Discurso - Melhor Viagem 20130508

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Discurso - Melhor Viagem

Local: Capital - Data:05/08/2013

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Mas olha, dizer da alegria de recebe-los, desejar...

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: O governador está recebendo os presentes...

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Mas olha, dizer da alegria de recebe-los! Vocês estão indo para Atibaia, que é uma belíssima estancia turística ou para o litoral, para boas cidades do litoral: Praia Grande, Itanhaém ou Caraguatatuba. Tenho certeza que vai ser uma semana muito gostosa! Quero cumprimentar o Cláudio Valverde, que é nosso secretário de Turismo, fazendo aí um ótimo trabalho, dando sequência ao trabalho do Márcio França; cumprimentar o Maurício Juvenal, que é o nosso coordenador; cumprimentar os prefeitos de Bofete, o Tourão.

>> APLAUSOS.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Prefeito de Pedranópolis, o Betinho.

>> APLAUSOS.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: De Divinolândia, o Ismar.

>> APLAUSOS.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: E de São José da Bela Vista, a Celinha.

>> APLAUSOS.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:Cumprimentar as Irmãs Galvão.

>> APLAUSOS.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Que encantam os brasileiros e as brasileiras de todas as gerações. Muito obrigado as Irmãs Galvão, parceiras do programa Melhor Viagem, pastor Lucas Nelly, diretor nacional do Sindicato dos Aposentados; secretários; monitores...

>> APLAUSOS.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: ...Nossa equipe, em especial vocês participantes do programa Melhor Viagem. O estado de São Paulo tem o tamanho da Argentina, nós temos 42 milhões de habitantes, é um país! E é importante a gente conhecer melhor o nosso estado, vocês são os embaixadores da amizade, levando a mensagem das suas cidades de origem e conhecendo melhor o nosso estado. Então São Paulo é um estado Amigo do Idoso, nós temos uma série de politicas públicas para a Melhor Idade. E uma outra boa notícia para vocês: Nós mandamos uma lei para a Assembleia Legislativa... Taquarivaí, saudar Taquarivaí!

>> APLAUSOS.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Nós mandamos uma lei para a Assembleia Legislativa estabelecendo - a gente espera aprovar em 15 dias, aprovada a lei já está valendo - que todo ônibus intermunicipal, todo ônibus intermunicipal vai ter que ter Passe Livre: dois assentos em cada ônibus para homens e mulheres acima de 60 anos de idade.

>> APLAUSOS.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Então, quem quiser ir visitar um parente; visitar um amigo; uma amiga; conhecer uma cidade; ir para uma cidade importante como Pindamonhangaba, que é a minha cidade; quiser ir pra praia; quiser ir para Campos do Jordão; quiser vir para São Paulo, não vai gastar nada. Todo ônibus intermunicipal que o estado que controla tem que ter dois assentos. Única exigência é fazer a reserva um dia antes, 24 horas antes, só isso. E na hora do embarque, mostrar o documento que tem mais de 60 anos de idade. Não tem carteirinha, não tem nada, só o documento de identidade. Proporcionar às pessoas conhecerem o estado de São Paulo, viajarem, fazerem turismo, se distraírem, estar com os amigos, os parentes e não terem nenhuma despesa. E da mesma forma que esse programa Melhor Viagem, a gente procura levar os idosos para o litoral ou para as estâncias turísticas, aproveitando as estruturas que já existem: pousadas, hotéis, colônias, enfim, O estado de São Paulo é um estado que tem estância de praia; temos estâncias de serra, muito bonitas; temos estâncias hidrominerais de águas; temos estâncias religiosas; temos estâncias históricas, então um trabalho bonito! Eu quero deixar um grande abraço da Lu, minha esposa, também para cada um de vocês e perguntar o seguinte: Quem é idoso? É acima de? Acima de quantos anos? Quanto? Idoso é quem tem pelo menos 10 anos a mais do que nós, vai sempre empurrando para a frente!

RISOS

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Para o meu filho, que tem vinte e poucos, quarentinha já é tiozinho. Quando ele chegar nos 40 aí idoso é a partir dos 50; Quando chegar nos 50 é a partir dos 60; Quando chegar nos 60, como eu, é a partir dos 70; Quando chegar nos 70 é a partir dos 80. E o Fernando Henrique Cardoso disse que a vida começa aos 82, então... Nós vivemos um outro mundo onde o avanço da Ciência, da Química, da Farmacologia, os avanços da Ciência nos proporcionaram viver mais e viver melhor. E um dos aspectos mais importantes que a Terceira Idade, que nós vamos ter em São Paulo, todos os municípios, os 645 municípios, os menores de 50 mil habitantes,Centro de Convivência do Idoso e os maiores, Centro Dia. E estamos instalando um em todas as grandes cidades do estado, que é o Centro de Referência do Idoso. O CRI aqui de São Miguel são oito andares. Tem desde odontologia, prótese, médico, neuro, cardiologia, exames, laboratório, manicure, pedicure, informática, internet... E o sétimo andar, que é o mais movimentado, que é o andar do baile, do salão de baile, esse é que esquenta! Aliás, o Papa falou que precisa unir a inquietude da juventude com a experiência e sabedoria dos mais velhos. Pois eu diria que os mais velhos tem uma inquietude enorme, porque o pessoal é agitado, é duro acompanhar o ritmo aí! Mas eu quero deixar um grande abraço para vocês! Eu fui certa vez a Goiás, fazer projeto Rondon, numa cidadezinha chamada Itauçu, fiquei 30 dias lá como estudante de medicina e aí fui num domingo visitar uma antiga capital de Goiás, Goiás velho, a vila boa de Goiás. Fui visitar Cora Coralina, a poetisa Cora Coralina. E ela tinha bem mais de 80 anos, e ela me falou: “Olha, guarde o seguinte: todos nós estamos matriculados na escola da vida, onde o professor é o tempo”. O tempo nos ensina. Todo dia nós estamos aprendendo alguma coisa, estamos caindo e levantando. Uma vez eu fui à missa do Monsenhor Jonas Abib e ele, na prédica, falou: “Pegue na mão de quem está do seu lado, diga a ele: 'Me desculpe, estamos em construção”'. Todos nós, não é? Estamos em construção, procurando todo dia melhorar. E quem vive mais, acumula mais experiência e por isso acumula mais sabedoria. E nós precisamos fazer com que esta boa sabedoria se irradie por todo o estado de São Paulo. E a gente fica muito feliz! E quero dizer ao Cláudio Valverde e ao deputado Márcio França que nós vamos colocar mais recurso para a gente poder ampliar...

>> APLAUSOS.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: ...Ampliar, ampliar esse bom programa. Para a gente poder, como bons brasileiros de São Paulo, conhecer melhor o nosso estado. Bom passeio e boa viagem a todos!

>> APLAUSOS.

Ver também[editar]

Programa Melhor Viagem

Links externos[editar]

Programa Melhor Viagem

Secretaria de Turismo