Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares
Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares - 2ª fase - Em Obras
- Atualizado em: 11 de dezembro de 2014
Mudança de nome | O governador Geraldo Alckmin aprovou a lei que altera o nome do Corredor Metropolitano Noroeste, que agora passa a se chamar "Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares". O homenageado que morreu em 2011, vítima de câncer, foi um dos fundadores do PSDB campineiro e recebeu a distinção pelo projeto apresentado pela deputada Célia leão. |
Obras previstas 2ª fase | A extensão total desta segunda fase é de 24,5 km de corredor. Mais 4,7 km de obras remanescentes da primeira fase. A previsão de demanda é de 45 mil passageiros por dia no novo trecho, ligando Nova Odessa a Santa Bárbara D’Oeste.
As obras previstas incluem a implantação de ligação de Nova Odessa a Santa Bárbara D´Oeste - passando por Americana -, três novos terminais (Sumaré, Americana e Santa Bárbara), reforma do terminal de Nova Odessa, implantação de pontos de parada, ponte de transposição Ribeirão dos Toledos em Santa Bárbara e alargamento de via de transposição sob a rodovia Luiz de Queiroz em Americana. |
Obras remanescentes no trecho Hortolândia-Campinas (1ª fase do corredor) | obras de transposição (Hortolândia – Av. Santana); duplicação da Av. Emancipação (Hortolândia) – 2 km; Instalação das paradas 2 e 3 da Av. Lix da Cunha (Campinas). |
Benefícios | A estimativa é que passem pelo Corredor 2,7 milhões de passageiros mensalmente, após a sua conclusão. Os sete municípios que compõem a Bacia Noroeste são responsáveis por 75% das 140 mil pessoas que chegam diariamente a Campinas. O grande benefício da obra será racionalizar a rede de transporte, ampliando a oferta de viagens, principalmente na hora de pico, e assim reduzir o tempo de deslocamento de passageiros em 15%. |
Redução na quilometragem percorrida | As empresas de ônibus percorrem hoje cerca de 34 milhões de km anualmente. Quando o corredor metropolitano estiver totalmente implantado e os serviços de transporte reorganizados, haverá redução de 31% na quilometragem percorrida por esses veículos. Essa economia também representará uma redução na emissão de 13 toneladas de dióxido de carbono por ano. |
Investimento |
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Previsão de investimento total nas obras | R$ 239,3 milhões. |
Projeto apresentado em Brasília | O governador Geraldo Alckmin se reuniu no dia 8 de julho de 2013, com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, em Brasília, para mostrar o projeto de mobilidade urbana. O projeto contempla a 2ª Fase do Corredor Noroeste que liga Santa Bárbara e Americana até a região de Sumaré. Porém, no dia 31 de julho de 2013, a presidente Dilma em São Paulo, não liberou o repasse para a obra. |
Edital de Pré-qualificação | Edital de pré-qualificação: o edital das empresas interessadas em participar da licitação de obras foi publicado em 10/08/2012, mas a licitação ficou suspensa de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013 por decisão judicial. A entrega das propostas foi realizada em março de 2013 e a classificação das empresas foi publicada no DOE em maio/2013. A homologação das empresas classificadas foi publicada no DOE em 29/06/2013. |
Características |
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Investimento previsto | R$ 145 milhões |
Obras previstas: |
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Projetos: | Elaboração dos Projetos: em dezembro de 2011 foi contratada, por meio de licitação pública, empresa para a desenvolvimento dos seguintes projetos:
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Licenças: | |
Licenciamento ambiental: |
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Obras concluídas | 5,7km de viário e 2 estações de embarque em Nova Odessa. |
Cronograma da obras: |
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Janeiro 2015
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Abril de 2015
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Setembro 2015
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Características | 4,7 km de extensão e uma demanda diária prevista de 60 mil passageiros |
Investimento | R$ 94,3 milhões (A ser equacionado orçamentária e financeiramente) |
Obras previstas |
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Projetos: |
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Licenciamento ambiental | Licença de Instalação e Operação em vigência. |
Cronograma: |
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Características | com 5,5 km de extensão, contribuirá para redistribuir 60% da demanda de veículos do eixo da Via Anhanguera, aliviando o tráfego na região; revitalização da Av. Rebouças, incluindo nova iluminação e implantação de ciclovia |
Obras previstas | Ligação das avenidas Rebouças e Olívio Franceschini; sete pontes; viaduto estaiado sobre a linha férrea e o Ribeirão Quilombo
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Gráfico |
Corredor Noroeste - 1ª Fase - Em Operação
O que é: corredor de ônibus que liga a região Noroeste da Região Metropolitana de Campinas. Sistema que faz a ligação entre as cidades de Campinas, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa e Americana.
Investimento realizado: R$ 150 milhões.
Extensão: trata-se de trecho de 32,7 km de extensão que liga os municípios de Campinas a Sumaré. Dez quilômetros são de faixas exclusivas para a operação de ônibus.
Dados Gerais do Corredor:
- Extensão: 32,7 Km
- Pontos de Parada: 28 (propostos e existentes)
- Estações de Transferência: 3
- Terminais: 3 (Sumaré, Americana e Santa Bárbara)
- Estimativa de demanda média diária com início de operação do trecho Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara D’Oeste (2ª fase): 45 mil passageiros/dia (ano 2014).
- Modelo operacional: porta à esquerda e porta à direita
- OAE (Obras de Arte Especiais): transposição 2 córregos (Ribeirão dos Toledos e Córrego Mollon)
Cronologia:
- Em 2008, o primeiro trecho do Corredor Metropolitano Noroeste, gerenciado pela EMTU, foi inaugurado ligando Campinas a Hortolândia. Inclui obras importantes como o Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira, a Estação de Transferência Anhanguera e o Terminal de Hortolândia.
- O Terminal Metropolitano de Americana está em operação desde agosto de 2009.
- Em outubro de 2009, foi inaugurado o trecho Sumaré. O pacote de obras englobou melhorias em 8 km de viário e construção de um viaduto de 35 m de extensão sobre a linha férrea, entre outras ações.
- Em março de 2010 foram concluídas as obras na Av. Lix da Cunha (Campinas) e a passagem de pedestres subterrânea, que liga o Terminal Metropolitano Pref. Magalhães Teixeira ao centro de Campinas.
- Em Americana serão executados calçadões de acesso ao terminal. Um deles terá 120 m de extensão, a partir do mercado municipal. O outro, com 200 m de extensão, fará a ligação com o Terminal Urbano.
Últimos Investimentos[editar]
27/06/16 - GA entregou nesta segunda-feira (27) as obras da estação, que faz parte do Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares e está localizada no trecho de ligação entre a cidade, Americana e Santa Bárbara d'Oeste.
10/08/16 - GA entregou a Estação de Transferência Pinheiros e a Parada Emancipação do Corredor na cidade de Hortolândia. O Governo do Estado investiu R$ 117,5 milhões no trecho.
2017[editar]
06/07/2017 - Em Sumaré, usuários de ônibus terão mais conforto e segurança
Para proporcionar mais conforto e agilidade no deslocamento diário de passageiros de linhas de ônibus, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) inaugurou nesta quinta-feira (6) a Estação de Transferência Km 110 (Jardim Maria Antônia), em Sumaré, Região Metropolitana de Campinas.
O governador Geraldo Alckmin participou da entrega do equipamento, que vai beneficiar em média 130 mil usuários por mês. A obra recebeu investimentos de R$ 9,5 milhões, em recursos do Governo do Estado por intermédio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e EMTU.
A Estação Terminal faz parte das obras complementares do trecho Hortolândia-Sumaré do Corredor Vereador Biléo-Soares, na Região Metropolitana de Campinas, cujas obras foram retomadas em maio último.
“Estamos entregando mais uma obra do corredor metropolitano Biléo-Soares. Uma grande obra, com cinco mil metros quadrados de área construída. A partir de sábado, o terminal de ônibus já estará em funcionamento”, disse Alckmin.
A Estação Terminal localizada no Jardim Maria Antônia, em Sumaré, possui viário em pavimento rígido com quatro plataformas para oito linhas de ônibus, sendo quatro metropolitanas e quatro municipais. O prédio conta com sala de apoio administrativo, duas bilheterias, bancos e cobertura, para maior conforto dos passageiros.
Futuras entregas
Este ano, deve ser entregue em Americana as obras do mezanino no terminal e do sistema viário de sinalização vertical e horizontal nas avenidas São Paulo e Europa, além dos pontos de parada Mônaco e Jururema, na Avenida Europa. Em Santa Bárbara D’Oeste, ficarão prontas as estações de transferência São Paulo e Amizade, e as paradas de ônibus Limeira e Algodão.
Em 2018, estão previstas a entrega do viário das avenidas da Fazenda e Laura Santos, em Santa Bárbara D’Oeste, incluindo ciclovia, ponto de parada, serviços de infraestrutura hidráulica, drenagem e sinalização viária; adequação do sistema viário, nas avenidas Pérola Byington, Floriano Peixoto e Tiradentes; Estação de Transferência Ribeirão dos Toledos; paradas Prefeito Isaias, Tivoli e mais quatro pontos de parada entre a Estação de Transferência Ribeirão dos Toledos; e a ponte sobre o Ribeirão dos Toledos.
A estação tem capacidade para receber 31 ônibus, dos quais 20 fazem percurso metropolitano, incluindo cinco veículos articulados. A estimativa é a de realização de cerca de 500 viagens por dia.
2018[editar]
- 12/03/2018 - Alckmin dá início às obras complementares do Corredor Metropolitano Biléo Soares
O governador Geraldo Alckmin deu início nesta segunda-feira, 12, às obras complementares do Corredor Metropolitano Biléo Soares, em Hortolândia, e à construção do Viaduto Jean Nicolini, em Nova Odessa. Além disso, entregou 5 km de faixa exclusiva nos municípios de Americana e Santa Bárbara D’Oeste, as Estações de Transferência Amizade e São Paulo, além de cinco paradas, que fazem parte do trecho do corredor entre os municípios de Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara D’Oeste, no qual a previsão de demanda é de 35 mil usuários por dia.
“É um investimento que traz qualidade de vida para a população da Região Metropolitana de Campinas, beneficiando quem usa transporte público de alta capacidade com mais conforto e segurança”, afirmou o governador.
O Corredor Metropolitano Biléo Soares está ajudando a organizar o transporte público entre os municípios da Região Metropolitana de Campinas, facilitando os deslocamentos e propiciando conforto e segurança aos usuários. O empreendimento proporciona acesso ao transporte público às pessoas com deficiência por meio de dispositivos que facilitam a mobilidade desses passageiros.
O novo sistema acompanha o crescimento dos municípios da região e permite a melhoria das condições ambientais, com a redistribuição das linhas e frota adequada em circulação, o que contribui para redução da poluição ambiental.
Faixa exclusiva e estações
Os cinco quilômetros de faixa exclusiva, que estarão integrados com mais 2,7 km de viário em construção, darão prioridade à operação dos ônibus urbanos entre Americana e Santa Bárbara D’Oeste, diminuindo o tempo de viagem aos passageiros. Foram entregues com sinalização horizontal vertical e cinco pontos de parada: Mônaco e Juruema, na Avenida Europa, em Americana, e Limeira, Algodão e Alfredo Contato na avenida São Paulo, em Santa Bárbara D’Oeste. Também estão sendo entregues as Estações de Transferência São Paulo e Amizade, em Santa Bárbara.
Viaduto Jean Nicolini
O futuro Viaduto Jean Nicolini, em Nova Odessa, permitirá a ligação direta da Avenida Ampélio Gazetta à Rodovia Astrônomo Jean Nicolini, aumentando a segurança e a capacidade de fluidez do trânsito na ligação entre Americana e Sumaré. Terá 76 metros de comprimento, vão livre de 30 metros, pista de 7 metros de largura com duas faixas de rolamento. O viaduto está previsto para ser entregue no segundo semestre deste ano.
Essas obras fazem parte da extensão do corredor de 24,3 km que ligará Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara D’Oeste. Desse total, 13 km serão de faixa exclusiva para ônibus. As intervenções começaram em maio de 2017 e estão previstas para terminar no segundo semestre de 2018. O investimento nesse trecho é de R$ 58,3 milhões.
Trecho Campinas-Hortolândia
A continuidade das obras complementares do trecho Campinas-Hortolândia, de 5,4 km, também iniciou hoje. Nessa ligação, será concluído o alargamento da Rua José João da Silva até à Ponte Estaiada, em Hortolândia, a execução de um novo viário de interligação, a partir da ponte até a Avenida Antônio da Costa Santos. A Ponte Estaiada foi construída pela prefeitura e ligará o Corredor à rodovia SP-101.
As obras nesse trecho incluem também a implantação das Estações de Transferência Peron e Rosolém, cinco paradas para embarque e desembarque, Parada III da Av. Lix da Cunha, em Campinas, e o CCO da Região Metropolitana de Campinas, em Hortolândia, para atividades inerentes à EMTU, como inspeção de frota, fiscalização e estocagem de veículos apreendidos, entre outras.
O prazo de execução dessas obras pelo Consórcio Souza Compec/Etama é de 16 meses e o investimento será de R$ 52,8 milhões.
Entregas em 2018
As obras em andamento no trecho Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara D’Oeste que serão concluídas neste ano são as seguintes: neste primeiro semestre serão entregues 2,7km de viário das avenidas da Fazenda e faixas exclusivas na Laura Santos, em Santa Bárbara, com ciclovia, pontos de parada, serviços de infraestrutura hidráulica, drenagem e sinalização viária.
No segundo semestre, ainda nessa cidade, serão entregues os trabalhos de adequação do sistema viário nas Avenidas Pérola Byington, Floriano Peixoto e Tiradentes; a Estação de Transferência Ribeirão dos Toledos; as paradas Prefeito Isaias e Tivoli e mais quatro pontos de parada localizados entre a Estação de Transferência Ribeirão dos Toledos e o Rodoterminal de Santa Bárbara, além da ponte sobre o Ribeirão dos Toledos.
Em Nova Odessa, será entregue o Viaduto Jean Nicolini, além da drenagem da Rua João Bassora. Em Americana, serão concluídas as instalações dos pontos de parada das Avenidas Dom Pedro e S. Jerônimo.
2019[editar]
- 30/05/2019 - Governo de SP entrega 50 ônibus novos para região de Campinas
O Governador João Doria e o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, entregaram nesta quinta-feira (30), 50 ônibus novos, que atenderão os 110 mil passageiros que utilizam, diariamente, ônibus de linhas intermunicipais de Hortolândia, Sumaré, Paulínia e Valinhos.
Também foi inaugurada, em Hortolândia, a Ponte da Esperança (Estaiada), que liga as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade. Implantada pela Prefeitura do município, a estrutura faz parte do traçado do Corredor Biléo Soares, construído pela EMTU/SP.
“Estamos permitindo acessibilidade de um bairro mais humilde, mais simples à estrutura da cidade nesta interligação, reduzindo o tempo da viagem, permitindo que essas pessoas possam chegar e sair do trabalho, em ônibus de qualidade, com ar-condicionado, wi-fi, tomadas para recarga de celulares, com conforto anatômico, acessibilidade”, disse o Governador.
Do tipo convencional, os ônibus têm capacidade para transportar 76 passageiros cada (34 sentados e 42 em pé). Do ponto de vista ambiental, o seu motor diesel Euro V possui a tecnologia mais moderna.
Adquiridos pelo Consórcio Bus+, os ônibus vão substituir parte da frota dos 323 coletivos que operam nas 123 linhas que interligam os quatro municípios. Isso representa 70% da demanda total da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Esses são os primeiros de um total de 140 ônibus zero quilômetro a serem entregues até agosto de 2019. Quando todos estiverem em operação, a idade média da frota intermunicipal na RMC baixará de 7 anos para 4,2 anos, conforme prevê o contrato de concessão. O investimento total do consórcio é de R$ 58 milhões.
Ver também[editar]
- Corredor Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi)
- Corredor Metropolitano Itapevi - São Paulo/Butantã
- Corredor Metropolitano ABD
- Corredor Arujá – Itaquaquecetuba
- Corredor Perimetral Leste - Jacu Pêssego
- Corredor Metropolitano Alphaville – Cajamar
- Corredor Metropolitano Itapevi – Cotia
- Veículo Leve sobre Trilhos - VLT