Corredores da EMTU
- Atualizado em: dezembro de 2011
A EMTU opera com dois corredores (Corredor Metropolitano ABD e Corredor Noroeste) que abrande cerca de 7 municípios no total e atende uma demanda de 319 mil passageiros por dia.
A meta para 2014 é atender cerca de 1,3 milhão de passageiros por dia, chegando a um aumento de 396%, por isso estão sendo construído mais 7 corredores, além da reforma do Corredor ABD e a construção da 2ª fase do Corredor Noroeste. No total serão 10 corredores que atenderão 22 municípios das regiões metropolitana de São Paulo, de Campinas e inclusive da Baixada Santista com o SIM (Sistema Integrado da Região Metropolitana da Baixada Santista).
O investimento previsto para as obras é de R$ 1,8 bilhão.
Indicadores | Existentes 2011 | Futuro - 2014 - Rede Total | |||||||||||||
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Mauá, São Bernardo e Diadema |
Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo |
Sumaré, Nova Odessa, Americana e Santa Barbara |
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Corredor Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi) - Em Obras
- Atualizado em: 12 de dezembro de 2014
Características | terá 20 km de extensão e suprirá importante demanda de transporte público sobre pneus na ligação entre a capital e o segundo município mais populoso do Estado, além de interligar os usuários ao sistema metroviário. Foi concebido para reestruturar o transporte metropolitano na região com faixas exclusivas para ônibus, redistribuição das paradas e readequação dos semáforos ao longo do traçado. |
Investimento previsto nos três trechos | R$ 195 milhões. |
Demanda diária | 250 mil passageiros (trechos Cecap-Vila Galvão e Vila Endres-Ticoatira). |
Benefícios |
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Integrações: |
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Trecho Taboão – Cecap: (Em funcionamento) | As obras do primeiro trecho foram iniciadas em julho de 2010, com a construção dos Terminais Taboão, que foi inaugurado em maio de 2012 e CECAP inaugurado em setembro de 2012. As obras viárias (3,5 km) entre os dois terminais foram inauguradas no dia 03 de julho de 2013.
Investimento total: R$ 39,7 milhões Cronologia:
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Trecho Cecap – Vila Galvão | Características: com 12,3 km de extensão envolve a construção do Terminal Vila Galvão, duas Estações de Transferência (Vila Endres e Emilio Ribas) e 16 Estações de Embarque e Desembarque, mais três faixas por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus em pavimento rígido. Instalação de ciclopasseio.
Valor contratado: R$ 78,7 milhões. Licitação: em 09 de janeiro de 2013 foi publicado no DOE o vencedor da licitação (Consórcio Ferreira Guedes – Araguaia) para a execução das obras. O contrato foi assinado em 31 de fevereiro de 2013 e a ordem de serviço em 22 de fevereiro de 2013, com o vencedor da licitação que iniciou as obras em 15/08/2013. Prospecção Arqueológica o plano de prospecção foi publicado em 30/04/2013 e concluído em 13/07/2013. O relatório final com os resultados deste trabalho foi protocolado junto ao IPHAN e à Secretaria de Cultura do município. Status: as obras começaram no dia 15 de agosto de 2013 e o trecho está com 85% concluído. Dos 12,3 km previstos inicialmente, serão finalizados em dezembro de 2014: 10,1km de corredor exclusivo de ônibus e nove pontos de parada; e os outros 2,2km vão receber sinalização vertical e horizontal de compartilhamento do viário existente, em razão das orientações da autoridade de trânsito local, entre a Vila Sorocabana e rua IV Centenário. A previsão de conclusão é até março de 2015. Terminal Vila Galvão: Inaugurado no dia 12 de novembro de 2014, com o Investimento de R$ 8,1 milhões. Passarão por lá duas linhas intermunicipais e nove municipais, com previsão de circulação de 15 mil usuários/dia. |
Gráfico | |
Trecho Vila Endres – Tiquatira/Penha | Características:Trecho de 4,08 km que ligará o futuro terminal Metropolitano Vila Endres, em Guarulhos, à futura Estação Tiquatira da CPTM, no bairro da Penha, em São Paulo. Serão construídas mais oito estações de Embarque e Desembarque, o nova Ponte Migrante Nordestino e a transposição subterrânea da linha da CPTM. A previsão é de que 40.800 passageiros sejam transportados neste trecho. Serão duas faixas por sentido com pavimento rígido nas paradas.
Investimento previsto: R$ 76,5 milhões Status: A EMTU/SP vai aguardar o projeto acordado entre Metrô, CPTM e SPTrans, que planeja um terminal municipal na região do Tiquatira, junto à estação da CPTM. O Metrô está seguindo em direção à Guarulhos e deverá fazer as desapropriações necessárias para a implantação. A EMTU/SP vai esperar as alterações para depois construir o novo viário que fará parte do Corredor Guarulhos/São Paulo. |
Gráfico | |
Trecho Vila Galvão/Estação Tucuruvi do Metrô | Características: com 4,5 km, o projeto executivo desenvolvido entre Vila Galvão, em Guarulhos, até Tucuruvi, em São Paulo, está em fase de revisão e previsão de contratação no primeiro trimestre de 2015. |
Fonte: Assessoria de Imprensa da EMTU, Sérgio Leal Maia
Corredor Metropolitano Itapevi - São Paulo/Butantã - Em Obras
- Atualizado em: 01 de outubro de 2013
O que é: O Corredor Metropolitano Itapevi tem seu ponto inicial no futuro Terminal Itapevi, junto à Estação da CPTM, e segue até o terminal Vila Iara, na divisa entre Osasco e São Paulo.
Extensão: O Corredor Metropolitano Itapevi tem seu ponto inicial no futuro Terminal Itapevi, junto à Estação da CPTM, e segue até o terminal Vila Iara, na divisa entre Osasco e São Paulo.
Valor total do empreendimento: R$ 325 milhões.
Obras: o trecho prioritário prevê a construção de novo viário entre Itapevi e Jandira, de aproximadamente 5 km, fazendo a interligação das estações da CPTM Itapevi, Engenheiro Cardoso, Sagrado Coração e Jandira.
Trecho prioritário Itapevi – Jandira (5 km)
Obras: começaram em abril de 2011, as obras de construção do trecho prioritário de 5 km entre as cidades de Itapevi e Jandira, fazendo a interligação das estações da CPTM Itapevi, Engenheiro Cardoso, Sagrado Coração e Jandira. Nesse trajeto o projeto prevê a construção do Terminal Itapevi e de mais três estações de transferência, novo viário com duas faixas por sentido, 10 pontos de parada nos dois sentidos, viaduto sobre a via férrea (Rua Ameríndia), passarela sobre a via férrea e calçadas compartilhadas com ciclovia.
Status: o edital de contratação da execução das obras remanescentes foi republicado em 14/06/2013. A licitação para a construção desta primeira fase da obra foi vencida pela empresa Emparsanco S/A. As obras devem começar na segunda quinzena de outubro de 2013, com termino previsto para agosto de 2014.
Terminal Itapevi e estação de transferência de Jandira: as obras envolvem a construção Terminal Itapevi e estação de transferência de Jandira que estão com 60% das obras concluídas. Considerando todas as intervenções previstas no contrato (descrição acima), 35% das obras estão concluídas. Status: publicação do edital de obras ocorreu em agosto de 2013 e sessão pública para a entrega das propostas está marcada para 09/10/2013. Início de obras está previsto para novembro de 2013 e conclusão para outubro de 2014.
Trecho Jandira - Osasco Km 21 (10,4 km)
Esse projeto prevê a construção de 2 terminais (Carapicuíba/Cento e Osasco KM 21) e da Estação de transferência de Barueri. Beneficiará cerca de 30 mil usuários/dia.
Cronograma:
- Audiência Pública: ocorreu em maio de 2012
- Edital de pré-qualificação: o edital das empresas interessadas em participar da licitação de obras foi publicado em 10/08/2012, mas a licitação ficou suspensa de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013 por decisão judicial. A entrega das propostas foi realizada em março de 2013 e a classificação das empresas foi publicada no DOE em maio/2013. A homologação das empresas classificadas foi publicada no DOE em 29/06/2013.
- Projeto executivo: concluído em dezembro de 2012.
- Licença Prévia(LP): protocolada em 22 de fevereiro de 2013 na CETESB. Somente com a sua obtenção pode-se publicar o edital de obras.
- Publicação de liberação da LP: 28 de junho 2013.
- Publicação do edital de obras: novembro de 2013.
- Previsão de início das obras: dezembro de 2013.
- Término: agosto de 2014.
Trecho entre Osasco km 21 - Terminal Vila Yara (Osasco)
18 pontos de parada nos dois sentidos e duas faixas de viário nos dois sentidos.
Cronograma:
- Projetos: contratação dos projetos básico, executivo, licenciamento e desapropriação publicado em 10/05/2013.
- Início das obras: agosto de 2014.
- Término: julho de 2015.
Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares - 2ª fase - Em Obras
- Atualizado em: 11 de dezembro de 2014
Mudança de nome | O governador Geraldo Alckmin aprovou a lei que altera o nome do Corredor Metropolitano Noroeste, que agora passa a se chamar "Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares". O homenageado que morreu em 2011, vítima de câncer, foi um dos fundadores do PSDB campineiro e recebeu a distinção pelo projeto apresentado pela deputada Célia leão. |
Obras previstas 2ª fase | A extensão total desta segunda fase é de 24,5 km de corredor. Mais 4,7 km de obras remanescentes da primeira fase. A previsão de demanda é de 45 mil passageiros por dia no novo trecho, ligando Nova Odessa a Santa Bárbara D’Oeste.
As obras previstas incluem a implantação de ligação de Nova Odessa a Santa Bárbara D´Oeste - passando por Americana -, três novos terminais (Sumaré, Americana e Santa Bárbara), reforma do terminal de Nova Odessa, implantação de pontos de parada, ponte de transposição Ribeirão dos Toledos em Santa Bárbara e alargamento de via de transposição sob a rodovia Luiz de Queiroz em Americana. |
Obras remanescentes no trecho Hortolândia-Campinas (1ª fase do corredor) | obras de transposição (Hortolândia – Av. Santana); duplicação da Av. Emancipação (Hortolândia) – 2 km; Instalação das paradas 2 e 3 da Av. Lix da Cunha (Campinas). |
Benefícios | A estimativa é que passem pelo Corredor 2,7 milhões de passageiros mensalmente, após a sua conclusão. Os sete municípios que compõem a Bacia Noroeste são responsáveis por 75% das 140 mil pessoas que chegam diariamente a Campinas. O grande benefício da obra será racionalizar a rede de transporte, ampliando a oferta de viagens, principalmente na hora de pico, e assim reduzir o tempo de deslocamento de passageiros em 15%. |
Redução na quilometragem percorrida | As empresas de ônibus percorrem hoje cerca de 34 milhões de km anualmente. Quando o corredor metropolitano estiver totalmente implantado e os serviços de transporte reorganizados, haverá redução de 31% na quilometragem percorrida por esses veículos. Essa economia também representará uma redução na emissão de 13 toneladas de dióxido de carbono por ano. |
Investimento |
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Previsão de investimento total nas obras | R$ 239,3 milhões. |
Projeto apresentado em Brasília | O governador Geraldo Alckmin se reuniu no dia 8 de julho de 2013, com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, em Brasília, para mostrar o projeto de mobilidade urbana. O projeto contempla a 2ª Fase do Corredor Noroeste que liga Santa Bárbara e Americana até a região de Sumaré. Porém, no dia 31 de julho de 2013, a presidente Dilma em São Paulo, não liberou o repasse para a obra. |
Edital de Pré-qualificação | Edital de pré-qualificação: o edital das empresas interessadas em participar da licitação de obras foi publicado em 10/08/2012, mas a licitação ficou suspensa de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013 por decisão judicial. A entrega das propostas foi realizada em março de 2013 e a classificação das empresas foi publicada no DOE em maio/2013. A homologação das empresas classificadas foi publicada no DOE em 29/06/2013. |
Características |
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Investimento previsto | R$ 145 milhões |
Obras previstas: |
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Projetos: | Elaboração dos Projetos: em dezembro de 2011 foi contratada, por meio de licitação pública, empresa para a desenvolvimento dos seguintes projetos:
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Licenças: | |
Licenciamento ambiental: |
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Obras concluídas | 5,7km de viário e 2 estações de embarque em Nova Odessa. |
Cronograma da obras: |
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Janeiro 2015
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Abril de 2015
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Setembro 2015
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Características | 4,7 km de extensão e uma demanda diária prevista de 60 mil passageiros |
Investimento | R$ 94,3 milhões (A ser equacionado orçamentária e financeiramente) |
Obras previstas |
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Projetos: |
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Licenciamento ambiental | Licença de Instalação e Operação em vigência. |
Cronograma: |
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Características | com 5,5 km de extensão, contribuirá para redistribuir 60% da demanda de veículos do eixo da Via Anhanguera, aliviando o tráfego na região; revitalização da Av. Rebouças, incluindo nova iluminação e implantação de ciclovia |
Obras previstas | Ligação das avenidas Rebouças e Olívio Franceschini; sete pontes; viaduto estaiado sobre a linha férrea e o Ribeirão Quilombo
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Gráfico |
Características | Inaugurado em 1988, liga o bairro de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, ao Jabaquara, na zona sul, atravessando quatro municípios do ABCD (Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema). |
Extensão total | 45 km. |
Cronologia | A extensão Diadema – São Paulo (Morumbi/Berrini) foi entregue em julho de 2010 como parte do Corredor ABD. O Corredor também permitirá integração com a Linha 5-Lilás, do Metrô, na futura estação Brooklin-Campo Belo, e para isso conta com cinco Estações de Transferência que farão no futuro, integração com linhas do Metrô e CPTM. |
Concessão | As 13 linhas do sistema são operadas pela Concessionária Metra, desde 1997, resultado da primeira concessão do país no setor de transporte público. As atribuições do Estado voltaram-se diretamente para o gerenciamento do sistema, enquanto que a operação, a manutenção e a conservação da infraestrutura e do sistema viário ficaram a cargo da iniciativa privada pelo período de 20 anos. |
Cartão BOM no corredor ABD | Desde o dia 02 de janeiro de 2012, a Concessionária Metra aceita o cartão BOM. |
O trecho Diadema – São Paulo (Morumbi-Berrini) | Conta com 12 km de faixas de ônibus exclusivas |
Terminais | O Corredor Metropolitano ABD possui nove terminais metropolitanos, gerenciados pela EMTU:
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Gráfico | |
Investimentos realizados | Os investimentos do governo do Estado em melhorias somam cerca de R$ 90 milhões. São eles: a substituição da atual bilhetagem eletrônica – SBE (bilhetes Edmonson) - por outro sistema que possibilite a implantação do Bilhete do Ônibus Metropolitano (BOM), visando implementação da integração do Corredor ABD com os demais ônibus metropolitanos, municipais, Metrô e CPTM; reforma e adequação da acessibilidade dos terminais (Jabaquara, São Bernardo e Sonia Maria já foram reformados); a eletrificação dos 11 km que restavam entre Jabaquara e Piraporinha em Diadema foi completada; a repotencializacão de 23 km com a substituição das estações retificadoras foi contratada; e melhorias a serem iniciadas como a substituição do fio trolley e a construção e operação da CCE - Central de Controle de Energia. |
Eletrificação | As obras de eletrificação do trecho de 11 km entre os terminais Piraporinha e Jabaquara do Corredor ABD começaram em 2009 e foram entregues em junho de 2011. O Governo do Estado investiu R$ 22 milhões nesta obra. A frota de trólebus nesse novo trecho está sendo incluída gradualmente pela Concessionária Metra que também é responsável hoje pela manutenção da rede aérea de alimentação para a operação dos trólebus. |
Frota operacional | A frota operacional do Corredor ABD é de cerca 267 ônibus, sendo 85 veículos elétricos. São transportados no corredor cerca de sete milhões de usuários por mês. Da frota total 62% apresentam itens de acessibilidade como piso baixo, área reservada para cadeirantes e pessoas com cão guia. |
Inclusão de ônibus novos e seminovos desde o início da gestão | Desde 2011, já foram incluídos 104 ônibus no corredor, sendo 89 novos e 15 usados. |
Investimento na renovação da frota: | o investimento na renovação da frota do Corredor Metropolitano ABD foi de R$ 62 milhões. A Concessionária Metra transporta em torno de 5,5 milhões de passageiros por mês e os novos veículos transportam mais de 50% desses usuários. |
20 novos trólebus entregues | Com a entrega das obras de eletrificação (abril 2012) do trecho de 11 km que liga Piraporinha, em Diadema, a Jabaquara, em São Paulo, a Concessionária Metra incluiu 20 trólebus zero quilômetro e mais 30 ônibus superarticulados para substituir o veículos mais antigos que estavam em circulação. Todos os veículos novos estão em operação desde de julho de 2013. |
Novos Trólebus de 18 metros | Os novos trólebus de 18 metros de comprimento substituíram os de 12 metros, propiciando mais oferta de lugares. São veículos de última geração que contam com modernas inovações tecnológicas como motor e inversor refrigerados a água, que deixa o sistema de tração muito mais leve e compacto. A vedação mais resistente utilizada no motor permite que o veículo passe por trechos de enchente e o sistema autônomo de baterias viabiliza a operação sem o ônibus elétrico estar conectado à rede aérea, portanto com menor possibilidade de interrupção da operação por falta de energia, por exemplo. |
Superarticulados de 23 metros | Os superarticulados de 23 metros substituíram os ônibus 18 metros. São veículos de última geração e tecnologia de ponta, com piso Low-entry (piso baixo), ar condicionado, motor Euro 5 que emite menos poluentes que os convencionais e suspensão pneumática. Possuem com ar condicionado e são silenciosos, além de contar com tomadas internas de uso do passageiro para carregamento de celulares, notebooks, etc. |
Extensão Diadema - São Paulo (Morumbi) | Para a operação de trólebus no trecho de 12 km da Extensão Diadema, o projeto executivo de eletrificação do trecho está pronto, mas não foi colocado em prática porque a Prefeitura de São Paulo não queria interferência na rede aérea daquela região. Optou-se então por uma outra tecnologia em que essa interferência não exista. |
Reposicionamento do Corredor em Diadema | Encontra-se em elaboração, pela empresa contratada, o Estudo Funcional Preliminar, elaboração dos Projetos Básicos e Executivos, Licenciamento Ambiental e Decreto de Utilidade Pública (DUP) para o reposicionamento do Trecho de 1km do Corredor Metropolitano ABD, na Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquivel, na região central do município de Diadema – SP. O objetivo do empreendimento, com investimento previsto de R$ 1 milhão, é melhorar a fluidez do tráfego e proporcionar mais segurança a usuários e pedestres que circulam diariamente na região. A previsão de conclusão dos projetos é dezembro de 2014. As obras estão previstas para começar no primeiro trimestre de 2015. |
Testes com os ônibus elétrico | Desde dezembro de 2013, a EMTU realiza testes com um ônibus elétrico movido a bateria (E Bus) no trecho Diadema – Brooklin do Corredor Metropolitano ABD , projeto realizado em conjunto com a Mitsubishi Heavy Industries (MHI), concessionária Metra e Eletra. Em fevereiro de 2014, o veículo começou a operar com passageiros e até o momento o desempenho dessa nova tecnologia tem apresentado resultados positivos, principalmente porque alcança os mesmo índices de um ônibus a diesel, com a vantagem maior de ser totalmente limpo. O veículo continuará em demonstração operacional até o 1º trimestre de 2015. Após essa data será definida a nova etapa do projeto.
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Ônibus a Hidrogênio | Até janeiro de 2015 mais três novos ônibus movidos e hidrogênio vão iniciar testes no Corredor ABD. O contrato foi firmado pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e o Consórcio que, desde 2010, desenvolve o Projeto Ônibus a Hidrogênio, coordenado pela EMTU/SP. Os ônibus a hidrogênio emitem índice zero de poluição, liberando no meio ambiente apenas vapor de água. |
Repotencialização | 100% dos trabalhos de repotencialização que envolvem obras civis e instalação de equipamentos estão concluídos. Até fevereiro de 2014 os equipamentos passarão por testes operacionais. Final dos ajustes previsto para março 2014. As obras de repotencialização da rede aérea existente no trecho de 22 km, entre Piraporinha e São Mateus, em São Paulo, aliadas à eletrificação do trecho de 11 km entre Piraporinha e Jabaquara, concluída em junho de 2011, permitirão que o corredor seja totalmente operado com veículos elétricos, com emissão zero de poluentes. Trata-se de um investimento total de R$ 51 milhões (eletrificação + repotencialização). |
Acessibilidade nos terminais | Obras concluídas: Jabaquara, Diadema, Piraporinha, São Bernardo do Campo, Santo André Leste e Oeste, Sonia Maria, Ferrazópolis e São Mateus. Investimento: R$ 7,9 milhões |
Para atender as normas de acessibilidade | Aviso de licitação publicado em 03/09/2014, no Diário Oficial do Estado, prevê a contratação de empresa para a execução das obras civis complementares com a instalação de seis elevadores e duas plataformas elevatórias, para atender as normas de acessibilidade nos Terminais Metropolitanos de Ferrazópolis, Diadema, Piraporinha, Santo André Oeste e São Mateus.
A licitação fracassou em função de incorreções técnicas apuradas na documentação dos concorrentes. Novo edital será publicado em data ainda não definida. A aquisição desses equipamentos faz parte do Programa de Acessibilidade da EMTU/SP que já promoveu a readequação e reforma dos terminais metropolitanos. |
- Atualizado em: 05 de dezembro de 2014
Características | Com dois terminais previstos (Arujá e Ferraz de Vasconcelos), mais a adequação do Terminal Cidade Kemel, em Poá. Serão implantadas 18 estações de embarque na ligação Arujá e Itaquaquecetuba e mais oito entre Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos |
Extensão | 13,5 km (Arujá – Itaquaquecetuba) mais 7,4 km em Ferraz de Vasconcelos, somando 20,9 km |
Integração | Integração com as Linhas 12 Safira e 11 Coral da CPTM no futuro Terminal Ferraz de Vasconcelos. |
Investimento total previsto | R$ 336,8 milhões, sendo R$ 244,4 milhões para obras e R$ 92,4 milhões em desapropriações |
Demanda diária prevista | 47 mil passageiros |
Benefícios | O tempo médio de viagem atualmente é de cerca de 70 minutos. Com o corredor, o percurso será feito em 50 minutos - economia média de 30% no tempo de viagem -, melhorando a qualidade de vida dos usuários, que terão mais tempo para lazer ou descanso. A redução da quilometragem será de dois milhões km/ano, com ganhos ambientais da ordem de 2,6 milhões de toneladas/ano de CO2. |
Frota | Previsão de uma frota de 67 veículos, sendo 55 articulados e 12 padron. |
Status | O projeto funcional foi revisado e estão em elaboração os projetos Básico, Executivo e de Licenciamento Ambiental. A publicação do edital de obras está prevista para o primeiro semestre de 2015. |
Trechos do projeto | |
O Trecho 1 - ligará o futuro Terminal Metropolitano Arujá, no início da Av. Renova dos Santos, ao início do binário da SP-056 a ser implantado às margens do Córrego Caputera no prolongamento da Av. Angelo Anunciato Neto, em Arujá. Terá 1,8 km e duas estações de embarque. | |
O Trecho 2 - ligará Arujá, da Avenida Renova dos Santos/Avenida Benedito Manuel dos Santos, no início do binário, à futura Estação de Transferência Monte Belo, em Itaquaquecetuba. Contará com um viaduto, um novo viário de 0,8 km às margens do Córrego Caputera. O trecho do BRT inclui ainda a duplicação de 10 km da Rodovia SP-056, cujo projeto está em finalização pelo DER, além de 14 estações de embarque e duas Estações de Transferência: Estrada do Corredor e Monte Belo. | |
O Trecho 3 - ligará Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos ao longo de 7,4 km, da Estação de Transferência Monte Belo ao futuro Terminal Metropolitano de Integração Ferraz de Vasconcelos, junto à estação da CPTM, e contará com sete estações de embarque e dois terminais metropolitanos: o Ferraz de Vasconcelos e o Terminal Cidade Kemel, que será reformado para atender ao BRT. Também será construído um viaduto de transposição da via férrea para possibilitar o acesso dos ônibus municipais e intermunicipais ao novo Terminal Metropolitano. | |
Cronograma |
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Gráfico |
- Atualizado em: 10 de dezembro de 2014
Características | Terá 26,7 km de extensão e contará com faixas exclusivas para ônibus com ultrapassagem nas 17 estações de embarque e desembarque, oito passarelas e integração com a CPTM na futura a Estação de Transferência Dom Bosco.O projeto foi dividido em três trechos: |
Características | Dois terminais, sendo o CECAP, em Guarulhos e o intermodal São Mateus, 13 estações de embarque e desembarque, nove passarelas e Estação de Transferência Dom Bosco que permitirá integração com os trens da CPTM. |
Extensão | terá 14,4 km de extensão ao longo da Av. Jacu-Pêssego |
Conexão | Interligando os Corredores Metropolitanos Guarulhos – São Paulo (em construção) e o ABD (São Mateus - Jabaquara). O trecho está compreendido entre o limite do município de Guarulhos e São Paulo até a nascente do Aricanduva. Contará com faixas exclusivas para ônibus com ultrapassagem nas estações. |
Demanda estimada | 175 mil passageiros/dia |
Investimento previsto | R$ 280 milhões. |
Projeto apresentado em Brasília | O governador Geraldo Alckmin se reuniu no dia 8 de julho de 2013, com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, em Brasília, para mostrar o projeto de mobilidade urbana. O projeto contempla o Corredor Perimetral Leste - Jacu Pêssego. Porém, no dia 31 de julho de 2013, a presidente Dilma em São Paulo, não liberou o repasse para a obra. |
Status | O contrato do projeto básico foi assinado em 23 de outubro de 2013, com o CONSÓRCIO PROJETO BRT LESTE, formado pelas empresas Vetec Engenharia Ltda. e Setepla Tecnometal Engenharia S.A. O projeto básico foi concluído no início de novembro de 2014. Em 30/07/2014 a CETESB emitiu a LP n°2.358, porém, a publicação do edital de Obras aguarda o provisionamento de verba para o empreendimento. |
Audiência pública | Foi realizada em 11 de junho de 2012. |
Edital de pré-qualificação | Edital de pré-qualificação: o edital das empresas interessadas em participar da licitação de obras foi publicado em 10/08/2012, mas a licitação ficou suspensa de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013 por decisão judicial. A entrega das propostas foi realizada em março de 2013 e a classificação das empresas foi publicada no DOE em maio/2013. A homologação das empresas classificadas foi publicada no DOE em 29/06/2013. |
Cronograma dos Projetos: |
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Cronograma das Obras |
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Gráfico | |
Características | Do Terminal Metropolitano CECAP, no limite do município de Guarulhos/São Paulo, com 7,7 km de extensão. A responsabilidade pelo trecho será da prefeitura de Guarulhos, junto ao PAC |
Características | A construção dos 4,6 km de viário ao longo da Avenida Ragueb Chohfi, em São Paulo, será executada pela SPTrans. |
Projeto Funcional do Terminal São Mateus | A EMTU/SP contratou o projeto funcional de remodelação do Terminal Metropolitano São Mateus, que inclui a construção de um Complexo Intermodal e estudo de micro simulação da circulação e a requalificação urbana na região. Os estudos devem ficar prontos no 1º trimestre de 2015. |
Fonte: Assessoria de Imprensa da EMTU, Adriana Vilaça
- Atualizado em: 26 de novembro de 2014
Projeto | Ligará os municípios de Carapicuíba, Barueri, Santana de Parnaíba e Cajamar (bairro de Polvilho), servindo a áreas de perfil industrial – como o setor industrial de Alphaville – e áreas residenciais nos municípios de Santana de Parnaíba, Barueri e Cajamar. O Corredor terá integração física no Terminal Carapicuíba da CPTM (Linha 8), recém reformado e modernizado, e dois terminais previstos. |
Extensão | 28,9 Km |
Terminais | Carapicuíba, Polvilho e Estação de Transferência Santana de Parnaíba. |
Estações de Embarque | 33. |
Investimento previsto | R$ 433,2 milhões. |
Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP) | As empresas Promon Engenharia Ltda., Ballard Power Systems, Linde Gases Ltda. e CAIO Induscar Indústria e Comércio, entregaram, em 09 de novembro de 2012, ao Conselho Gestor da PPP, uma Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP) para Estudos para Implantação de Corredor de Ônibus a Hidrogênio no Trecho Antônio João – Alphaville – Santana do Parnaíba. O trecho faz parte do futuro Corredor Alphaville - Cajamar.
No documento protocolado, estas empresas manifestam interesse em promover estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica, bem como o desenvolvimento de modelos de concessão (Parceria Público Privada, administrativa, patrocinada ou comum) visando à construção, operação e realização de investimentos necessários para implementação de Corredor de Ônibus no eixo Antônio João – Alphaville - Santana de Parnaíba. O Conselho Gestor das PPPs e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos estão analisando as informações e a modelagem proposta. |
Status | o projeto funcional está concluído e os projetos básico e executivo do primeiro trecho que liga Cajamar a Santana de Parnaíba, de cerca de 12 km de extensão, começaram a ser elaborados em junho de 2014. As conversações para o segundo trecho Santana de Paranaíba até Barueri para consolidação do projeto funcional continuam com a Prefeitura de Santana do Parnaíba e Barueri.
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Gráfico |
Corredor Metropolitano Itapevi – Cotia - Em Projeto
- Atualizado em: 07 de novembro de 2014
Projeto | Extensão de 9,4 km. Fará ligação perimetral entre os dois municípios, conectando o eixo operacional da Rodovia Raposo Tavares com o futuro Corredor Metropolitano Itapevi - São Paulo/Butantã, com integração física à Linha 8 - Diamante da CPTM. Demanda diária (previsão): 68 mil passageiros. Ciclovia: 9,14 km de extensão entre Cotia e Itapevi. |
Investimento previsto | R$ 160 milhões |
Terminais | Terminal Engenheiro Cardoso e adaptação do Terminal Cotia. |
Estações de embarque | 17. |
Estação de Transferência | 1 em Itapevi (integração física com a CPTM) |
Status | A classificação de propostas técnicas dos projetos Básico, Executivo, Ambiental e de Desapropriação publicada no DOE em 18/12/2013. A empresa contratada foi o CONSÓRCIO BRT OESTE (empresas Encibra S.A. Estudos e Projetos de Engenharia e Sistran Engenharia Ltda.) |
Cronologia |
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Gráfico |
Veículo Leve sobre Trilhos - VLT
- Atualizado em: 18 de dezembro de 2014
Características do Trecho Prioritário | Ligação entre São Vicente (Terminal Barreiros) e Santos (Terminal Porto), operada com a tecnologia VLT (Veículo Leve sobre Trilhos - Metrô Leve). Com a expectativa de atender cerca 70 mil passageiros/dia útil, será integrado às linhas de ônibus metropolitanos e municipais. Contará com obras de infraestrutura como terminais, estações de transferência, pontos de parada, dispositivos de acessibilidade, intervenções no viário e construção de ciclovias. |
Gráfico | ![]() |
Investimento Total previsto | R$ 1,29 bilhão, incluindo obras civis + rede aérea, sistemas de sinalização/comunicação, material rodante, projetos e desapropriações. Foi aprovado na 1ª quinzena de dezembro 2013 um aditamento de R$ 69 milhões - R$ 43 milhões referem-se à implantação do trecho de 1,5 km da Av. Conselheiro Nébias ao Pátio do Porto, a fim de assegurar local adequado para recebimento e testes dos primeiros veículos. |
Financiamentos: | O governador Geraldo Alckmin garantiu, no dia 06 de março de 2013, em Brasília, financiamento de R$ 3 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). Para o VLT e o Corredor Metropolitano Itapevi - São Paulo/Butantã no trecho Jandira-Vila Iara. O recurso de financiamento é de cerca de R$ 600 milhões.
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Extensão | 19 km. |
Benefícios no trecho São Vicente (Barreiros) / Santos (Porto) |
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trens | Características dos veículos: 2,65m de largura por 44m de comprimento; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção. Investimento: R$ 209 milhões ( 9,5 milhões por veículo).
Anuncio da compra: em 21 de dezembro de 2012, o governador Geraldo Alckmin autorizou, em Santos, a compra de 22 Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) para a Baixada Santista. À ocasião, o governador destacou que 100% dos investimentos são bancados pelo Governo do Estado. Edital: o edital para a compra dos trens (VLTs) é uma concorrência internacional, publicada em31 de maio de 2012. Duas empresas e dois Consórcios entregaram as propostas, em 27 de julho de 2012. O nome do vencedor foi publicado no DOE de 23 de novembro de 2012 (Consórcio TREMVIA SANTOS, formado pelas empresas TRANS SISTEMAS DE TRANSPORTES S.A. e VOSSLOH ESPANÃ S.A. No valor de R$ 251.887.649,31, cerca de R$ 33 milhões a menos do que o valor previsto no edital). A empresa CAF entrou com mandado de segurança para que seja declarada vencedora. Juiz concedeu decisão favorável à EMTU em 03 de dezembro de 2012 e o processo foi retomado, com o agendamento da data para assinatura do contrato.
Fabricação: os três primeiros serão fabricados na Espanha e os demais serão montados na fábrica do Consórcio TremVia em Três Rios (RJ), com componentes fabricados na Europa. Até março de 2015, será iniciada a operação comercial entre Barreiros e Porto, com uma frota de 10 VLTs. |
Sistemas de Comunicação Sinalização |
O contrato com o ganhador da licitação de fornecimento dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros foi assinado em janeiro de 2013.
Operação do Sistema Integrado Metropolitano (VLT + Reestruturação do Sistema de Ônibus Intermunicipal) por meio de PPP A operação do sistema integrado metropolitano (VLT + reestruturação do sistema de ônibus intermunicipal) será por meio de Parceria Público Privada (PPP) voltada à prestação de serviços de transporte intermunicipal, incluindo ônibus, Veículo Leve Sobre Trilhos, além do fornecimento de sistemas e de veículos (ônibus e VLTs), operação e manutenção nos nove municípios da Baixada Santista. O prazo de vigência da concessão é de 20 anos. O investimento privado previsto é de R$ 666 milhões e inclui implantação de equipamentos e sistemas, bilhetagem eletrônica, aquisição de frota de ônibus e material rodante adicional para operar no trecho Barreiros – Samaritá do VLT, em São Vicente. O edital da PPP do SIM foi publicado em 03/10/2014 e a sessão pública foi realizada em 25/11/2014 na sede da EMTU/SP em São Bernardo do Campo, o Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista, formado pelas empresas Comporte Participações S.A. e Viação Piracicabana Ltda, apresentou proposta e foi homologada no dia 17/12/2014. A previsão de assinatura do contrato está previsto para fevereiro de 2015. |
Gráfico | |
Trecho Barreiros – Porto (Lote 1) | |
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Características |
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Projetos |
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Licenciamento ambiental |
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Edital de Pré-qualificação | Em abril de 2012, foi retomado o processo de licitação (o certame havia sido suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) para a entrega da documentação técnica e de habilitação para a pré-qualificação das empresas interessadas em participar da licitação pública para a execução das obras do trecho prioritário São Vicente (Barreiros) – Santos (Porto) e a extensão Conselheiro Nébias a Valongo, em Santos. |
Sessão pública de abertura das propostas | A sessão pública de abertura das propostas de preço foi realizada em 12 de abril de 2013, com participação de cinco consórcios. A menor proposta foi do Consórcio Expresso VLT Baixada Santista, formado pelas empresas: Construtora Queiroz Galvão S.A. e Trail Infraestrutura Ltda. Valor: R$ 313.505.850,90. |
Obras concluídas |
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cronograma das obras |
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Status | O VLT começou a Operação Visita Controlada em 18 de novembro de 2014. No dia 1º de dezembro o programa foi ampliado com viagens entre as estações Mascarenhas de Moraes a José Monteiro, num percurso médio de 17 minutos (ida e volta). A Operação Visita Controlada será concluída em 20 de dezembro de 2014. |
Obras em andamento | Previsão para o dia 30 de Dezembro
Janeiro 2015
Fevereiro 2015
Março 2015
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Trecho Conselheiro Nébias - Valongo(Lote 2) | |
Características |
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Estimativa passageiros/dia útil | 40 mil (trechos Barreiros-Conselheiro Nébias e Conselheiro Nébias- Porto - Valongo) |
Investimento | R$ 215 milhões |
Projetos: | O Consórcio Projetos SIM RMBS, contratado pela EMTU/SP, tem no seu escopo elaboração dos Projetos Básico e Executivo do Trecho Conselheiro Nébias – Valongo, com cerca de 8km, Projeto Básico do Trecho Barreiros – Samaritá, cerca de 7,4km e Projetos Funcionais do Trecho Conselheiro Nébias – Ponta da Praia, com cerca de 4,4 km e do BRT Litoral Sul, com cerca de 18km, na ligação de São Vicente (futura estação São Vicente- área insular) até Praia Grande (Vilas Caiçara e Samambaia |
Licenciamento ambiental |
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Cronograma das obras | Somente depois da conclusão da RIMA é possível definir o cronograma das obras |
Trecho Complementar Conselheiro Nébias - Porto) | |
Características | Trecho de 1,5km entre a Estação de Transferência Conselheiro Nébias e o Terminal Porto, incluindo o Pátio. A publicação será possível porque já há uma LP emitida para o trecho Barreiros até o Porto. |
Valor previsto da obra | R$ 118,7 milhões |
Obras previstas | Edificações, complementação do Pátio de estacionamento e manobras do VLT, oficinas e equipamentos de manutenção, via permanente para estacionamento dos VLTs. |
Cronograma |
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Observação | A operação dos primeiros veículos, da avenida Conselheiro Nébias até a Estação Porto, será viabilizada em via única até que seja concluído o trecho complementar Conselheiro Nébias – Terminal Porto (março 2015), quando terá início a operação comercial do VLT. As obras dessa via única já estão em execução pelo Consórcio Expresso VLT Baixada Santista, responsável também pelo trecho Barreiros- Conselheiro Nébias. |
Trecho Barreiros - Samaritá | |
Características | Extensão: 7,5km. 4 estações projetadas. Custo estimado do empreendimento: R$ 320 milhões |
Status | O projeto básico desse trecho está em elaboração. Em agosto de 2014 foi assinado o contrato com a empresa WALM ENGENHARIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL LTDA responsável pela elaboração do Estudo de Impacto Ambiental – EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA do trecho. Previsão de conclusão do licenciamento ambiental: 1º semestre de 2015 Em 29/10/2014 foi realizada audiência pública em São Vicente para apresentação do trecho. |
Gráficos | |
Fonte: AI EMTU