Discurso - Acessa Escola completa cinco anos 20132609

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Discurso - Acessa Escola completa cinco anos

Local: Capital - Data:26/09/2013

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Boa tarde! Cumprimentar o governador José Serra que nos deu a alegria hoje aqui da sua presença, foi no seu governo que se iniciou o Acessa São Paulo, em 2008 que é um total sucesso! Professor Herman Voorwald, secretário do Estado da Educação, o Herman não é é fraco, não, viu? Na hora que ele foi chamado aqui, eu ouvi alguém falar ali: “Lindo”! Faz um sucesso danado, aí!

[RISOS]

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Ministro Barjas Negri, presidente da FDE, a Fundação do Desenvolvimento da Educação; vejo aqui o Edson Aparecido, o secretário Chefe da Casa Civil; Fernando Padula, chefe de Gabinete da Secretaria; Maria Amélia Kuhlman, Coordenadora do programa Acessa Escola da FDE; Maria Helena Guimarães de Castro, Diretora-Executiva da Fundação Seade; queria fazer um cumprimento especial à professora Suzy Roche, que mostrou aqui o seu amor, a sua paixão pelo o que faz! Parabéns, Suzi! Diretorias de Ensino, o diretor Cristian Rossi de Itapeva, que foram os premiados; de Suzano, Carlos Alberto; Mogi Mirim, Sidemar Rodrigues; Guaratinguetá o nosso Geovane Gomes; cumprimentar os dirigentes, professores, estagiários do nosso programa Acessa Escola; queridas e queridos, alunos!

Olha! Primeiro aqui, a sede aqui do governo ficou mais alegre com a presença de vocês, mais bonita com a presença das meninas, viu?

[RISOS E APLAUSOS]

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: E nós estamos... O programa deu certo, foi bem lembrado aqui, que é um grande programa de inclusão digital. Hoje a geração mais nova, ela é uma geração tecnológica, a gente quando vê alguém com dificuldade de tirar retrato, fala: “ Chama o menino ali, o menorzinho, que ele tem mais facilidade” Não é? É impressionante, é um novo momento. E vejam como o nosso tempo é o tempo da mudança: há 25 anos atrás, quem tinha o celular? Ninguém tinha. E quem tivesse, se caísse no pé, quebrava o pé, porque era um tijolo, não é? Hoje, o celular... é impressionante como as coisas são rápidas! Rápidas. E a escola, ela tem que estar à frente do seu tempo! Então, a primeira boa notícia; todas as escolas do estado terão o Acessa Escola. São 453 que estão faltando. Correto, Herman? Então vamos completar até o ano que vem as 453. Tem lugar até que nós vamos, escola, que nós vamos ter que fazer um pequeno prédio, outras não, dá para adaptar. Vamos comprar 8.154 computadores para as escolas, um investimento total - equipamento, parte tecnológica, computador, prédio, instalação, mesa, mobiliário - perto de R$ 50 milhões. Vamos beneficiar 239 mil alunos; a bolsa, vamos aumentar de 340,00 para 380,00,

[APLAUSOS]

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Vai dá uma subida aí, na bolsa. E mais... Temos hoje, 9.000 monitores, e vamos contratar, Abrir a inscrição para mais 2.000 monitores, então nós vamos ter mais 2.000 monitores, vamos abrir agora a inscrição, melhorar o valor da bolsa e esse é um programa que prepara para a escola, para a educação e prepara também para o mercado de trabalho, porque hoje quem não conhece computação vai ter dificuldade em qualquer próximo passo. Então, nós temos que aproveitar o Acessa Escola, aproveitar os computadores. Com o Acessa Escola o aluno também acesso ao Inglês online, ao Espanhol online. Então ele pode estudar uma segunda língua também através do Acessa Escola e através Evesp, do ensino à distância, que é um ensino virtual. Então ele passa ter acesso a Evesp, e passa ater acesso também ao Inglês online ou o Espanhol online. Também estamos convidando os alunos do Ensino Médio para quem quiser virem conosco para o programa Escola da Família. O Escola da Família nós temos a Bolsa Universidade. Então o aluno faz a faculdade sem pagar nada, faculdade particular que ele pagaria e ele retribui ou sábado, ou domingo, como nosso monitor. Então nós vamos convidar os alunos do Ensino Médio que quiserem serem nossos monitores também na Escola da Família ou sábado ou domingo. Ele também recebe a bolsa e ele vai ser monitor naquela escola: área de Esporte, Cultura, Informática, né, Tecnologia de Informação, Trabalho, enfim... das mais vaiadas modalidades. Mas, nós queremos é agradecer, agradecer aqui ao professor Herman, nosso secretário do Estado da Educação, tem feito um grande trabalho; agradecer Jarbas Negri que preside essa importante fundação que é a FDE; agradecer ao Fernando Padula, nosso chefe de Gabinete; agradecer à Maria Amélia que coordena esse belíssimo programa do Acessa Escola; um agradecimento muito especial ao governador Serra, que foi quem iniciou todo esse trabalho e implantou quando governador de São Paulo, a gente fica feliz de ver o sucesso que é hoje o programa e especialmente, deixar um abraço aqui para os jovens, lembrando o Franco Montoro que dizia que “ O futuro começa hoje, ele se chama juventude!” Parabéns! Capital