Discurso - Descerramento de placa das novas instalações da Etec e da UBS 20160604

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Discurso - Descerramento de placa das novas instalações da Etec e da UBS

Local: [[]] - Data:Abril 06/04/2016

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Boa tarde! Boa tarde a todas e a todos, estimado prefeito de Igarapava, o prefeito Carlão. Agradecer a Ana Carolina e a Ana Renata aqui a lembrança, veio em boa hora esse doce de leite, viu? O Carlinhos, nosso vice-prefeito, sua esposa a Maria de Fátima; Dr. Alberto Macedo, secretário de Transportes do estado; deputado Roberto Englund; nosso sempre deputado Dr. Ubiali; Dr. Nanão, prefeito de Altinópolis e presidente do consórcio do Comam; prefeitos de São Joaquim da Barra, Dr. Marcelo; de Buritizal, delegado Davi; Cristais Paulistas, o Miguel; Rifaina, Abrão Bisco; Morro Agudo, Amauri; Aramina, o Branco; Ipuã, o Nenê. Dr. Jucélio Rego, delegado de polícia; capitão PM Mattiuzzo, nosso comandante; diretor-regional do DR, Dr. Domingos Lascala; professora Magda Barbosa, supervisora pedagógica do Centro Paula Souza de Ribeirão Preto; a professora Renata Pimentel da Silva que é a nossa diretora da Etec Antônio Junqueira da Veiga. Diretora regional de Saúde, Dra. Adriana Ruzene; o Carlos Sscandiuzzi; o frei Vagno, da paróquia de Santa Rita; o Dr. José Humberto; familiares do Benjamin Gob que dá nome a estrada vicinal que vai pra Etec; integrantes do Centro de Convivência dos Idosos, muito obrigado pela presença. Professores e alunos das nossas escolas municipais; professores e alunos da nossa Etec; amigas... amigas e amigos. É uma alegria vir a Igarapava nesse dia bonito, ensolarado, entregarmos aqui as obras da reforma da UBS. A nossa diretora de Saúde, a Dr. Adriana tá aqui com a gente, nós estamos reformando, ampliando e equipando, 518 Unidades Básicas de Saúde em todo o estado de São Paulo, praticamente todos os municípios. Nós fazemos a reforma, a modernização e equipamos as nossas UBS's. E hoje, aqui em Igarapava, uma delas, ela passa a ter troca de piso, esquadrias metálicas, nova cobertura, modernização do sistema elétrico, hidráulico, pra atender melhor a nossa comunidade.

A partir do dia 30, aliás, no dia 30, nós começaremos a vacinação contra a gripe. Então, quem deve tomar a vacina? Pessoas com mais de 60 anos de idade, é uma dose só de vacina, pessoas imunodeprimidas, doentes crônicos, profissionais de saúde, todas as gestantes, e crianças de seis meses a cinco anos de idade. Então, mais daqui três semanas, Carlão, já começa a vacinação. Nossa meta é vacinar 13 milhões de pessoas, no estado de São Paulo. Vacina tríplice, contra três tipos de vírus da gripe. E a outra é a entrega aqui da nossa UBS, como também temos apoiado a nossa Santa Casa de Misericórdia, aqui do município. A segunda boa notícia é na educação, o Carlão mencionou a Creche Escola, nós acabamos de entregar uma Creche Escola em Itirapuã, aqui fica pronta em maio, então, as mamães, os papais, uma nova creche. Emei, criança de zero até cinco anos de idade; de zero a três anos, a creche; de três a cinco, a pré-escola. Então, apoio para o nosso ensino infantil. Nós temos hoje, incluindo Igarapava, 381 Creches Escola em obra no estado de São Paulo. O estado nunca tinha entrado no ensino infantil, mas agora nós estamos ajudando as prefeituras. Fazemos o prédio, equipamos, e entregamos para o município, que pode buscar recursos no Fundep para a sua operação. E aqui, a nossa diretora, a Renata, nós temos aqui uma belíssima Etec, ela tem 670 alunos, cursos os mais variados. Temos aqui curso de meio ambiente...

Administração, açúcar e álcool, química, física, agropecuária. Finanças também, curso de finanças, nós temos curso pra todo o tipo. Um ano e meio de curso. O aluno já pode se formar no ensino médio e sair com dois diplomas, ele termina o ensino médio, têm o diploma do ensino médio e já tem o diploma do técnico. Ele destacou, o Englund, que de cada cinco alunos da Etec, quatro já saem empregados porque nós formamos para a necessidade do mercado de trabalho. Temos 200... 200... 234 escolas técnicas, 290 mil alunos, é a maior rede de ensino técnico e tecnológico da América Latina aqui em São Paulo. Só Etec's quase 300 mil alunos com qualidade. Aqui, hoje, nós estamos inaugurando um investimento importante de R$ 4,1 milhões, incluindo cinco... Aliás, perdão, R$ 3,4 milhões, incluindo cinco laboratórios. Laboratório pra agroindústria; avicultura, aves; piscicultura; suinocultura; acessibilidade, novo ginásio de esportes. Enfim, nós estamos investindo na qualidade do nosso ensino técnico. E através do DR, fizemos também o recurso pra recapeamento através da prefeitura, do recapeamento do acesso à Etec, a Estrada Municipal Francisco Junqueira de Veiga, e também a iluminação desta vicinal. O prefeito falou comigo, vindo pra cá, da necessidade de recapeamento. Choveu bastante, graças a Deus, esse ano, precisamos de chuva, mas a chuva estraga também as estradas e as ruas. Eu quando fui prefeito, e fui prefeito junto com o Carlão quando ele foi prefeito a primeira vez, tinha um funcionário da prefeitura que dizia: “A maior oposição ao prefeito é a chuva, e o melhor engenheiro é o sol; conserta tudo.”.

Então, nós vamos sim assinar um convênio, liberar os recursos, para você dar um recape aí, dar uma recuperada na cidade. Quero também destacar: governar é escolher, o dinheiro nunca dá para tudo, é como na casa da gente, a gente está sempre apertado, sempre não dá para fazer tudo, é de pouquinho. Então, saúde, estamos entregando a UBS; educação, ensino infantil, em maio a Creche Escola, e o ensino técnico, que é emprego e renda. E destacar aqui, o Distrito Industrial, que vai receber 25 empresas, é o que nós precisamos, criar emprego, estimular o desenvolvimento, estimular atividade empreendedora. O estado de São Paulo tem um banco de fomento, chamado Desenvolve SP, ele não financia consumo, ele não financia para a pessoa comprar carro, viajar, fazer consumo, ele financia investimento, Distrito Industrial, máquinas, equipamentos, prédios, ele financia infraestrutura para geração de emprego e renda. E nós ficamos felizes, porque o Distrito Industrial de Igarapava entrou no nosso programa de financiamento da Desenvolve SP. Eu quero agradecer o deputado Roberto Engler, tem nos ajudado muito na Assembleia Legislativa; agradecer ao Dr.Ubiali, que tem colaborado enormemente com o nosso vice-governador, com o Márcio França, lá em São Paulo; agradecer a nossa equipe da saúde; a nossa equipe do Centro Paula Souza; o Dr. Alberto Macedo; e o nosso Duarte Nogueira, que até semana passada era o secretário dos Transportes, mas agora retomou o seu mandato na Câmara Federal. Dizer ao Carlão que conte conosco para gente trabalhar juntos, em benefício da população. E, especialmente, agradecer a presença carinhosa, afetiva, hospitaleira, de cada um de vocês.

Muito, muito obrigado. [[]]