Discurso - Entrega de unidades habitacionais em Anhembi 20132109

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Discurso - Entrega de unidades habitacionais em Anhembi

Local: Anhembi - Data:21/09/2013

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Bom dia. Sábado bonito, né? Cumprimentar o nosso prefeito, prefeito de Anhembi, o Gil, os deputados estaduais, o João Caramez e o Osvaldo Verginio, Dr. Amaral, presidente da CDHU, prefeito de São Manoel, Marcos Monte, prefeito de Bofete, para onde nós estamos indo agora, o Tourão, prefeito de Pereiras, o Flávio Pascoal, prefeito de Arenópolis, o Amarildo, prefeito de Dois Córregos, o Chico Telles, ex-prefeito aqui Anhembi, o Rui Ferreira de Souza, vereador Lazinho, cumprimentando toda câmara municipal, diretor do DER aqui da nossa região, Dr. Danilo Dezan, secretários municipais, amigas, amigos, futuros moradores e moradoras desse belíssimo conjunto aqui. Mas está caprichado, hein, que capricho, né?

Aqui nós estamos entregando 112 casas, casa novinha, Dr. Amaral colocou bem, pé direito mais alto, esquadrias de alumínio, azulejo, escritura, conjunto habitacional com água, esgoto, asfalto, calçada, arborização, energia elétrica, iluminação pública, né, o conjunto residencial está muito bonito e as casas inclusive com portão, né, já vem com muro e o portão, então caprichadíssima aí.

Quantas estão faltando para terminar o portão?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Cadê o Gil? Os 48 portões da quanto mais ou menos?

PREFEITO GIL: 48 mil, mais ou menos.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: 48 mil. Aí a parte das casas termina.

PREFIETO GIL: (inaudível).

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, nós vamos liberar para todas as casas terem o portão, né, não tem sentido umas ter e outras não terem, então nós vamos liberar para todas, todas terem o portão.

>> APLAUSOS.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: E o Dr. Amaral, ele falou quatro meses, então (ininteligível) anota aí. Outubro, novembro, dezembro, janeiro, janeiro está instalado? É? Então até janeiro tem que por o aquecedor solar em cada casa.

>> APLAUSOS.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Custa em torno de R$1.500 cada aquecedor solar, ninguém vai pagar nada. E deve dar uma economia de 30% na conta de luz, porque o que quê gasta energia é chuveiro, não é isso?

O que gasta muito na conta de luz é chuveiro, então com aquecedor solar a gente pega a energia do sol, e aí economiza 30% a conta de luz todo mês, todo mês. E estamos ajudando o meio ambiente, porque está poupando energia das usinas, aproveitando a energia do sol, a energia solar, tem um aparelho que transforma a energia solar em calor e esquenta a água do chuveiro.

Então todas as 112 casas também com aquecedor solar. Nós temos aqui mais 16 sobrados, não é isso Gil? Mais 16 sobrados e mais 68 casas no distrito Pirambóia, então vai dar 196 famílias, quase 200 famílias, se a gente imaginar cada família cinco pessoas são quase 1000 pessoas que saem do aluguel. Quanto é o aluguel de uma casa aqui, Gil? Olha só, 300...

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: 400? 500? É uma pena, né, muito caro, e o dinheiro vai e não volta.

Aqui quem ganhar um salário mínimo vai pagar R$101.70 para ser dono da casa, não é aluguel.

E todo mundo que ganha dois, três aí é um pouco mais, todo mundo precisa pagar direitinho porque com esse dinheiro a gente faz casa pra quem ainda não tem casa, nós estamos hoje em obra como essa aqui, 35.800 casas e apartamentos só pra quem não tem.

E São Paulo é o único estado do Brasil, único do Brasil que quem ganha um salário mínimo pode ter acesso a casa própria, ninguém fica para trás, pelo contrário, a gente da prioridade as famílias que ganham menos para poder realizar o sonho da casa própria.

Nós somos o único estado do Brasil quem põem 1% da arrecadação de ICMS para moradia, para habitação, por quê? Por que a casa é o sonho da família, ter um teto, né, a gente ter um teto, esse é o sonho da família, e construção civil gera muito emprego, está construindo a casa trabalha pedreiro, servente, eletricista, encanador, motorista, engenheiro, secretária, é muito emprego.

Então nós estamos fazendo 35 mil casas, três empregos cada casa, são 105 mil empregos que estão sendo gerados no estado de São Paulo. Queria dar três boas notícias aí pra vocês, uma a SP 147, olha vai ser talvez a maior obra do estado, uma das maiores obras do estado.

Nós vamos fazer Piracicaba até Anhembi, do quilometro 149 ao 210, são 61km de recapeamento, acostamento, sinalização e modernização, 130 milhões. Eu perguntei ao Gil qual o orçamento da prefeitura esse ano, 22.

Nós vamos investir 130 milhões, só de ISS que ele vai receber aí já vai ficar cheio do tutu, né? Nós vamos licitar a obra em novembro, então daqui 45 dias licita a obra, e devemos estar licitando a obra em fevereiro, de Anhembi até a Marechal Rondon, mais 25 km, é isso?

Então de Anhembi até a Marechal Rondon, 25,8 km. 43 milhões, licitação novembro, início da obra fevereiro. E um bilhão na hidrovia tietê/paraná, vocês vão verificar como vai crescer o movimento da hidrovia, ela vai crescer, ela já está crescendo, mas ela vai crescer mais ainda.

O terminal aqui de Anhembi, né, o terminal de álcool, a integração dos modais, então isso é importante, esse verdadeiro, essa estrada de água, né, essa rodovia de água que é a hidrovia. E a outra é tratamento de esgoto, a mancha de esgoto estava lá em Barra Bonita, hoje ela retrocedeu e está lá em Salto.

O Gil dizia que há 20 anos atrás você chegava na beira do tietê tinha mal cheiro, 20 a 25 anos atrás, está melhorando muito e vai melhorar muito mais. Nós estamos fazendo hoje 160 estações de tratamento de esgoto no interior de São Paulo, vamos universalizar até o ano que vem o tratamento de esgoto e na região metropolitana até 2018. Já tem peixe aí no Tietê, é isso?

O que quê tem aí, tilápia?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Curimbatá, dourado, e aqui todo mundo gosta do peixe, não é isso? Do Santos futebol clube, o melhor.

Olha, a outra boa notícia é a seguinte, o sonho da família... Só antes dizer que nós liberamos aqui duas creches, uma já deve estar em obra, não é isso?

Duas creches para... Está terminado, uma está terminando e a outra vai começar. Duas creches para as mamães poderem ter onde deixarem seus filhos com segurança, alimentação, higiene, pessoas preparadas para cuidar da criança, primeiro mundo, o micro-ônibus vai chegar aqui novinho, uma van novinha também, você já assinou a coleta seletiva, o caminhão?

PREFEITO GIL: Quarta-feira.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Assinou quarta-feira, vai receber um caminhão de coleta seletiva de lixo novinho, e mais um caminhão basculante também novinho, 0km aqui para cidade.

Agora, além da casa o que quê é importante...

>> APLAUSOS.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Além da casa o que quê é importante pra família? É a gente ter saúde, não é isso? Que a gente só tem uma escada de valores correta quando a gente fica doente, quando a gente está com saúde, a gente briga por um monte de coisa que não é muito importante, fica muito preocupado, fica triste, com coisas que não são tão importante.

Quando fica doente aí que a gente vê aquilo que efetivamente tem valor. Então vindo pra cá eu passei em frente da UBS, da unidade básica de saúde, ela já está 50% mais ou menos, então para terminar, não pode ficar obra parada, tem que terminar e por para funcionar.

Quanto fica pra terminar a UBS lá? Não, 990 mil, nós vamos liberar 900 mil e você vai entrar com 90 mil, nós vamos terminar essa UBS para a população.

>> APLAUSOS.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Isso aí é uma boa, uma boa parceria, viu, 900 por 90. Tinha um médico em Pinda, na minha cidade natal, Pindamonhangaba, que diziam que o médico era muito mão fechada, né, isso há muitos anos atrás, uns 50 anos.

Aí o paciente foi ao médico, foi lá consultou e na hora de sair disse “Oh doutor, eu não tenho como pagá-lo, mas eu sou alfaiate, então se o senhor precisar que eu pregue um botão no seu paletó pode mandar lá pra mim que eu prego o botão”, aí tá bom, foi embora.

No outro dia o doutor mandou, pôs um botão dentro do envelope e mandou um bilhete pra ele “Pascoal, pregue um paletó nesse botão, né”. Mas, é nossa parceria aqui agora, né. Eu queria agradecer aqui ao deputado Caramez, o João Caramez é o deputado das águas, ele é um grande defensor do Tietê, grande e da hidrovia, precisamos valorizar hidrovia, o Brasil precisa de hidrovia, ferrovia, não é só asfalto não, vários modais de transporte.

Amanhã é o dia do rio Tietê, nós vamos fazer uma grande comemoração em São Paulo. Queria agradecer ao Osvaldo Vergínio, deputado também que nos ajuda muito na Assembleia Legislativa. Nós temo o slogan “é dos carecas que elas gostam mais”, né?

Mais ou menos, né? Cumprimentar aqui o Dr. Amaral. Dr. Amaral está fazendo hoje 35.800 casas, daqui nós estamos indo para Bofete

>> APLAUSOS.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Daqui nós estamos indo lá pra Bofete entregar mais 109, mais 109. Cumprimentar aqui o Ruy, nosso ex-prefeito que fez aqui um bom trabalho. Anhembi