípios de Carapicuíba, Barueri, Santana de Parnaíba e Cajamar (bairro de Polvilho), servindo a áreas de perfil industrial – como o setor industrial de Alphaville – e áreas residenciais nos municípios de Santana de Parnaíba, Barueri e Cajamar. O Corredor terá integração física no Terminal Carapicuíba da CPTM (Linha 8), recém reformado e modernizado, e dois terminais previstos.
Extensão 28,9 Km
Terminais Carapicuíba, Polvilho e Estação de Transferência Santana de Parnaíba.
Estações de Embarque 33.
Investimento previsto R$ 433,2 milhões.
Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP) As empresas Promon Engenharia Ltda., Ballard Power Systems, Linde Gases Ltda. e CAIO Induscar Indústria e Comércio, entregaram, em 09 de novembro de 2012, ao Conselho Gestor da PPP, uma Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP) para Estudos para Implantação de Corredor de Ônibus a Hidrogênio no Trecho Antônio João – Alphaville – Santana do Parnaíba. O trecho faz parte do futuro Corredor Alphaville - Cajamar.

No documento protocolado, estas empresas manifestam interesse em promover estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica, bem como o desenvolvimento de modelos de concessão (Parceria Público Privada, administrativa, patrocinada ou comum) visando à construção, operação e realização de investimentos necessários para implementação de Corredor de Ônibus no eixo Antônio João – Alphaville - Santana de Parnaíba. O Conselho Gestor das PPPs e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos estão analisando as informações e a modelagem proposta.

Status o projeto funcional está concluído e os projetos básico e executivo do primeiro trecho que liga Cajamar a Santana de Parnaíba, de cerca de 12 km de extensão, começaram a ser elaborados em junho de 2014. As conversações para o segundo trecho Santana de Paranaíba até Barueri para consolidação do projeto funcional continuam com a Prefeitura de Santana do Parnaíba e Barueri.
  • Início elaboração dos projetos: fevereiro 2014
  • Previsão conclusão dos projetos: 2º semestre 2014
  • Publicação Pré-qualificação de obras: junho 2014
  • Previsão início obras: 1º semestre 2015
  • Conclusão obras: previsão 2º semestre 2015
Gráfico
Cajamar.jpg


Ver também

Links externos