Discurso - Entrega de 400 cartões do programa VidAtiva para idosos e de 20 Academias ao Ar Livre para clubes e associações da capital 20140307

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Discurso - Entrega de 400 cartões do programa VidAtiva para idosos e de 20 Academias ao Ar Livre para clubes e associações da capital

Local: Capital - Data:03/07/2014

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Boa tarde a todos. Uma alegria vir hoje aqui com a Lu, minha esposa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, que tem feito um trabalho muito bonito em todas as idades. Cumprimentar o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, secretário do Estado de Esporte e Juventude, Dr. José Auricchio Júnior, o Roque Citadini, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o Marco Aurélio Klein, diretor executivo da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, representando o nosso ministro do Esporte, o Aldo Rebelo, Antônio Goulart, vereador da capital, Marlene Mateus, que aqui representa a família do nosso queridíssimo Vicente Mateus, que passa a receber o nome do complexo viário da Itaquera, do polo de Itaquera, Kátia Bagnarelli Vieira de Oliveira, representando aqui, viúva, representante a família do Dr. Sócrates Brasileiro Vieira de Souza, que é homenageado com a passarela de acesso ao nosso grande estádio Arena Corinthians, Mário Gobbi, presidente do Sport Club Corinthians, o segundo maior clube do mundo. Miguel Calderaro, presidente da CPOS, Sebastião Miziara, presidente da UVESP, Pedro Rota, Severina Josina Leandro do Lima, nome de quem quero cumprimentar todos os beneficiados pelo programa cartão vida ativa, Lindalva Mirna Capelli, presidente da Associação de Mulheres Amigas Rural, e quero cumprimentar todas as entidades beneficiadas com a academia ao ar livre, Mario Cesar Bortoluzo, coordenador estadual do Esporte e Juventude, Luis Carlos Martins, responsável pelo programa São Paulo Amigo do Idoso, Urbano Sacramento, diretor aqui do conjunto desportivo Baby Barioni, representantes de clubes, de associações, federações, muito obrigado pela presença de cada de um vocês. O José Ferreira, presidente da Escola Molecagem, obrigado pelas camisas dos Santos. É uma grande alegria, primeiro esse estádio, esse conjunto desportivo Baby Barioni, ele é de 1945, então ele está com quase 70 anos, e ele vai ter uma reforma, uma modernização espetacular, começa hoje. 28,5 milhões, vai se um dos melhores complexos desportivos do nosso estado.

E quero agradecer ao Governo Federal, ao ministro Aldo Rebelo, à presidenta Dilma, porque aqui tem também, terá também recursos do Governo Federal. Nós recuperamos todo o complexo desportivo do Ibirapuera e agora o Baby Barioni vai ter inteirinho modernizado e remodelado. E estamos construindo também junto com o Governo Federal um dos maiores complexos do esporte paraolímpico, para as pessoas com deficiência, lá na Imigrantes, estará entre os cinco melhores e maiores complexos paraolímpicos do mundo, e o comlexo brasileiro vai ser aqui, em São Paulo, as obras estão super adiantadas, acho que em comecinho... maio do ano que vem já será inaugurado.

Depois, nós estamos hoje aqui entregando também as academias de ginástica. Fizemos uma boa concorrência, era 30 mil reais, estamos comprando por 21 mil reais, então deu para comprar um número maior, 650 academias de ginástica. Inclusive, aqui do lado tem uma bela academia ao ar livre, todas ao ar livre, tem uma bela academia aqui no Parque da Água Branca.

Além da entrega das academias, o Cartão Vida Ativa. Então, são quantas academias? 650 academias que estão participando do nosso programa. Eles nos dão descontos, nós compramos a vaga e quem tem o cartão faz ginástica de graça nas academias. Então todas elas é só encher o cartão. E nós vamos, isso significa, essa ginástica, maior longevidade e saúde. 70% do corpo humano é água, água parada, tem que mexer o corpo. Um bebê, 80% é água. Nós ficamos, vamos ficando mais velho, vamos ficando mais enxuto. E também hoje estamos aqui prestando duas grandes homenagens, uma ao Dr. Sócrates, um dos grandes atletas do mundo.

Eu conheci, eu conheci muito o Sócrates, meu colega, Kátia, de medicina, Dr. Sócrates, dos grandes jogadores do mundo, grande médico, doutor em democracia, o homem compromissado, ajudou muito nas Diretas Já, um cidadão que amava o povo, o Brasil, e um exemplo de cidadão e de pessoa humana, e um grande, um dos grandes jogadores brasileiros e do Corinthians. Então, a maior passarela do país passa a ter o nome de Dr. Sócrates Brasileiro. E a outra homenagem, Roque, Goulart, Mario Gobbi, é ao Vicente Mateus. Nós construímos lá na Arena Corinthians todo um complexo viário para a zona leste, ali tem a passarela, que é a maior do Brasil, passarela coberta, fechada, uma beleza, e um complexo viário com dois túneis, passagem inferior, três pistas em o complexo de viadutos, que nós estamos homenageando o Vicente Mateus, que certa vez disse, Marlene, "comigo ou sem migo, o Corinthians vai ser campeão". E foi, né? E foi campeão. Campeão também de votos, porque ele foi oito vezes eleito presidente do Corinthians.

Mas eu quero dizer da alegria de estarmos aqui juntos, abraçar o nosso vereador Goulart, o Arnaldo faria de Sá, nós assinamos ontem o decreto, todas as pessoas com 60 anos ou mais, homens ou mulheres, metrô gratuidade, não paga mais nada. Trem, CPTM, gratuidade, e EMTU, também gratuidade, que é ônibus intermunicipal, também o ônibus. E no estado inteiro os ônibus de viagem também tem que deixar dois lugares para a melhor idade, dois lugares, a única coisa é reservar 24 horas antes. Quer ir para Ubatuba, Guarujá, Campos do Jordão, Águas de Lindóia, conhecer o estado, só reservar 24 horas antes.

Um dia desses eu fui na Associação de Aposentados, Marlene, e aí uma senhora falou para mim: "Não, estou com problema, Dr. Geraldo", "mas por que problema, quantos anos você tem?", ela falou: "62", "então, não paga nada", "não, é que o meu namorado tem 45". Eu falei, bom aí você quer... Grande abraço. Capital