Discurso - Abertura oficial da 54ª Festa do Ovo 20131907

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Discurso - Abertura oficial da 54ª Festa do Ovo

Local: Bastos - Data:19/07/2013

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Boa tarde a todas e a todos. Quero dizer da alegria de vir aqui à Festa do Ovo, 54ª Festa. Isso aqui é uma verdadeira corrida de revezamento, começou em 1959. Todas as mulheres aqui não tinham nascido ainda não é? É uma grande alegria virmos hoje aqui, neste dia tão importante! Abraçar aqui a Virgínia, nossa prefeita anfitriã; a Ione Kimura, vice-prefeita; o vereador Clóvis Pessoa, presidente da Câmara, o promotor de Justiça, Luiz Fernando Garcia, deputados federais Abelardo Camarinha e Walter Ihoshi; deputados estaduais: o Mauro Bragato, Reinaldo Augusto, Osvaldo Verginio, Dilador Borges e o Hélio Nishimoto. Secretária da Agricultura, Dra Mônika Bergamaschi; secretário de Saneamento, Dr Edson Giriboni; o Katsuhide Maki, presidente da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos; o ex-prefeito, Daniel Fernandes; o ex-prefeito, Yasuhiko Yamanaka; as crianças, os jovens, que nos deram a alegria aqui da sua presença; produtores; avicultores; toda a família aqui de Bastos, é uma grande alegria virmos aqui nesta cidade, que aqui foi bem lembrado: é a capital do trabalho, não é? Bastos é uma cidade singular! É uma cidade muito especial, ela nos estimula, nos enche de energia. É isso que o Brasil precisa, não é?

APLAUSOS

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Amor ao trabalho, amor à profissão. Nós estamos saindo lá do Instituto Biológico, do laboratório, dois importantes laboratórios na área de bromatologia, para a qualidade da água e da ração. Um fisico-químico; o outro, microbiológico. Também estamos entregando aqui uma estrada vicinal que é a que vai... Cascata Esperança. 7,3 km, está praticamente pronta!

APLAUSOS

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: E estamos autorizando mais uma estrada vicinal pavimentada... Saúde – Parapuã, divisa com Parapuã, praticamente, mais 3 km.

APLAUSOS

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Ovo não pode quebrar, nem trincar, não é? Então, tem que estar as estradas, precisam estar bem arrumadas ai. E eu estava vendo aqui os números, 450 milhões de dúzias de ovos por ano! Fazendo uma conta, me deram aqui, dá 166 ovos por segundo! Cada segundo... Então, neste período que nós estamos aqui, já... As galinhas são campeãs aqui, achoque são todas “Neymar”, tudo campeã! Mas dizer da alegria de vir aqui à Bastos e o nosso compromisso com a avicultura. Essa é a capital do ovo, responde por 15% da produção do Brasil, de um alimento da qualidade que é o ovo, qualidade, proteína, qualidade que tem o ovo, além de ser muito gostoso, ovo frito com arroz e feijão é imbatível! Não tem nada melhor do que isso! E a outra, ainda a capital, agora, brasileira da cotornicultura, que são os ovos de codorna, que dizem que o ovo de codorna faz bem para a saúde, mas eu quero cumprimentar aqui a todos e dizer a Virgínia que conte conosco. Nós passamos em frente da obra do Fórum, está muito bonita lá a obra do Fórum, a duplicação aqui da entrada, a rotatória, as escolas, o Programa Creche-Escola, o apoio aqui para a saúde, ela fez o pedido, nós vamos ajudar aqui com o asfalto da cidade, dar uma recapeada aqui no asfalto. Mas, deixar um grande abraço! Agradecer aqui aos nossos secretários; à Doutora Mônica e ao Édson Giriboni; agradecer também aos nossos deputados: o Camarinha, o Hélio Nishimoto, nosso deputado estadual Osvaldo Verginio, o Mauro Bragato e o Ed Thomaz e o Dilador Borges, então, todos, cinco deputados estaduais compromissados aqui com a causa da produção, do emprego, do desenvolvimento do nosso país. E um abraço muito especial a todos os avicultores! Meu pai era, de formação, veterinário, nós morávamos na fazenda, eu só fui morar na cidade com 16 anos de idade, sempre morava na zona rural e tinha lá uma granjinha, cheguei a ter, criar 200 frangos, 200 pintinhos lá. E me aventurava também um pouco na postura, aquele tempo era “plymouth rock barrada”, não sei se ainda existe isso! Rock Island. Hoje, as galinhas são brancas, era colorida no meu tempo. Mas, a genética, é impressionante o avanço! Um frango levava 90 dias, hoje é 43 dias, você produz um frango. É fantástico o ganho que nós tivemos em termos de pesquisa, de avanço, de tecnologia! E deixar um abraço aqui a toda a família aqui de Bastos! Diz que muito mais importante do que o Estado, Estado, seja ele federal, estadual ou municipal, isso é coisa chapa branca, é o braço político, o importante é a nação, a nação é a luta dos que já morreram, a nação é a nossa língua, nossa cultura, religião! Isso é a nação! Nós estamos aqui na nação! A Festa do Ovo é a alma da região, da cidade de São Paulo, do país e a gente fica feliz de poder participar dessa festa! Então, como a Virgínia pediu, fica declarado aberta a 54ª Festa do Ovo! Boa festa a todos!