Discurso - Assinatura de Protocolo de Intenções entre a Secretaria da Habitação e o município de Osasco 20130203

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Discurso - Assinatura de Protocolo de Intenções entre a Secretaria da Habitação e o município de Osasco

Local: Osasco - Data:02/03/2013

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Beneficiários dessas mil moradias, autoridades locais, demais parlamentares do estado de São Paulo, neste momento ouviremos palavras do excelentíssimo senhor governador, Geraldo Alckmin.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o nosso prefeito, prefeito de Osasco, doutor Jorge Lapas, Sandra Missiano Lapas, presidente Fundo Social de Solidariedade. Vice-prefeito Valmir Prascidelli, o presidente da Câmara, Antônio Aparecido Toniolo, saudando aqui todos os vereadores da cidade, da região. Deputados estaduais, doutor Celso Giglio, Osvaldo Ergínio, o Marcos Martins e o Gil Marci Santos. Também o nosso sempre deputado Gilberto Porti. Marcos Penido, secretário adjunto da Habitação. Nossos prefeitos aqui do município, Francisco Rossi, Guaçu Piteri e Silas Bortolosso. Reinaldo Iapequino, subsecretário da Casa Paulista. Tio Paulo, saudando aqui o Raio de Luz. O Sérgio Gonçalves. Cumprimentando todos secretários municipais. Maria Serrano, Miguel Ângelo Pastor. O André Menezes aqui, presidente desta casa [ininteligível]. Obrigado André Menezes. Edvaldo Marrom, presidente da Consciência Negra Afro de Osasco. Valdecir Alves de Souza, [ininteligível]. Amigos e amigas. Olha, é uma grande alegria, porque na vida a gente vive de sonhos, não é isso? A gente quando é criança sonha com brinquedos, sonha com sorvete, vejo a minha netinha, sonha com a boneca, o ursinho, depois sonha com a namorada, namorado, com os filhos, com os netos. E o sonho da família é ter uma casa, esse é o grande sonho. E não é fácil, porque é caro, a prestação é muito alta, precisa ter uma poupança elevada. Gente rica não falta casa. Mas a nossa tarefa é proporcionar casa para habitação social, quem ganha um, dois, três, quatro, cinco salários poder realizar o sonho da casa própria. Então, hoje, nós estamos dando um grande passo, são mil unidades habitacionais.

ORADOR NÃO IDENTIFICADO 2: Muito bem, governador.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Mil unidades. É uma... Para gerar cinco pessoas cada família, é uma cidade aí, de cinco mil pessoas. Unindo os esforços da prefeitura de Osasco, do Governo Federal, através do Minha Casa, Minha Vida, e do Governo do Estado. Nós estamos colocando até R$ 20 mil por unidade, e a nossa parte não é empréstimo, nossa parte é fundo perdido, não precisa pagar. É subsídio. É pra ajudar viabilizar o empreendimento. E ele será feito pelo setor privado, e queremos o mais rápido possível. Quantos meses você acha, Penido, que dá pra...


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Quinze meses, é possível tá pronto, os apartamentos estarem prontos. Então uma grande conquista, mil famílias realizando o sonho da casa própria, apartamento novinho, novinho, com escritura, documento, condomínio, infraestrutura, segurança, moradia segura. Então é uma grande conquista. Nós vamos também fazer aqui do lado do Rodoanel, o Parque Tizo, que envolve parte de Osasco, Cotia e São Paulo, maior que o Ibirapuera. Vamos começar em 30 dias, grande parque para a região. E o Rodoanel Norte, devemos começar a obra semana que vem. Então hoje, pra ir de Osasco até o aeroporto de Cumbica dá quanto tempo no horário de rush?

ORADOR NÃO IDENTIFICADO 1: Duas horas.

ORADOR NÃO IDENTIFICADO 2: Três horas e meia.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Duas horas. Vocês irão em 20 minutos. Estamos investindo bastante na Linha 8, a Linha 8 da CPTM, toda, terá trem novo, zero quilômetro, com ar condicionado. Estação, acessibilidade, ampliadas, modernizadas, escadas rolantes. E o programa, também, do bilhete, o cartão BOM, já entraram sexta-feira, ontem, mais quatro estações da Linha oito, Santa Terezinha, Antônio João, Quitaúna e General Miguel Costa. Então nós vamos fazer um cartão só, pra facilitar a vida da população da região metropolitana de São Paulo. Temos também 480 apartamentos em obra aqui em Osasco, fica pronto ainda esse ano, até dezembro, e equacionados aí, 200, pra área do Ribeirão Vermelho, que também estão programados, e nós vamos verificar aqui, o doutor Jorge Lapas falou, sobre o Areião, também o outro programa habitacional. Vamos acelerar aí... Houve um problema com a empresa, nós vamos retomar as obras do fórum, uma obra muito importante aqui, pra cidade, e o município também entrou no programa “Amigo do Idoso”, nós vamos ter aqui o Centro Dia, e também no programa “Creche Escola”. Começou a funcionar dia 25, já no Shopping União, o novo CIRETRAN. CIRETRAN no novo modelo, o modelo Poupa Tempo aqui em Osasco. E também queria dizer o seguinte, nós estamos fazendo uma... A primeira causa de doença e morte, de maior mortalidade no mundo inteiro, Brasil não é diferente, é coração e grandes vasos. Essa é a principal causa. Que dá pra gente reduzir muito com bons hábitos, né, e com uma boa assistência à saúde, ginástica, caminhadas, alimentação correta, perder um pouquinho de peso, controlar a pressão, diabetes, enfim. E nós temos os melhores serviços na área da cardiologia. Segunda causa, e que vai crescendo, é câncer, porque ela é uma doença ligada à idade, quanto maior a expectativa de vida, maior a incidência, mas a boa notícia é que é uma doença curável. Então nós temos em São Paulo o hospital mais bem avaliado do SUS do Brasil, que é o ICESP, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, o mais bem avaliado do país. Então o que, que nós estamos fazendo? Nós estamos criando uma rede chamada Rede Paulista de Combate ao Câncer, e pegar o protocolo do ICESP, o protocolo do ICESP e levar pra outras regiões do estado, ser descentralizado. Então nós queremos, em cada região, o serviço completo. Então no caso aqui, da região oeste da grande São Paulo, centralizada em Osasco, a gente ter o...


GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Nós temos o protocolo do ICESP com cirurgia, químio e radioterapia, um serviço completo. Então nós estamos, o Governo do Estado, adquirindo, pra ganhar tempo, porque se for fazer projeto, construir prédio, leva dois anos, três anos, nós estamos adquirindo aqui, um prédio praticamente pronto, pra termos aqui a descentralização do ICESP. Aí nós teremos aqui o serviço completo, cirurgia, químio e radioterapia, tudo de graça e com alto padrão de qualidade [ininteligível]. Quero deixar um grande abraço pra vocês. Eu sei que o horário não era um horário adequado, né, mas nós estamos vindo de Jandira, lá em Jandira inauguramos a primeira ETEC, lá da cidade, e estamos duplicando a Avenida João de Góes na entrada da cidade, que tem acesso ao Parque Industrial. Depois fomos à Carapicuíba, lá no parque, ficou bonito, lá, o Parque Gabriel Chucre, tivemos lá com o Sérgião, e lá são 816 habitações neste modelo, de lá, nós vamos resolver o problema da área da Savoy e também da Cava, lá, 816. E aqui, a maior, são mil unidades, uma luta da comunidade, da população, uma luta antiga, e que a gente fica muito feliz de poder ter os instrumentos pra poder trabalhar e buscar a melhor solução, que é moradias novas, seguras, pra quem precisa ter casa própria, feita aqui em Osasco. Aliás, perto até do local, né, fica um quilômetro, mais ou menos? Quer dizer, fica perto, inclusive, lá do local. Mas com tranquilidade, segurança pra população. Queria agradecer aqui aos nossos deputados, que a assembleia tem nos ajudado muito, o Celso Giglio que preside a Associação Paulista de Municípios, também, do estado. Cumprimentar... Agradecer ao Marcos Martins, ao Gil Marci, tá aqui conosco. Ao Osvaldo Verginio, nós temos um slogan comum, eu e o Osvaldo Verginio, que é dos carecas que elas gostam mais, né. Cumprimentar aqui os vereadores, presidente da Câmara, toda a comunidade, o André. Saudar aqui o Penido, o Reinaldo Iapequino. Agradecer ao prefeito Jorge Lapas. Nós temos entabulados aí, outras boas parcerias aqui, pra comunidade. Mas especialmente trazer um grande abraço pra vocês, que a casa nova traga muita alegria pra família, pra comunidade. E é um dia de grande conquista aqui... Eu gostei desse nome, viu, Raio de Sol, não é isso?

COMUNIDADE: Raio de Luz.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Raio de Luz. Raio de Luz. Olha que nome... Que nome iluminado. Foi um raio de luz na vida de todos aí, pra melhorar a comunidade. Parabéns Osasco.