Corredor Noroeste
Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares - 2ª fase - Em Obras
- Atualizado em: 11 de dezembro de 2014
Mudança de nome | O governador Geraldo Alckmin aprovou a lei que altera o nome do Corredor Metropolitano Noroeste, que agora passa a se chamar "Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares". O homenageado que morreu em 2011, vítima de câncer, foi um dos fundadores do PSDB campineiro e recebeu a distinção pelo projeto apresentado pela deputada Célia leão. |
Obras previstas 2ª fase | A extensão total desta segunda fase é de 24,5 km de corredor. Mais 4,7 km de obras remanescentes da primeira fase. A previsão de demanda é de 45 mil passageiros por dia no novo trecho, ligando Nova Odessa a Santa Bárbara D’Oeste.
As obras previstas incluem a implantação de ligação de Nova Odessa a Santa Bárbara D´Oeste - passando por Americana -, três novos terminais (Sumaré, Americana e Santa Bárbara), reforma do terminal de Nova Odessa, implantação de pontos de parada, ponte de transposição Ribeirão dos Toledos em Santa Bárbara e alargamento de via de transposição sob a rodovia Luiz de Queiroz em Americana. |
Obras remanescentes no trecho Hortolândia-Campinas (1ª fase do corredor) | obras de transposição (Hortolândia – Av. Santana); duplicação da Av. Emancipação (Hortolândia) – 2 km; Instalação das paradas 2 e 3 da Av. Lix da Cunha (Campinas). |
Benefícios | A estimativa é que passem pelo Corredor 2,7 milhões de passageiros mensalmente, após a sua conclusão. Os sete municípios que compõem a Bacia Noroeste são responsáveis por 75% das 140 mil pessoas que chegam diariamente a Campinas. O grande benefício da obra será racionalizar a rede de transporte, ampliando a oferta de viagens, principalmente na hora de pico, e assim reduzir o tempo de deslocamento de passageiros em 15%. |
Redução na quilometragem percorrida | As empresas de ônibus percorrem hoje cerca de 34 milhões de km anualmente. Quando o corredor metropolitano estiver totalmente implantado e os serviços de transporte reorganizados, haverá redução de 31% na quilometragem percorrida por esses veículos. Essa economia também representará uma redução na emissão de 13 toneladas de dióxido de carbono por ano. |
Investimento |
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Previsão de investimento total nas obras | R$ 239,3 milhões. |
Projeto apresentado em Brasília | O governador Geraldo Alckmin se reuniu no dia 8 de julho de 2013, com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, em Brasília, para mostrar o projeto de mobilidade urbana. O projeto contempla a 2ª Fase do Corredor Noroeste que liga Santa Bárbara e Americana até a região de Sumaré. Porém, no dia 31 de julho de 2013, a presidente Dilma em São Paulo, não liberou o repasse para a obra. |
Edital de Pré-qualificação | Edital de pré-qualificação: o edital das empresas interessadas em participar da licitação de obras foi publicado em 10/08/2012, mas a licitação ficou suspensa de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013 por decisão judicial. A entrega das propostas foi realizada em março de 2013 e a classificação das empresas foi publicada no DOE em maio/2013. A homologação das empresas classificadas foi publicada no DOE em 29/06/2013. |
Características |
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Investimento previsto | R$ 145 milhões |
Obras previstas: |
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Projetos: | Elaboração dos Projetos: em dezembro de 2011 foi contratada, por meio de licitação pública, empresa para a desenvolvimento dos seguintes projetos:
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Licenças: | |
Licenciamento ambiental: |
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Obras concluídas | 5,7km de viário e 2 estações de embarque em Nova Odessa. |
Cronograma da obras: |
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Janeiro 2015
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Abril de 2015
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Setembro 2015
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Características | 4,7 km de extensão e uma demanda diária prevista de 60 mil passageiros |
Investimento | R$ 94,3 milhões (A ser equacionado orçamentária e financeiramente) |
Obras previstas |
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Projetos: |
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Licenciamento ambiental | Licença de Instalação e Operação em vigência. |
Cronograma: |
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Características | com 5,5 km de extensão, contribuirá para redistribuir 60% da demanda de veículos do eixo da Via Anhanguera, aliviando o tráfego na região; revitalização da Av. Rebouças, incluindo nova iluminação e implantação de ciclovia |
Obras previstas | Ligação das avenidas Rebouças e Olívio Franceschini; sete pontes; viaduto estaiado sobre a linha férrea e o Ribeirão Quilombo
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Gráfico |
Corredor Noroeste - 1ª Fase - Em Operação
O que é: corredor de ônibus que liga a região Noroeste da Região Metropolitana de Campinas. Sistema que faz a ligação entre as cidades de Campinas, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa e Americana.
Investimento realizado: R$ 150 milhões.
Extensão: trata-se de trecho de 32,7 km de extensão que liga os municípios de Campinas a Sumaré. Dez quilômetros são de faixas exclusivas para a operação de ônibus.
Dados Gerais do Corredor:
- Extensão: 32,7 Km
- Pontos de Parada: 28 (propostos e existentes)
- Estações de Transferência: 3
- Terminais: 3 (Sumaré, Americana e Santa Bárbara)
- Estimativa de demanda média diária com início de operação do trecho Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara D’Oeste (2ª fase): 45 mil passageiros/dia (ano 2014).
- Modelo operacional: porta à esquerda e porta à direita
- OAE (Obras de Arte Especiais): transposição 2 córregos (Ribeirão dos Toledos e Córrego Mollon)
Cronologia:
- Em 2008, o primeiro trecho do Corredor Metropolitano Noroeste, gerenciado pela EMTU, foi inaugurado ligando Campinas a Hortolândia. Inclui obras importantes como o Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira, a Estação de Transferência Anhanguera e o Terminal de Hortolândia.
- O Terminal Metropolitano de Americana está em operação desde agosto de 2009.
- Em outubro de 2009, foi inaugurado o trecho Sumaré. O pacote de obras englobou melhorias em 8 km de viário e construção de um viaduto de 35 m de extensão sobre a linha férrea, entre outras ações.
- Em março de 2010 foram concluídas as obras na Av. Lix da Cunha (Campinas) e a passagem de pedestres subterrânea, que liga o Terminal Metropolitano Pref. Magalhães Teixeira ao centro de Campinas.
- Em Americana serão executados calçadões de acesso ao terminal. Um deles terá 120 m de extensão, a partir do mercado municipal. O outro, com 200 m de extensão, fará a ligação com o Terminal Urbano.
Ver também
- Corredor Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi)
- Corredor Metropolitano Itapevi - São Paulo/Butantã
- Corredor Metropolitano ABD
- Corredor Arujá – Itaquaquecetuba
- Corredor Perimetral Leste - Jacu Pêssego
- Corredor Metropolitano Alphaville – Cajamar
- Corredor Metropolitano Itapevi – Cotia
- Veículo Leve sobre Trilhos - VLT