Discurso - Entrega das obras da Estação Bernardino de Campos + Entrega do 14º e 15º VLTs + Entrega de carros e equipamentos do programa Litoral Sustentável 20162704

De Infogov São Paulo
Revisão de 16h00min de 28 de abril de 2016 por Eduardosilva (discussão | contribs) (Criou página com ''''Discurso - Entrega das obras da Estação Bernardino de Campos + Entrega do 14º e 15º VLTs + Entrega de carros e equipamentos do programa Litoral Sustentável''' '''Local: …')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Discurso - Entrega das obras da Estação Bernardino de Campos + Entrega do 14º e 15º VLTs + Entrega de carros e equipamentos do programa Litoral Sustentável

Local: [[]] - Data:Abril 27/04/2016

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Bom dia a todos e a todas, quero cumprimentar o nosso vice governador o Márcio França, secretário de estado ciência e tecnologia desenvolvimento econômico, prefeito anfitrião Paulo Alexandre Barbosa, vice-prefeito Eustázio, vereador Constantino, presidente da Câmara, secretários do estado, Clodoaldo Pelissioni do Transporte Metropolitano, Patrícia Iglécias do Meio Ambiente, Paulo Corrêa Júnior, deputado estadual, Mauro Orlandini, prefeito de Bertioga, presidente do Condesp e também da Aprecesp, dos municípios, nossas vice prefeitas de Ilha Comprida Lígia Klink, e de Praia Grande a Maura Lígia, Joaquim Lopes presidente da EMTU, Paulo Almeida diretor executivo da Fundação Florestal, Coronel Ricardo Comandante da região, Coronel Xavier comandante de processamento ambiental, o da AGEM, O Hélio Vieira Júnior, Sérgio Marson coordenador de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente, Mário Bianchini, diretor da Queiroz Galvão, José Efraim Neves, diretor do consórcio BR mobilidade que opera aqui o VLT, Lucas Padilha representando o consórcio Queiroz Galvão Trail. Renato Viegas, diretor da nossa Unimes, de universidade, Vera Rafaele, presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, colaboradores e colaboradoras aqui do nosso transporte e lideranças, amigas e amigos.

Quatro boas notícias, primeira notícia é da mobilidade urbana, nós estamos entregando mais dois trens, o 14º e o 15º, não, 13º e o 14º trem de um total de 22, vamos entregar o 25º no mês de maio. Então nós voltaremos se Deus quiser daqui algumas semanas em maio para inaugurar o pátio, o CCO e entregar o 15º trem do VLT, são 22, ficam faltando mais sete que serão entregues posteriormente. Nessa primeira fase são 15 estações, Barreiros lá em São Vicente que é onde começa, ela está, será entregue em outubro, já entregamos nove Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emerique, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé, João Ribeiro, fizemos o túnel, Nossa Senhora de Lurdes aqui em Santos, Pinheiro Machado e hoje Bernardino de Campos. Então, com isso completamos 11 estações, 3 vão ser entregues em outubro, Ana Costa, Washington Luiz e Conselheiro Nébeas e já está pronta a estação Terminal Porto, com isso nós completamos as 15 estações. A segunda fase nós deveremos licitar setembro, até setembro, estamos terminando o projeto executivo, aprovação ambiental pela licença ambiental e já lançaremos a segunda fase que são mais 14 estações entre Conselheiro Nébeas até Valongo porque uma linha vai e a outra volta por outro lado, por isso que são 14, são bastante estações, 14 estações, e também em outubro operação plena, começa às 6 da manhã e vai até meia noite todos os dias. Transporte de qualidade, nós temos esse é a característica desse VLT é automação, então se a gente pegar a quantidade de fios que tem em cada trem são 37 quilômetros de cabo, em cada trem. 14 câmeras de vídeo, seis motores, tudo com ar condicionado, todos e todos, os trens, 55 toneladas de aço, então ferrovia, a via permanente e elétrica, não polui, não tem diesel, não tem fumaça, então o transporte de alta capacidade e qualidade atendendo aquilo que o Márcio França também lembrou aqui o nosso professor Mário Covas que dizia que o que importa é todo dia a gente servir e melhorar a qualidade de vida das pessoas, a gente está permanentemente melhorando a qualidade de vida da população e de quem mais precisa, transporte de alta capacidade e qualidade.

A segunda boa notícia é do meio ambiente, nós estamos entregando para os municípios, são oito veículos zero quilômetro, sete aqui na Baixada e um no litoral sul e mais os equipamentos, tudo para preservar a Mata Atlântica, o que restou da Mata Atlântica, São Paulo é um exemplo de preservação, eu vinha vindo agora na Serra e é impressionante, é raro no mundo você ter uma metrópole aqui na praia, é uma região metropolitana densamente habitada, outra metrópole no planalto que é terceira maior do mundo com 22 milhões de pessoas e ter toda a Mata Atlântica preservada e é nosso dever recuperá-la ainda mais, nós queremos é aumentar essa área de proteção da Mata Atlântica, entregamos alguns meses atrás um helicóptero dos mais modernos, inclusive para sobrevoo sobre a área da costa e entrando mais mar adentro e também a área de serra e precisamos muito das prefeituras nesse trabalho junto com a secretaria do Meio Ambiente para a gente preservar a Mata Atlântica e fizemos inclusive um financiamento do BID e com o Banco do Brasil para moradias em locais seguros e nós não temos mais as famílias naquelas áreas de risco lá dos bairros especialmente aquelas mais perigosas. A terceira boa notícia é o Vale do Ribeira, nós estamos indo para Pedro de Toledo, para lançar lá, nós temos um programa de saúde de regiões que mais necessitam que é construção de Unidade Básica de Saúde e equipamentos, entregamos prontinho, a prefeitura dá o terreno, nós construímos e equipamos, então no Vale do Ribeiro nós temos a construção de UBSs, Barra do Turvo, Cajati, Cananeia, El Dourado, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras. Já está bem adiantado, hoje nós abrimos os envelopes lá em Pedro de Toledo e a gente em 15 meses iniciada a obra deve estar sendo entregues as 14 Unidades Básicas de Saúde. Também vamos fazer dois CAPs Centros de Atendimento Psicossocial um em Jacupiranga e outro em Juquiá, então Unidade Básica é o atendimento primário, o ambulatório é o atendimento secundário e o hospital é o atendimento terciário. Nós reformamos e ampliamos o hospital de Pariquera Açu, e estamos construindo o novo hospital de Registro, aliás, está bem adiantado o hospital. Ele já está no ritmo acelerado, então nós teremos, são 14 que nós estamos licitando já o processo em andamento, terá uma 15ª que ainda não nos arrumou o terreno, falta só Iguape. Então são 15 UBSs, dois ambulatórios e mais um hospital para o Vale do Ribeira. E a quarta boa notícia o Paulinho já adiantou que esse é o ano do Peixe. Muito obrigado.

[aplausos]. [[]]