Discurso - Descerramento da placa inaugural das novas instalações do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social das Famílias 20162406

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Discurso - Descerramento da placa inaugural das novas instalações do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social das Famílias

Local: [[]] - Data:Junho 24/06/2016

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Boa tarde. Boa tarde a todos e a todas. Estimado Prefeito de Fernão, Canelada; Sônia, Presidente do Fundo Social de Solidariedade; Vereador Norivaldo Massuda, Presidente da Câmara; Deputado Federal Floriano Pesaro, Secretário do Desenvolvimento Social; Deputado Federal Rodrigo Garcia; Secretário da Habitação; Ex-Prefeito, Adélcio Martins; Prefeito de Gália, Nilton Freire; de Ubirajara o Valmir; Álvaro de Carvalho, Marcos Del; Vera Cruz o Fernando; Lucianópolis o Paulo, Paulistania o Cidico; Avinlândia o Ivan; Lupércio Júnior, Presidente Alves, para onde estamos indo em seguida, UD; nossa Dirigente Regional de Ensino a Ivanilde Elias Zamai; a Diretora da DRADs de Marília, a Rosimeire de Agui ar, Diretora da nossa Escola Estadual Coronel Eduardo de Souza Porto a Márcia Martinez; Dr. Wilson Frazão, Delegado Seccional; Tenente Coronel Marcelo Martins, Comandante do Batalhão; Antônio Porto Neto do homenageado, patrono dessa escola e Diretor da Unidade de Pesquisa da APTA do Pólo da Região; Janaina Prezoto, Coordenadora do CRAS aqui de Fernão; Alessandra Vieira, Diretora Municipal de Educação, e eu quero abraçar aqui os professores, os funcionário, alunos e alunas da escola; Grupo Unidos da Melhor Idade, amigas e amigos. Primeiro peço desculpas aí pelo atraso. Nós começamos cedo lá em Campinas, depois Ourinhos, depois Ibirarema, agora Fernão e em seguida Palmares, Presidente Alves e ainda vamos para Bauru. E foi atrasando um pouquinho em cada um e aí atrasamos, mas quero dizer da alegria de vir aqui entregar essa belíssima escola. Foram 3,7 milhões de investimento, um prédio muito bem instalado, com uma quadra de esportes coberta, dez salas pedagógicas, além de administrativas, ambientes de vivência. E a Diretora Márcia dizia que aqui é um ensino fundamental, os anos finais, sexto ao nono ano e o ensino médio, então, super importante, não é. Focada nos alunos maiores, do ensino fundamental do sexto ao nono ano e do ensino médio. Então, é uma grande alegria entregarmos essa importante obra para a Cidade, Canelada, e também entregarmos o CRAS e quero agradecer ao Floriano, fazendo aí um ótimo trabalho na área social. E o Prefeito me dizia, vindo para cá, que aqui tem o CCI em obra, que a empresa pifou no meio do caminho, não é isso? Então, Floriano já está autorizado: você relicita a obra. O Estado de São Paulo é um Estado am igo do idoso, então, todas as cidades têm que ter o Centro de Convivência do Idoso, todas elas, então, o município aqui de Fernão, o Canelada vai relicitar a obra e se houver necessidade, o Secretário Floriano Pesaro vai complementar aí os recursos para ter aqui um belíssimo Centro de Convivência dos Idosos.

[aplausos]

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Eu queria também aqui destacar, nós temos em obra aqui 56 casas. Agradecer ao Secretário Rodrigo Garcia, Secretário da Habitação.

[aplausos]

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: 56 famílias. Daqui há pouquinho, já estamos quase na metade já, estamos com mais de 40% da obra, daqui a pouco nós já vamos entregar esse conjunto habitacional para as famílias que ainda não têm casa, poderem realizar o sonho da casa própria. Temos também aqui uma creche escola. Então, uma boa notícia para as mamães, para os papais, para os avôs, as crianças de zero a cinco anos a creche escola, que é o ensino infantil, zero a três a creche, três a cinco, a EMEI, o ensino infantil. Então, já está em obra. Nós vamos entregar agora em Presidente Alves a 141ª Creche Escola, a de número 141, e temos 390 em obra. Nós vamos chegar a mais de 600 creches escola no Estado de São Paulo.

[aplausos]

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Eu perguntei, eu recebi as Coordenadoras das mulheres, do Conselho Estadual das Mulheres, da condição feminina, então, quais as prioridades das políticas públicas para as mulheres? Aí saúde, prevenção, câncer de mama, carreta mulheres de peito, segurança, coibir a violência doméstica, as mulheres são vítimas de violência, empregabilidade, fomos enumerando, aí a conclusão delas, mas a mais importante é a creche, porque é o momento que a mãe mais precisa. Não é todo mundo que consegue ter uma babá, ter uma pessoa para ajudar paga, a creche é uma segurança. A gente fica muito feliz, Canelada, de, se Deus quiser, agora no final do ano, ainda este ano estar entregando a creche escola aqui do município, 1,8 milhão de reais, 150 vagas.

[aplausos]

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Também entregamos dois ônibus para transporte dos estudantes, dois ônibus escolares, também aqui no município entregamos caminhão para coleta seletiva de lixo, caminhão com caçamba também, ambulância, também terminal rodoviário, repasse de recursos para unidade básica de saúde para reforma da UBS, fizemos aqui e eu queria dar duas notícias para vocês na área de rodovias. Uma nós temos uma vicinal, que era de terra e foi asfaltada entre Fernão e Lucianópolis. E já falei com o Diretor do DER, ele vai fazer uma revisão completa nesses nove quilômetros de vicinal e nós vamos vir aqui entregar à vicinal.

[aplausos]

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Então, mais uma vicinal, asfaltada e pavimentada entre Fernão até Lucianópolis, já está praticamente pronta, nós vamos fazer uma revisão geral e aí entregar. E vim pela SP 331, saindo lá da BR, passando por Alvinlândia, Lupércio, Gália e aqui Fernão, têm trechos muitos ruins, fiquei envergonhado com alguns trechos. Então, já falamos com o Secretário dos Transportes e ele vai imediatamente refazer todos esses trechos de pavimento, que acabou abrindo buraco. O pessoal também deve desviar do pedágio, não e? Tem pedágio na BR e a turma desvia, foge do pedágio aí também lá da BR. Mas nós vamos refazer entã ;o, a SP 331 e também já dar uma notícia para amanhã cedo nós vamos começar as marginais da Marechal Rondon, que é importante para toda a população do estado novas marginais em Bauru, lá da Marechal Rondon também. E, o município é um município agrícola importante, foi como a minha região do Vale do Paraíba, terra do café quando se dizia no século 19, o Brasil é o café, e o café é São Paulo aqui é a terra do café, a vida dinâmica, o café acabou indo para outras regiões, aí veio a seda, o bicho da seda e agora a olericultura, que é superimportante e aí precisa arrumar as estradas rurais, então nós estamos liberando aí o "Melhor Caminho" para o Canelada para recuperar estrada rural e estando em uma escola e falando de estrada rural, munic ípio agrícola; eu ouvi Floriano e Rodrigo e Márcia nossa diretora aqui, uma história interessante. Lá na minha região, lá em Lagoinha choveu muito há dois meses atrás, então a estrada rural piorou, a estrada rural ficou ruim aí o vereador da oposição foi à tribuna é pau no prefeito, estrada rural ruim..., aí ele falou "e o carro atolou-se", aí o vereador da situação corrigiu, falou: "não senhor, o carro se atolou", aí abriu uma discussão onde ficava o se, o carro se atolou ou o caro atolou-se, aí consultaram o presidente da Câmara, não é daqui de Fernão viu? É lá de Lagoinha, aí consultaram, aí o presidente avaliou, avaliou, pensou e falou, é o seguinte: "se o carro atolou com a roda da frente, o carro se atolou, se ele atolou com a roda de trás, o carro atolou-se, se ele atolou com as quatro rodas o carro se atolou-se se", aí resolveu o problema. [[]]