Corredor Perimetral Leste - Jacu Pêssego

De Infogov São Paulo
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Atualizado em: 10 de dezembro de 2014
Características Terá 26,7 km de extensão e contará com faixas exclusivas para ônibus com ultrapassagem nas 17 estações de embarque e desembarque, oito passarelas e integração com a CPTM na futura a Estação de Transferência Dom Bosco.O projeto foi dividido em três trechos:
Trecho 2 (Prioritário)
Características Dois terminais, sendo o CECAP, em Guarulhos e o intermodal São Mateus, 13 estações de embarque e desembarque, nove passarelas e Estação de Transferência Dom Bosco que permitirá integração com os trens da CPTM.
Extensão terá 14,4 km de extensão ao longo da Av. Jacu-Pêssego
Conexão Interligando os Corredores Metropolitanos Guarulhos – São Paulo (em construção) e o ABD (São Mateus - Jabaquara). O trecho está compreendido entre o limite do município de Guarulhos e São Paulo até a nascente do Aricanduva. Contará com faixas exclusivas para ônibus com ultrapassagem nas estações.
Demanda estimada 175 mil passageiros/dia
Investimento previsto R$ 280 milhões.
Projeto apresentado em Brasília O governador Geraldo Alckmin se reuniu no dia 8 de julho de 2013, com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, em Brasília, para mostrar o projeto de mobilidade urbana. O projeto contempla o Corredor Perimetral Leste - Jacu Pêssego. Porém, no dia 31 de julho de 2013, a presidente Dilma em São Paulo, não liberou o repasse para a obra.
Status O contrato do projeto básico foi assinado em 23 de outubro de 2013, com o CONSÓRCIO PROJETO BRT LESTE, formado pelas empresas Vetec Engenharia Ltda. e Setepla Tecnometal Engenharia S.A. O projeto básico foi concluído no início de novembro de 2014. Em 30/07/2014 a CETESB emitiu a LP n°2.358, porém, a publicação do edital de Obras aguarda o provisionamento de verba para o empreendimento.
Audiência pública Foi realizada em 11 de junho de 2012.
Edital de pré-qualificação Edital de pré-qualificação: o edital das empresas interessadas em participar da licitação de obras foi publicado em 10/08/2012, mas a licitação ficou suspensa de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013 por decisão judicial. A entrega das propostas foi realizada em março de 2013 e a classificação das empresas foi publicada no DOE em maio/2013. A homologação das empresas classificadas foi publicada no DOE em 29/06/2013.
Cronograma dos Projetos:
  • Projeto funcional: foi concluído no final de maio de 2012.
  • Audiência pública do empreendimento: foi realizada em 11 de junho de 2012.
  • Edital de Pré-Qualificação: publicado no dia 10 de agosto de 2012.
  • Edital para contratação de Projeto Básico: publicado em 15 de março de 2013.
  • Sessão pública de abertura de propostas: realizada no dia 13 de maio de 2013.
  • Publicação da habilitação e homologação: 24 de setembro de 2013.
  • Início do Projeto Básico: novembro de 2013.
  • Conclusão Projeto Básico: novembro de 2014.
Cronograma das Obras
  • Habilitação das empresas pré-qualificadas: 23 de março de 2013.
  • Publicada a Homologação das empresas pré-qualificadas: 29 de junho de 2013.
  • Previsão de publicação do edital de obra: Em 30/07/2014 a CETESB emitiu a LP n°2.358, porém, a publicação do edital de Obras aguarda o provisionamento de verba para o empreendimento.
Gráfico
Corredorp2014j.jpg
Trecho 1
Características Do Terminal Metropolitano CECAP, no limite do município de Guarulhos/São Paulo, com 7,7 km de extensão. A responsabilidade pelo trecho será da prefeitura de Guarulhos, junto ao PAC
Trecho 3
Características A construção dos 4,6 km de viário ao longo da Avenida Ragueb Chohfi, em São Paulo, será executada pela SPTrans.
Projeto Funcional do Terminal São Mateus A EMTU/SP contratou o projeto funcional de remodelação do Terminal Metropolitano São Mateus, que inclui a construção de um Complexo Intermodal e estudo de micro simulação da circulação e a requalificação urbana na região. Os estudos devem ficar prontos no 1º trimestre de 2015.

Fonte: Assessoria de Imprensa da EMTU, Adriana Vilaça


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